segunda-feira, 22 de março de 2021

2ª Segunda-Feira da Grande Quaresma





22 de Março de 2021 (CC) / 09 de Março (CE)
Santos 42 Mártires de Sebaste, na Armênia († 322)
Tom 8

 

Lembramos hoje o testemunho dos quarenta Mártires que deram tão grande testemunho de fé e coragem que Santo Éfrem disse a seu respeito: “Que desculpa poderemos apresentar ao tribunal de Deus, nós, que , livres de perseguição e torturas, deixamos de amar a Deus e trabalhar na salvação de nossas almas?”  
O martírio dos Santos 40 Mártires de Sebaste é uma rica lição de fé cristã, perseverança, sacrifício e amor. A história deste martírio tem início no século 4º, quando os cristãos ainda sofriam perseguição. Em 313 os Imperadores Constantino e Licinio, assinaram o Edito de Milão, que dava a liberdade às religiões para a manifestação pública.  
Próximo ao ano 320, as tropas romanas se estabeleceram na cidade de Sebaste, na Armênia. Entre seus soldados estavam 40 cristãos oriundos da Capadócia (atualmente Turquia). O general romano Agricola os obrigava a prestar culto aos ídolos, porém estes soldados se negavam. Foram então encarcerados e levados como prisioneiros a um lado da cidade de Sebaste. Era inverno e entardecia. Tiraram suas roupas e os puseram sobre o gelo que cobria o lago. O frio imobilizou suas articulações e começaram a se congelar. Na margem do lago havia uma pequena fogueira e só poderia ir até ela para se aquecer quem abjurasse sua fé em Cristo. Durante toda a noite os soldados cristãos suportaram com coragem o frio intenso, consolando-se mutuamente e glorificando a Deus com Salmos e hinos. Quando amanheceu, um dos soldados não suportou a tortura e apressou-se sair do lago, mas antes de chegar próximo à fogueira caiu morto. Logo em seguida, o carcereiro viu que sobre os mártires brilhava uma intensa luz. Agaio, o carcereiro, ficou tão impressionado com aquele milagre que professou sua fé em Cristo. Tirou suas roupas e foi juntar-se aos outros 39 cristãos que estavam dentro do lago congelado. Logo depois, chegaram outros torturadores e observaram que os soldados cristãos não tinham morrido; resolveram então quebrar as suas pernas com martelos e depois lhes atearam fogo.  
Os ossos carbonizados foram lançados em um rio. Três dias depois, o bispo de Sebaste ficou sabendo do ocorrido com os mártires através de uma visão e ordenou que juntassem os ossos dos soldados cristãos e os sepultou solenemente.  
De acordo com registros deste martírio, os nomes dos quarenta soldados eram: Viviano, Cândido, Leôncio, Cláudio, Nicolau, Lisiníaco, Teófilo, Quirão, Donulo, Dominicano, Eunóico, Sisínio, Heráclito, Alexandre, João, Anastásio, Valente, Heliano, Ecdício, Euvico, Acácio, Hélio, Teódulo, Cirilo, Flávio, Severiano, Valério, Cuidão, Prisco, Sacerdão, Etíquio, Êutiques, Esmaragdo, Filotiman, Aécio, Xantete, Angias, Hesíquio, Caio e Gorgônio..  A memória dos 40 mártires de Sebaste  é celebrada solenemente, mesmo que revestida de simplicidade por cair no tempo da Quaresma. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 4:2-6; 5:1-7

2 Naquele dia, Deus resplandecerá gloriosamente no conselho, sobre a terra, para exaltar e glorificar ao restante de Israel.
3 E será que o restante que for deixado em Sião, e aquele que for ficar em Jerusalém, todos os que são destinados para a vida em Jerusalém, serão chamados de santos;
4 porque o Senhor lavará a imundícia dos filhos e das filhas de Sião, e irá alimpar o sangue do meio deles com o Espírito de justiça e com o Espírito de ardor.
5 Ele virá, e será que com respeito à cada local do Monte Sião, sim, por toda a sua circunvizinhança, uma nuvem o encobrirá de sombra durante o dia, e haverá como se fosse uma fumaça e luz de fogo queimando durante a noite. Sobre toda a glória estará um dossel,
6 o qual será para uma sombra contra o calor e como um abrigo e esconderijo contra as intempéries do tempo e da chuva.
1 Agora, cantarei ao meu amado um cântico do meu amado a respeito da minha vinha. O meu amado possuía uma vinha numa colina alta, em um lugar fértil.
2 Fiz eu uma sebe em volta dela, cavei-lhe uma vala e plantei nela uma videira seleta; construí uma torre no seu meio, e escavei nela um lugar para o lagar. Então, esperei que ela me produzisse uvas; porém, produziu espinhos.
3 E agora, ó moradores de Jerusalém e todos os homens de Judá, julgai entre mim e a minha vinha.
4 O que devo fazer mais para a minha vinha, que eu não lhe tenha feito? Considerando que eu esperava que me produzisse uvas; porém, produziu-me espinhos.
5 Portanto, dir-lhes-ei o que farei à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será por despojo; derrubarei os seus muros, e ela será deixada para ser pisada.
6 Abandonarei a minha vinha: não será podada nem escavada, e crescerão espinhos sobre ela, como numa terra estéril. E às nuvens darei ordem para que não derramem chuva sobre ela.
7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá a sua planta amada. Eu esperava que exercesse juizo, porém, produziu a iniquidade; não a justiça, mas um clamor.
† O Espírito de Juízo e o Espírito de Ardor: Deus enviará um dilúvio de aflição ao povo para o lavar; e o Espírito de Ardor, será como um fogo purificador para os purificar de sua culpa. Estas duas imagens de água e fogo também prefiguram a lavagem da regeneração no batismo (Mateus 3:11).

VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

21 O Senhor Deus fez para Adão e para a sua mulher túnicas de pele, vestindo-os.
22 E disse Deus: Eis que Adão tornou-se como um de nós, no que diz respeito a conhecer o bem e o mal. Agora, pois, que ele não estenda a sua mão e tome, também, da árvore da Vida, e coma; e, por causa disso, viva para sempre.
23 Então, o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das Delícias, a fim de cultivar o solo do qual fora tirado.
24 Deus expulsou Adão, levando-o a morar defronte ao paraíso das Delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da árvore da Vida.
1 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu, dando à luz a Caim; e disse: Ganhei um homem, através de Deus.
2 Ela gerou também ao seu irmão, Abel. Abel tornou-se um pastor de ovelhas; Caim, no entanto, tornou-se um lavrador da terra.
3 E aconteceu, depois de algum tempo, que Caim trouxe, do fruto da terra, um sacrifício ao Senhor.
4 Também Abel trouxe o seu sacrifício, dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e os seus presentes,
5 mas a Caim e aos seus sacrifícios ele não considerou. Então, Caim ficou muito triste, descaindo-lhe o semblante.
6 E o Senhor Deus disse a Caim: Por que ficaste tão triste, e por que descaiu o teu semblante?
7 Porventura não pecas, se o trazes de forma justa, todavia não o divides justamente? Aquieta-te, pois para ti será a sua submissão, e tu o governarás.

Provérbios 3:34-4:22

34 O Senhor resiste aos soberbos; porém, dá graça aos humildes.
35 Os sábios herdarão a glória; os ímpios, entretanto, têm exaltado a sua própria desonra.
1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento;
2 pois vos darei um bom presente. Nunca abandoneis a minha lei.
3 Pois também eu era um filho obediente ao meu pai, e amado aos olhos de minha mãe,
4 que falava e me instruía, dizendo: Que o nosso discurso seja fixado em teu coração; mantém os nossos mandamentos, não os esqueças,
5 e não negligencies o discurso da minha boca.
6 Jamais o abandones, e unir-se-á a ti; ama-o, e te guardará.
7, 8 Segura-o, e ele te exaltará; honra-o, para que possa abraçar-te,
9 a fim de que possa dar, para a tua cabeça, um diadema de graças, cobrindo-te com uma coroa de alegria.
10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e os anos da tua vida serão aumentados, para que os seus recursos sejam abundantes.
11 Porque eu te ensinarei os caminhos da sabedoria, fazendo-te andar em veredas retas.
12 Pois quando andares os teus passos não serão embaraçados; e, se correres, não serás impedido.
13 Toma posse da minha instrução; não permitas que se afaste de ti, porém guarda-a contigo por toda a tua vida.
14 Não sigas as veredas dos ímpios nem cobices os caminhos dos transgressores.
15 Em qualquer lugar no qual eles armarem a sua tenda não vás para lá; contudo, desvia-te deles, passando adiante.
16 Pois não conseguem dormir a menos que façam o mal; o seu sono é levado embora, e eles não descansam.
17 Porque estes alimentam as suas vidas com o pão da impiedade, e estão embriagados pelo vinho da transgressão.
18 Mas os caminhos dos justos resplandecem como a luz; avançam e brilham, até o dia totalmente vir.
19 Os caminhos do ímpio, no entanto, são escuros; eles nem sabem em que tropeçam.
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aplica os teus ouvidos à elas,
21 a fim de que as tuas fontes não te faltem. Guarda-as no teu coração,
22 porquanto são vida para os que as acham e saúde para todo o seu corpo.

† † †
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário