domingo, 7 de março de 2021

Domingo do Juízo Final


07 de Março de 2021 (CC) / 22 de Fevereiro (CE)
Descoberta das Santas Relíquias dos Santos Mártires de Eugênius, em Constantinopla; Maurício e 70 soldados com ele; Fotinos, Teodoro, Felipe e outros; 
Monges Talásios, Límios e Baradatus, na Síria; 
Atanásio, o Confessor; Antusa, a Mártir e seus 12 servos.
Tom 6



Durante as perseguições contra os cristãos as relíquias dos santos mártires eram normalmente enterradas pelos fiéis em lugares escondidos. Então, em Constantinopla, perto dos portões e da torre no bairro Eugênius, foram encontrados os corpos de vários mártires. Seus nomes permanecem desconhecidos pela Igreja. Quando milagres de cura começaram a ocorrer neste local, as relíquias dos santos foram descobertas e transferidas para uma igreja com grande honra. Foi revelado a um clérigo piedoso, Nicholas Kalligraphia, que entre as relíquias descobertas em Eugênius estavam as relíquias do Santo Apóstolo Andrônico, dos Setenta, e sua ajudante Júnia (17 de maio), a quem o apóstolo Paulo menciona na Epístola aos Romanos (Rm 16: 7). No século XII, uma grande igreja foi construída no local onde foram descobertas as relíquias dos santos mártires. Este trabalho foi realizado pelo imperador Andrônico (1183-1185), cujo patrono era o Santo Apóstolo Andrônico. 
Comemoração de Santo Atanásio, o Confessor 
Santo Atanásio nasceu em Constantinopla de pais muito piedosos e ricos. Desde jovem se distinguia por sua humildade e compaixão, decidindo mais tarde tornar-se monge no monastério Pavlopetros, em Nicomédia. 
Sua notoriedade foi tanta que chegou ao conhecimento dos reis. Era dirigido espiritualmente por São Teodoro, o estudita e São João, abade do monastério dos Puros. Com eles cultivava a devoção aos santos ícones e, por causa disso, foi acusado e sofreu torturas na época do governo de Leôncio, o iconoclasta. Por permanecer firme em sua fé ortodoxa, morreu martirizado, entregando sua alma nos braços de Nosso senhor Jesus Cristo.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


MATINAS (VI)

Lucas 24:36-53

E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, de pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas / lá embaixo com uma mão sustentadora de vida, / Cristo nosso Deus, o Doador de vida / decidiu conceder a Ressurreição a essa nossa massa mortal. / Pois Ele é o Salvador de todos, //a Ressurreição, a vida e o Deus do mundo todo.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kondákion do Domingo do Juízo Final Tom I
Quando Tu vieres à terra com glória, ó Deus, / e todas as coisas tremerem, / então um rio de fogo fluirá diante do Teu Juizado, / e os livros serão abertos, e as coisas ocultas tornadas públicas. / Livra-me do fogo inextinguível / e concede-me que fique à tua mão direita, // ó justo juiz.

Prokímenon

Salva, Senhor, o Teu povo, / e abençoa a Tua herança. (Sl. 27:9)

 A Ti, ó Senhor, tenho clamado. Meu Deus, não permaneças em silêncio para comigo! (Sl. 27: 1)

1 Coríntios 8:8-9:2

8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo. 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? 2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 

Aleluia


Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor Onipotente. (Sl 90:1)
   
Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus no qual confio inteiramente. (Sl 90:2)

Mateus 25:31-46

31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?  39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

† † †

COMENTÁRIO

A leitura do Evangelho designado para o Domingo da Abstinência de Carne vem do Evangelho de São Mateus e diz respeito ao Juízo Final. Cristo nos fala a respeito de como será o julgamento quando Ele voltar. Em vez de destacar que a assembleia dos justos será composta por aqueles que simplesmente "creram" em Deus e levaram uma vida confortável, ou mesmo aqueles que vão à igreja todos os domingos, Cristo nos diz que não é apenas a nossa fé, mas também as nossas ações que irá determinar o nosso destino final. Jesus está mais preocupado com a forma como agimos para com aqueles ao nosso redor, e em particular, para com os menos afortunados.

Uma das coisas importantes que Cristo nos ensina através da Sua mensagem é que tudo o que fazemos para o próximo, fazemos o mesmo a Cristo também. E isso traz à tona o fato importante de que o verdadeiro cristão é aquele que vê Cristo em todos. Todos são criados à imagem e semelhança de Deus; somos todos (ou pelo menos nos esforçamos para ser) ícones vivos de Cristo. E é quando reconhecemos que a imagem de Cristo está em todos (incluindo os nossos 'inimigos') que damos mais um passo rumo às mansões do Pai que foram preparadas para nós.

A próxima vez que você se propuser a destruir a reputação de alguém, quebrar o coração de alguém, mostrar indiferença e até a ignorância em relação a uma pessoa, ou maliciosamente fofocar sobre alguém, lembre-se que Cristo diz que você está fazendo isto com Ele também. E o que você faz de errado para com o próximo vai contar contra você quando o Justo Juiz retornar. Nós, cristãos, às vezes somos críticos para com os outros (tanto dentro como fora da Igreja), e ainda não paramos para pensar que isso vai refletir sobre o próprio Cristo. Usurpamos o lugar do Juiz e com isto julgamos o Salvador. Nós realmente precisamos ver esse ícone de Cristo em todos, não importa quem sejam eles.

Precisamos agir como cristãos, o que implica em derramar o coração e os recursos para os menos afortunados em torno de nós. A Grande e Santa Quaresma é um tempo para o arrependimento, mudança e renovação em nossas vidas. É também um tempo para avaliar o que temos feito em termos de cuidar de nosso vizinho. Use esse tempo que leva até a Santa Páscoa para fazer algo sobre o agir como um Cristão Ortodoxo, ao invés de meramente pensar como um.

Santo Mosteiro Axion

 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário