sábado, 13 de março de 2021

3º Sábado do Triódion

12 de Março de 2021 (CC) / 28 de Fevereiro (CE)
São Basílio, Monge e Confessor; Veneráveis Santas Marina e Kira († 450?)
São Protério, Patriarca de Alexandria († 457)
Tom 6


O Monge Basílio, o Confessor, padeceu durante o reinado do Imperador iconoclasta Leo, o Isauriano (717-741). Quando a perseguição começou contra aqueles que veneravam os Ícones Sagrados, São Basílio, juntamente com seu colega, o Monge Prokopios (Com. 27 de fevereiro) foi submetido a torturas e trancado na prisão. Aqui ambos os mártires viveram debilitados por muito tempo, até a morte do ímpio Imperador. 
Quando os santos confessores Basílio e Prokopios foram libertados juntamente com outros veneradores dos Santos Ícones, eles continuaram com seus esforços monásticos, instruindo muitos na Fé Ortodoxa e na vida virtuosa. O Monge Basílio morreu pacificamente no ano 750. 
Santa Marina e Santa Kira eram irmãs e viveram durante o século V, na cidade de Beira, na Síria.Desprezando sua origem nobre, elas se retiraram da cidade e se instalaram em uma caverna passando a viver monasticamente. Lá viveramde modo irreparável por cerca de 40 anos, no silêncio, jejum e oração. Usavam por baixo de suas vestes de monjas, pesadas correntes de ascetas, intensificando. Apenas uma vez deixaram o confinamento para ir visitar o Santo Sepulcro de nosso Senhor, em Jerusalém. Morreram pacificamente em torno do ano 450, deixando para a posteridade um santo testemunho de vida cristã.

São Protério, Patriarca de Alexandria († 457) 
Dióscoro, um homem sem princípios, sucessor de São Cirilo no Patriarcado de Alexandria. Patrocinou a heresia de Eutíquio e propagou os seus erros. São Protério foi ordenado sacerdote por São Cirilo. Dióscoro, que conhecia a grande estima que o povo tinha por Protério, objetivando ganhar seu apoio, o nomeou arcipreste e lhe confiou o cuidado de sua  Igreja; mas, Protério se opôs a  Dióscoro, quando este começou a apoiar abertamente os hereges. 
O Concílio de Calcedônia condenou Dióscoro, que apoiava a heresia monofisita, e o depôs em 451. Protério foi eleito para sucedê-lo. A cidade de Alexandria, tomada de tumultos e muita violência, ficou dividida em dois partidos: o de Protério e o que pedia o retorno de Dióscoro. Timoteo Eluro e Pedro Mongo, dois sacerdotes que defendiam a facção cismática, causaram tanta confusão durante o governo de Protério, que o santo viveu este período em permanente ameaça, apesar da decisão do Concílio de Calcedônia e das ordens do Imperador. 
Com a morte de Dióscoro, Eluro conseguiu ser consagrado e eleito para a sede episcopal e seu partido o proclamou legítimo bispo de Alexandria. As tropas do Imperador retiraram Eluro da diocese. Isto provocou a irritação nos eutiquianos a ponto de São Protério ter de refugiar-se no batistério da Igreja de São Quirino para se livrar de suas ameaças. Mas os hereges não respeitaram este direito de asilo, r durante a Semana Santa do ano 457, entrando na igreja, o mataram com seus punhais. Não satisfeitos com isso, arrastaram seu corpo pelas ruas, esquartejaram e queimaram seus restos, espalhando depois suas cinzas. Os bispos da Trácia, em uma carta que escreveram pouco depois para o Imperador, declararam que consideravam Protério um mártir e que confiavam  em sua valiosa intercessão diante do Senhor.

 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Romanos 14:19-23, 16:25-27

Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado... Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

Gálatas 5:22-6:2 (Comemoração dos Falecidos)

Mateus 6:1-13

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Mateus 11:27-30 (Comemoração dos Falecidos)


COMENTÁRIO

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências" (Gl. 5:24). Hoje em dia, essa ordem das coisas tem sido pervertida: as pessoas crucificam a carne, mas não em conjunto com as suas paixões e concupiscência. Sim, por meio de suas paixões e concupiscências. Atualmente as pessoas torturam seus corpos com excessos: embriaguez, atos lascivos, dança e folia! O mais insensível dos criadores não torturariam seus animais preguiçoso desta forma. Se tivéssemos de dar liberdade à razão de nossa carne, a sua primeira fala seria contra sua dona: a alma. Ela diria que a alma ilegalmente interferiu nos assuntos da carne, trouxe paixões estranhas a ela, e a torturava por meio da satisfação dessas paixões na carne. As necessidades do nosso corpo são essencialmente simples e sem paixão. Olhe para os animais: eles não comem demais, eles não dormem em excesso, e tendo satisfeito as suas necessidades carnais no momento dado, mantém a calma durante todo o ano. Apenas a alma, que se esquece das suas melhores inclinações, tem desenvolvido - por sua intemperança - a partir das necessidades básicas do corpo, uma infinidade de inclinações não naturais, que não são naturais para o corpo também. É necessário crucificar a carne de toda forma possível, a fim de reduzir as paixões carnais  da alma, que esta última tem enxertadas em si. Isto pode ser feito apenas no sentido inverso, isto é, não lhe dando o suficiente do que é necessário, ou apenas satisfazendo as suas necessidades em um grau muito menor do que exige a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário