terça-feira, 23 de março de 2021

2ª Terça-Feira da Grande Quaresma


23 de Março de 2021 (CC) / 10 de Março (CE)
São Quadratus de Coríntio e companheiros, mártires († 258)
Tom 8



Os pais de São Quadratus eram cristãos gregos e viviam na cidade de Corinto. Ambos morreram quando o menino era ainda bem pequeno. Quadratus nasceu no deserto, para onde sua mãe havia fugido para escapar da perseguição de Décio. Ali sua mãe morreu e Quadratus cresceu sendo alimentado por uma cerva. As roupas que vestia, quando sua mãe ainda era viva, cresceram com ele. Quadratus retornou mais tarde para a cidade e estudou medicina, atraindo muitos discípulos que viviam como anacoretas.  Sob os imperadores Décio e Valeriano, e Jason, prefeito da Grécia, recebeu a ordem de executar os cruéis editos de perseguição aos cristãos. 
Quadrados foi ao encontro de Jason que tentou antes persuadi-lo de seu dever de oferecer sacrifícios aos deuses para escapar às punições. Este servo de Deus, que participava da reunião com cinco de seus discípulos, respondeu que ele preferia a salvação eterna à vida temporal. Em vez de se defender, fez um resumo da Bíblia, desde a criação até a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jason reagiu com desdém rejeitando a idéia de que Deus pudesse ter-se feito homem e sofrido por nós. Depois de tentar convencer Quadratus  percebendo então que nada parecia funcionar, ordenou que fosse açoitado. Em seguida, tentou convencer Cipriano, que era ainda um menino, dizendo que ele era muito jovem ainda, mas Quadratus gritava exortando a seus companheiros a permanecerem firmes em sua fé cristã. Todos foram submetidos a terríveis torturas e, finalmente lançados às feras, mas estas não lhes fizeram mal algum.  Então foram levados para fora da cidade e decapitados. Isto aconteceu no ano 258 dC. Os nomes dos outros mártires eram: Dionísio, Anecto, Paulo e Crescêncio.

 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA


Isaías 5:7-16

7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá a sua planta amada. Eu esperava que exercesse juizo, porém, produziu a iniquidade; não a justiça, mas um clamor.
8 Ai dos que ajuntam casa à casa, e adicionam um campo a outro campo, a fim de que possam tirar algo de seu vizinho! Haveis de habitar sozinhos sobre a terra?
9 Estas coisas têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos; portanto, embora inumeráveis casas devam ser construídas, estas muitas casas agradáveis ficarão desertas, não havendo moradores nelas.
10 Porque onde dez juntas de bois ararem a terra ela produzirá tão somente um frasco cheio, e aquele que semeia seis ômeres deverá produzir apenas três medidas.
11 Ai dos que se levantam pela manhã e já vão procurar bebida forte, permanecendo nela até a noite, para que o vinho os inflame!
12 Pois bebem o seu vinho com harpa e saltério, tambores e flautas, porém não atentam para os feitos do Senhor, e nem consideram as obras de suas mãos.
13 O meu povo tem sido levado cativo, porque eles não conhecem ao Senhor; e tem havido um grande número de cadáveres, por causa da fome e da sede de água.
14 Portanto, o Inferno aumentou, sem cessar, o seu apetite e abriu a sua boca, e os seus homens gloriosos e grandes, os seus ricos e os seus homens ruins deverão descer para ele.
15 O homem comum será humilhado, o grande homem será desonrado e os olhos altivos serão abatidos.
16 Contudo o Senhor dos exércitos será exaltado em juízo, e o Deus santíssimo glorificado em justiça.

VÉSPERAS

Gênesis 4:8-15

8 Entretanto, Caim disse a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. E aconteceu, quando eles estavam no campo, que se levantou Caim contra seu irmão Abel, e o matou.
9 E o Senhor Deus perguntou a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele replicou: Não sei! Serei eu o guardador de meu irmão?
10 Mas Deus disse: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama para mim, da terra.
11 Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão, da tua própria mão.
12 Quando a lavrares, ela não deverá persistir a entregar-te a sua força; e estarás gemendo e tremendo sobre a terra.
13 Então, Caim disse ao Senhor Deus: Grande é o meu crime, para que seja perdoado!
14 Se me lanças, neste dia, da face da terra, e se ficarei escondido da tua presença, estando a gemer e a tremer sobre a terra, virá a acontecer, então, que qualquer que me encontrar, matar-me-á.
15 Mas o Senhor Deus disse-lhe: Não será assim. Qualquer que matar a Caim sofrerá vingança sete vezes maior. E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim, a fim de que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo.

Provérbios 5:1-15

1 Filho meu, atenta para a minha sabedoria, e aplica o teu ouvido às minhas palavras,
2 para que possas guardar o bom entendimento, e o justo juízo de meus lábios te dê a instrução.
3 Porquanto o mel pinga dos lábios da prostituta, o qual, por um tempo, agrada ao teu paladar;
4 porém, depois, tu o acharás mais amargo do o que fel, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes.
5 Os pés da loucura conduzem aqueles que lidam com ela para a sepultura, com a morte, e os seus passos não são firmes;
6 pois ela não anda nos caminhos da vida. São eles, porém, escorregadios e não facilmente reconhecidos.
7 Agora, pois, filho meu, ouve-me, e não deixes que as minhas palavras caiam no vazio.
8 Remove o teu caminho para longe dela, e não te aproximes das portas de sua casa,
9 para que não dês a tua vida a outros, e os teus bens para o impiedoso;
10 para que os estranhos não se saciem com a tua força, e vá o fruto do teu trabalho para as suas casas,
11 e te arrependas, por fim, quando a carne do teu corpo for consumida;
12 e dirás: Como detestei a instrução, e o meu coração evitou reprovações!
13 Não ouvi a voz daquele que me instruía e ensinava, nem inclinei para ela os meus ouvidos;
14 encontrava-me quase que em todo o mal no meio da congregação e da assembléia!
15 Bebe a água dos teus próprios vasos e dos poços que te pertencem.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário