domingo, 21 de novembro de 2021

22º Domingo Depois de Pentecoste

 
21 de Novembro de 2021 (CC) / 08 de Novembro (CE)
Ss. Arquistrategos Miguel e Gabriel, arcanjos e todos os incorpóreos celestes, 
os Arcanjos: Rafael, Uriel, Selaphiel, Jehudiel, Baraquiel e Jeremiel.
Tom 5


A Celebração da Synaxe do Chefe das Hostes Celestes, Miguel e das demais milícias celestes dos Seres Incorpóreos, foi estabelecida no início do século IV por ocasião do Concílio de Laodiceia (local), ocorrido muitos anos antes do Primeiro Concílio Ecumênico (325 d.C). O Concilio de Laodiceia, através do seu Canon 35, rejeitou e condenou como herética a prática e a crença de adorar os anjos como criadores e governantes do mundo, e definiu a maneira correta de venerá-los.

A Festa foi criada em novembro (nono mês a partir de março, em conformidade aos 9 graus da Hierarquia Angélica). Março era o mês que na antiguidade se comemorava o início do ano novo. O Concílio também elegeu o oitavo dia do mês de novembro como o dia no qual devem ser comemoradas todas as Hostes Celestes conjuntamente com a lembrança do Dia do Juízo Final, ao qual os Santos Pais também chamam de "Oitavo Dia", - uma vez que após a era em que os sete dias [da Criação] tenham transcorrido virá o "Oitavo Dia", o dia que não conhece ocaso, no qual virá o Filho do Homem na sua glória e todos os Santos Anjos, juntamente com Ele" (Mt. 25: 31). 
As fileiras angelicais são divididas em três hierarquias: Alta, Média e Menor.

Na mais alta hierarquia estão incluídos os três graus: Serafins, Querubins e Tronos. 
1. Os Serafins (Seraphimy = flamejante, ardente), entre todos, são os que servem mais próximos à Santíssima Trindade, e são descritos pelo Profeta Isaías como sendo possuidores de seis asas (Is. 6:12). Eles ardem em amor por Deus e impelem os demais a este amor.  
2. Querubins. Depois dos Serafins estão diante do Senhor os Querubins. O termo “Cheruvimy” (Gen. 3:24) significa "derramamento de iluminação", "sabedoria", pois através deles (dos Querubins), irradiam-se a luz do conhecimento divino e da compreensão dos mistérios de Deus, por eles são enviadas a sabedoria e o esclarecimento para o conhecimento da Divina Verdade. 
3. Tronos. Depois dos Querubins, estão os Tronos (“Thronoi” – Col. 1:16), os quais são agraciados com a misteriosa e incompressível função de defender Deus. Eles servem à causa da retidão e da justiça Divina. 
A Média Hierarquia Angélica também consiste em três graus: Dominações, Poderes e Soberanias. 
1. As Dominações “Kiriotêtes” (Col. 1: 16), exerecem o domínio sobre as sucessivas fileiras dos Anjos. Eles instruem as autoridades terrenas, estabelecida a partir de Deus, ao sábio governo. Os Domínios, via de regra, influenciam os milagres ajudam a vencer os impulsos pecaminosos, subordinado a carne ao espírito, e fortalece a vontade de vencer a tentação.  
2. Poderes “Dunameon” (1 Ped 3: 22). Cumprem a vontade de Deus. Eles operam milagres e transmitem esta graça aos santos agradáveis a Deus, aos quais também concede a perspicácia. Os Poderes assistem o povo na obediência, inspira-lhes a paciência, e nos concedem força e coragem espiritual.  
3. Autoridades “Eksoussion” (1 Ped 3:. 22, Col. 1: 16), têm autoridade para dominar o poder do diabo. Eles repelem tentações demoníacas às pessoas, defendem ascetas e guarda-os, também ajudando as pessoas em seus combates contra as astúcias do Maligno. 
Na Hierarquia Menor estão incluídos os três graus: Principados, Arcanjos e Anjos. 
1. Principados (Col. 1, 16), têm o comando sobre os anjos inferiores, instruindo-os no cumprimento dos mandamentos divinos que lhes são confiados para dirigir o universo, e na proteção às terras, povos e nações. Os Principados instruem o povo a prestar homenagem a quem se deve honrar. Também ensinam ao que têm autoridade a cumprirem suas obrigações, não por glória e lucro pessoal, mas por respeito a Deus e benefício ao próximo. 
2. Arcanjos (1 Tessalonicenses 4:. 16), anunciam o Altíssimo, revelam os mistérios da fé, profecias e concedem compreensão da vontade de Deus; eles aprofundam nossa fé, iluminando nossas mentes com a luz do Santo Evangelho. 
3. Anjos (1 Ped 3: 22), são os que têm contatos mais próximos com os seres humanos. Eles proclamam a intenção de Deus, orientando as pessoas para a vida virtuosa e santa. Eles protegem os crentes, ajudando-os a se livrarem da queda, e a levantar, uma vez que tenham caído. Nunca nos abandonam e sempre estão preparados a nos ajudar, se assim o desejarmos. 
Todas as Hierarquias das Hostes Celestes têm em comum o nome de Anjos em virtude de seu serviço. O Senhor revela Sua vontade para o mais alto dos anjos, e eles por sua vez informará os outros.
* Saiba mais sobre o ensino Ortodoxo acerca dos anjos acessando o Observatório Ortodoxo

Afresco representando Cristo cercado pelas Hostes dos Anjos, os quais, curiosamente, são representados unidos aos corpos celestes que compõem as constelações. A inscrição à volta de Cristo é o trecho do Salmo 148, cantado durante o serviço das Matinas (Orthros): 
"Que tudo o que respira louve o Senhor, Louvado seja o Senhor dos céus, louvai-o nas alturas, É apropriado cantar um hino a Ti, ó Deus, louvai-o, todos os seus anjos;... Louvá-io, todas as suas hostes . A Ti, ó Deus, convém cantar hinos”. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (XI)

João 21:15-25

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Fiéis, cantemos e adoremos o Verbo / Co-eterno ao Pai e ao Espírito Santo, / nascido para nossa salvação, da sempre Virgem Maria, / pois Ele aceitou livremente / sofrer a morte na Cruz / para dar a vida a todos os mortos //, pela Sua gloriosa Ressurreição.

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Ó Santo Apóstolo Mateus, interceda por nós / junto ao Bondoso Deus: / Que Ele nos conceda o perdão / e às nossas almas salvação.

Tropárion dos Anjos, Tom 4
Supremos Chefes das Hostes Celestiais, / indignos como somos, nós vos suplicamos / que por vossas orações nos envolvais / com a proteção das asas de vossa glória imaterial / e guardando-nos de tropeçarmos atentai para nossa ardente súplica: // livrai-nos dos perigos, pois sois os comandantes dos Poderes Celestes.

Kondákion da Ressurreição
Tu, ó meu Salvador, desceste ao Inferno, / e despedaçaste os portões, como Todo-Poderoso, / e como Сriador, ressuscitaste os mortos, / e destruíste, ó Cristo, o aguilhão da morte, / e libertou Adão da maldição, ó Tu Que amas a humanidade. / Por isso, nós todos clamamos: // Salva- nos, ó Senhor.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo....

Kondákion, Tom 2
Chefes Supremos de Deus e Ministros da Glória Divina, / Guias dos homens e Líderes das Hostes Incorpóreas, / Rogai por bens e grande misericórdia para conosco, // visto que sois os Arqui-comandantes das Hostes Incorpóreas .

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hino à Vigem
Ó admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador, / não desprezes as súplicas de nós, pecadores, / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe Bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, / tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon

Tu nos guardas, Senhor,
E nos livras da vingança eterna. (Sl. 11:8)

Salva-nos, Senhor, pois não há mais santos. (Sl. 11:1)

Gálatas 6:11-18

Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Eu cantarei eternamente as Tuas misericórdias, Senhor;
anunciarei a Tua verdade de geração em geração.

Pois disseste: «A misericórdia elevar-se-á como um edifício eterno
e nos céus a Tua verdade será solidamente estabelecida».

Lucas 8:41-56

E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão. E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que estava morta. Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.

HOMILIA

A Lei estigmatizava a mulher na qual houvesse fluxo de sangue desordenado, classificando-a como “imunda” (Lv. 15:25) e condenava também à imundície todo objeto que fosse tocado por ela: a cama onde dormia, a cadeira onde se sentava, etc; mas, não somente os objetos, também qualquer pessoa que os tocasse se tornaria imunda (Lv. 15:26) Assim, uma mulher que padecia de um mal hemorrágico sofria quase que o mesmo ostracismo dos leprosos: a diferença entre um e outro é que a hemorrágica podia disfarçar temporariamente o seu mal.

A mulher se aproveitou da multidão para se acobertar e tocar em Cristo sem que Este pudesse notar. Mas Jesus a surpreende: “Quem me tocou?”, pergunta o Mestre, distinguindo o seu toque do aperto que sofria da multidão. Ele distinguiu o toque porque sentira do Seu corpo sair poder. Quando aquilo que era “imundo” tocara O que É Santo, o Santo não se tornara imundo – como prescrevia a Lei – antes, o Santo purificou o que é imundo. No entanto, muitos corpos pecadores tocavam e até comprimiam o Corpo Santo, mas nenhum desses atraiu para si a Virtude do Santo. Só o desta mulher – que pela Lei era mais indigna do que os demais – alcançou tal graça. O que tinha este toque de distinto dos demais?

Se o corpo do Santo comunicara virtude à mulher imunda, é porque o toque da imunda comunicava ao Santo a fé que habitava no corpo imundo. E a fé é o único instrumento que atrai a Graça (Ef. 2:9). Esta fé que se apresenta quando todos os pilares da existência desmoronam. A mulher gastara todo seu dinheiro com o seu tratamento, sem obter resultado; sua dignidade e honra estavam dilaceradas pelo estigma social que a doença provocara. O tempo da enfermidade (12 anos) lhe torturara o suficiente para destruir todas as certezas ilusórias da sua vida. Algo no seu íntimo a fazia intuir que Aquele homem da Galileia era Depositário da graça que ela necessitava.

Mas Ele era um Rabi, um Homem Santo, que certamente a condenaria, visto que esta era a sentença da Lei. Por isto a estratégia de se dissimular por entre a multidão.

Sua estratégia dera certo. Ela estava curada. Uma alegria lhe toma o ser. Mas, parece que sua alegria teria duração curta. O Rabi interrompe sua caminhada e pergunta: “Quem me tocou?” Olhando em seguida para ela.

Pronto, agora fora descoberta. Seria humilhada e condenada. A cena do Éden parece se repetir. Eva tem que sair detrás da árvore e se apresentar nua perante o Seu Criador e Juiz. O que iria surpreender a mulher é que no roteiro do drama do Éden, o ato agora em cena, não era mais o da sentença de Eva, mas o da promessa: pois Quem aparece no palco do mundo é O Descendente nascido da semente da mulher que iria pisar a cabeça da serpente (e por esta ser ferido).

Podemos aqui fazer um aparte para que reflitamos na Graça que habitou na Mãe de Deus. Quando o Verbo foi Gerado em seu ventre para receber dela a sua carne, Ele teve seu Ser tocado pelos genes impuros de Eva que habitavam na Virgem, e assim como a mulher hemorrágica não pudera contaminar o Santo, antes recebendo dele a purificação da sua doença, assim também a Santa Virgem teve todo seu corpo purificado por Aquele que tudo plenifica.

Desprovida de seus disfarces, tiradas as máscaras do anonimato, desfeita a estratégia da dissimulação, a mulher se apresenta perante o Santo de Deus. Ela está prostrada perante o Santo e direciona o olhar do medo para o chão, porém os seus ouvidos não demoram a ouvir palavras de ternura:

“Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal”.

Pe. Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO

Jesus dulcíssimo, glória dos apóstolos; meu Jesus, alegria dos mártires; Senhor onipotente, Jesus, meu Salvador, Jesus belíssimo, salva-me a mim que recorro a Ti. Salvador Jesus, tem piedade de mim, pela intercessão daquela que te trouxe ao mundo, e de todos, ó Jesus, os teus santos, e de todos os profetas; meu Salvador Jesus, torna-me também digno das delícias do paraíso, ó Jesus amigo dos homens.

Jesus dulcíssimo, orgulho dos monges; Jesus longânime, alimento e beleza dos ascetas, Jesus, salva-me; Jesus meu Salvador, Jesus meu boníssimo, arranca-me da mão do dragão, Salvador Jesus, e livra-me de seus laços, Salvador Jesus; e libertando-me do abismo, ó meu Salvador Jesus, faze-me sentar à tua direita com as outras ovelhas.

Senhor, Cristo Deus, que com a tua paixão curaste as minhas paixões e com as tuas feridas medicaste as minhas chagas, dá-me a mim, mísero pecador, lágrimas de compunção. Perfuma o meu corpo com a fragrância do teu corpo vivificante e oferece a doce bebida do teu precioso sangue para refazer-me da amargura com que o inimigo deu de beber à minha alma.

Ergue a Ti a minha mente atraída pelas baixezas terrenas e levanta-me do abismo da perdição. Ofusquei a minha mente com afeições terrenas e não consigo erguer os olhos para Ti; nem aquecer com lágrimas o meu amor por Ti.

Mas tu, Mestre, meu Senhor Jesus Cristo, tesouro de todos os bens, concede-me contrição perfeita e ardente desejo de lançar-me à tua procura. Dá-me a tua graça e renova em mim as feições da tua imagem. Eu te abandonei, não me pagues com o abandono. Vem em busca de mim, reconduze-me ao teu redil, e faze-me nutrir-me da relva dos divinos mistérios.

Pela intercessão da tua puríssima Mãe e de todos os teus santos. Amém.

Cânon A Jesus Dulcíssimo,
Teostericto, Monge - (séc. IX)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário