quarta-feira, 10 de novembro de 2021

21ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

10 de Novembro de 2020 (CC) / 28 de Outubro (CE)
Santa Mártir Parasceva; Ss. Mártires Terêncio, sua esposa Neolina e seus filhos;  
Estêvão, o poeta do Mosteiro de São Saba; Arsênio, Arcebispo da Sérvia;  
Jó, Higúmeno de Pochaev, 

Tom 5



A Santa Mártir Parasceva
Ela nasceu na cidade de Iconium, filha de pais ricos e amorosos por Cristo. Depois da morte de seus pais, a donzela Parasceva começou a distribuir suas posses aos pobres e aos menos afortunados, tudo em Nome de Cristo, o Senhor. Quando uma perseguição começou sob Diocleciano, Parasceva foi provada ante o Governador daquela terra. Quando o Governador perguntou seu nome, Parasceva respondeu que se chamava cristã. Ele a repreendeu por não lhe dizer seu nome usual e Parasceva disse-lhe:
"Primeiro, eu tive que dizer-te meu nome na vida eterna, e então meu nome nesta vida temporal."
Depois de açoitá-la, o Governador lançou Parasceva na prisão, onde um anjo de Deus lhe apareceu, a curou de seus ferimentos e a consolou. Pela oração, Parasceva destruiu todos os ídolos no templo pagão. Depois de duras e duras torturas, Parasceva foi decapitada e tomou sua morada na vida eterna.


Os Santos Mártires Terêncio, Neonila e Seus Filhos

Os mártires Terêncio, Neonila e seus filhos: Sarbélio, Fócio, Teódulo, Hieráx, Nita, Vele e Eunice padeceram seus martírios durante a perseguição do Cristianismo sob o Imperador Décio (249-250). 
Eles zelosamente confessaram Cristo e denunciaram a idolatria, por isso os pagãos submeteram toda a família a terríveis torturas e tormentos, mas não conseguiram levá-los a renunciar a verdadeira fé. 
Assim, os santos mártires foram decapitados, e receberam as coroas de martírio. 
 
Oração Antes de Ler as Escrituras
 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Colossenses 1:18-23

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

Lucas 11:9-13

E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

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HOMILIA

“Sobre o Fundamento da Oração”

Aqueles que se aproximam de Deus devem orar em grande quietude, paz e tranquilidade, sem utilizar-se de gritos absurdos ou confusos, mas dirigindo-se ao Senhor com a intenção do coração e a sobriedade do pensamento.

Porque não é conveniente que o servo de Deus viva em semelhante estado de agitação, mas na mais completa tranquilidade e sabedoria, como diz o profeta: Nesse colocarei os meus olhos, no humilde e abatido que estremece diante de minhas palavras.

Lemos que nos dias de Moisés e Elias, enquanto que nas aparições com que foram favorecidos, a majestade do Senhor se fazia preceder de grande aparato de trombetas e de diversos prodígios, contudo, a oportuna vinda do Senhor se dava a conhecer e se manifestava na paz, na tranquilidade e na quietude. Depois – diz – se ouviu uma brisa suave, e nela estava o Senhor. Disto é lícito concluir que o repouso do Senhor está na paz e na tranquilidade.

O fundamento que o homem colocar e o princípio com o qual iniciar permanecerão nele até o fim. Se começar a rezar com voz muito alta e queixosa, manterá idêntico costume até o final. Contudo, uma vez que o Senhor está cheio de humanidade, acontecerá que até mesmo a este ele lhe prestará seu auxílio. Ainda mais: será a própria graça a que o manterá até o final em sua maneira de proceder, embora seja fácil de compreender que este modo de rezar é próprio dos ignorantes, já que, além do aborrecimento que produz nos outros, eles mesmos mostram perturbação enquanto oram.

Entretanto, o verdadeiro fundamento da oração é este: vigiar os próprios pensamentos e rezar com muita tranquilidade e paz, de forma que os outros não sofram escândalo de nenhum tipo. Portanto, aquele que, tendo obtido a graça de Deus e a perfeição, continuar até o final orando na tranquilidade, será de grande edificação para muitos, porque Deus não quer desordem, mas paz. Porém, aqueles que rezam gritando se assemelham aos charlatões e não podem rezar em qualquer lugar, nem nas igrejas, nem nas praças; no máximo em lugares solitários, onde se apressam ao seu gosto. Pelo contrário, os que rezam na tranquilidade, edificam a todos onde quer que orem.

Deve o homem empregar todas as suas energias em controlar os seus pensamentos e cortar pela raiz toda ocasião de imaginações perigosas; deve concentrar-se em Deus, sem abandonar-se ao capricho dos pensamentos, mas recolher estes pensamentos dispersos um pouco por todas as partes, submetendo-os a um exercício de discernimento, distinguindo os bons e os maus. Portanto, é necessária uma grande dose de diligente atenção do espírito para saber distinguir as sugestões externas provocadas pelo poder do adversário.

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