segunda-feira, 29 de novembro de 2021

24ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

29 de Novembro de 2020 (CC) / 16 de Novembro (CE)
São Mateus, Apóstolo e Evangelista (séc. I)
Jejum da Natividade: Azeite é permitido
Tom 8 


O Santo Apóstolo e Evangelista Mateus, também chamado de Levi (Mc 2: 14; Lc. 5: 27); era um dos Doze Apóstolo (Mc. 3:18; Lc. 6: 45; Atos 1:13) e irmão do Apóstolo Tiago, filho de Alfeu (Mc. 2:14). Ele era um publicano, ou seja, um coletor de impostos de Roma, na época em que os judeus estavam sob o domínio do Império Romano. Mateus morava na cidade de Cafarnaum [Cafarnum], na Galileia. Ao ouvir a voz de Jesus Cristo: "Vem, segue-me" (Mt 9,9), abandonou seus deveres e seguiu o Salvador. Cristo e os Seus discípulos não recusaram o convite de Mateus e visitaram a sua casa, onde partilharam a mesa com os amigos e conhecidos do publicano - os quais, tal qual o anfitrião, eram publicanos e notórios pecadores. Este evento incomodou extremamente os fariseus e escribas ["knizhniki", lit. "escribas", ou seja, "acadêmicos"].
      
      Publicans, in collecting taxes from their countrymen, did this with great profit for themselves. Usually greedy and cruel people, the Jews considered them pernicious and betrayers of their country and religion. The word "publican" connoted for the Jews the sense of "public-sinner" and "idol-worshipper". To even speak with a tax-collector was considered a sin, and to associate with one – was defilement. But the Jewish teachers were not able to comprehend, that the Lord was "come to call not the righteous, but sinners to repentance" (Mt. 9: 13). 
Os publicanos, ao cobrar impostos de seus conterrâneos, faziam isso com grande lucro para si próprios. Normalmente eram pessoas gananciosas e cruéis. Os judeus os consideravam perniciosos e traidores de seu país e religião. A palavra "publicano" conotava para os judeus o sentido de "pecador público", "corrupto", e "adorador de ídolos". Até mesmo falar com um coletor de impostos era considerado um pecado, e se associar a um era contaminação. Mas os mestres judeus não foram capazes de compreender que o Senhor "não viera para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento" (Mt. 9: 13). 
Matthew, acknowledging his sinfulness, recompensed fourfold anyone he had overcharged, and he distributed his remaining possessions to the poor, and together with the other apostles he followed after Christ. Saint Matthew was attentive to the instructions of the Divine Teacher, he beheld His innumerable miracles, he went together with the 12 apostles preaching to "the lost sheep of the house of Israel" (Mt. 10: 6), he was a witness to the suffering, death, and Resurrection of the Saviour, and of His glorious Ascension into Heaven. 
Mateus, reconhecendo sua pecaminosidade, e, junto aos outros apóstolos, seguiu a Cristo. Ele era atento às instruções do Divino Mestre, viu Seus inúmeros milagres, acompanhou os outros 11 Apóstolos pregando em suas pregações às "ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 10: 6); foi testemunha do sofrimento, morte e ressurreição do Salvador, e de Sua gloriosa ascensão ao céu. 
Having received the gifts of the grace of the Holy Spirit, which descended upon the apostles on the day of Pentecost, the Apostle Matthew for the first 8 years preached in Palestine. And before his departure to preach the Gospel in faraway lands, at the request of the Jews remaining at Jerusalem, the holy Apostle Matthew in his Gospel gave account of the earthly life of the Saviour of the world – of the God-man Jesus Christ and His teaching. 
Tendo recebido os dons da graça do Espírito Santo, que desceu sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, o Apóstolo Mateus durante os primeiros 8 anos pregou na Palestina. E antes de partir para pregar o Evangelho em terras longínquas, a pedido dos judeus que permaneceram em Jerusalém, o santo Apóstolo Mateus o seu Evangelho, testemunhando a vida terrena do Deus-homem e Salvador do mundo, Jesus Cristo, e Seu ensino. 
Na ordem dos livros do Novo Testamento, o Evangelho de Mateus vem em primeiro lugar. A Palestina é considerada o lugar de escrita do Evangelho. O Evangelho foi escrito por São Mateus no ano 42 ((DC - "Anno Domini" ou "Ano do Senhor", ou seja, após o nascimento de Cristo), em aramaico, e então traduzido para o grego. O texto original não sobreviveu para nós, mas muitas das peculiaridades linguísticas e histórico-culturais da tradução grega o fazem lembrar. 
The Apostle Matthew preached among people having quite certain religious expectations about the Messiah. His Gospel manifests itself as a vivid proof that Jesus Christ – is the real Messiah, foretold of by the prophets, and that another there would not be (Mt. 11: 3). The preachings and deeds of the Saviour are presented by the evangelist in three divisions, constituting three aspects of the service of the Messiah: as Prophet and Law-Giver (Ch. 5-7), Lord over the world both visible and invisible (Ch. 8-25), and finally as High-Priest offered as Sacrifice for the sins of all mankind (Ch. 26-27). The theological content of the Gospel, besides the Christological themes, includes also the teaching about the Kingdom of God and about the Church, which the Lord sets forth in parables about the inner preparation for entering into the Kingdom (Ch. 5-7), about the worthiness of servers of the Church in the world (Ch. 10-11), about the signs of the Kingdom and its growth in the souls of mankind (Ch. 13), about the humility and simplicity of the inheritors of the Kingdom (Mt. 18: 1-35; 19: 13-30; 20: 1-16; 25-27; 23: 1-28), and about the eschatological revelations of the Kingdom in the Second Coming of Christ within the daily spiritual life of the Church (Ch. 24-25). The Kingdom of Heaven and the Church are closely inter-connected in the spiritual experience of Christianity: the Church is the historical embodiment of the Kingdom of Heaven in the world, and the Kingdom of Heaven is the Church of Christ in its eschatological perfection (Mt. 16: 18-19; 28: 18-20). 
O apóstolo Mateus pregou entre pessoas que tinham expectativas religiosas bastante certas sobre o Messias. Seu Evangelho se manifesta como uma prova vívida de que Jesus Cristo - é o verdadeiro Messias, predito pelos profetas, e que outro não haveria (Mt. 11: 3). As pregações e ações do Salvador são apresentadas pelo evangelista em três divisões, constituindo três aspectos do serviço ao Messias: como Profeta e Legislador (Cap. 5-7), Senhor sobre o mundo visível e invisível (Cap. . 8-25), e finalmente como Sumo Sacerdote oferecido como Sacrifício pelos pecados de toda a humanidade (Cap. 26-27). O conteúdo teológico do Evangelho, além dos temas cristológicos, inclui também o ensino sobre o Reino de Deus e sobre a Igreja, que o Senhor apresenta em parábolas sobre a preparação interior para entrar no Reino (cap. 5-7), sobre a dignidade dos servidores da Igreja no mundo (cap. 10-11), sobre os sinais do Reino e seu crescimento nas almas dos homens (cap. 13), sobre a humildade e simplicidade dos herdeiros do Reino (Mt. 18: 1-35; 19: 13-30; 20: 1-16; 25-27; 23: 1-28), e sobre as revelações escatológicas do Reino na Segunda Vinda de Cristo no espiritual diário vida da Igreja (cap. 24-25). O Reino dos Céus e a Igreja estão intimamente interligados na experiência espiritual do Cristianismo: a Igreja é a personificação histórica do Reino dos Céus no mundo, e o Reino dos Céus é a Igreja de Cristo em sua perfeição escatológica (Mt . 16: 18-19; 28: 18-20). 
O santo apóstolo circulou com as "boas novas" [euangelia em grego ou evangelium em latim - o significado da palavra "evangelho"] para a Síria, Média, Pérsia, Pártia, e terminou sua obra de pregação na Etiópia com um mártir morte. Esta terra era habitada por tribos de canibais com costumes e crenças primitivas. O santo apóstolo Mateus, por sua pregação ali, converteu alguns dos adoradores de ídolos à fé em Cristo. Ele fundou a Igreja e construiu um templo na cidade de Mirmena, estabelecendo ali como bispo a Platão, que era seu discípulo e cooperador. 
Quando o santo apóstolo implorava fervorosamente a Deus pela conversão dos etíopes, durante o tempo de oração o próprio Senhor apareceu a ele na forma de um jovem e, dando-lhe um cajado, ordenou-lhe que o colocasse de pé às portas de a Igreja. O Senhor disse que desse cajado nasceria uma árvore e ela daria frutos, e de suas raízes sairia um riacho de água. E ao se lavar na água e comer da fruta, os etíopes perderam seus caminhos selvagens e se tornaram gentis e bons.
      Quando o santo apóstolo carregou o cajado para a igreja, no caminho encontrou-o com a esposa e o filho do governante da terra, Fulvian, que estava afligido por espíritos imundos. Pelo Nome de Cristo, o santo apóstolo os curou. Este milagre converteu ao Senhor um bom número de pagãos. Mas o governante não queria que seus súditos se tornassem cristãos e parassem de adorar os deuses pagãos. Ele acusou o apóstolo de feitiçaria e deu ordens para executá-lo. Eles colocaram a cabeça de São Mateus para baixo, amontoaram galhos e os acenderam. Quando a fogueira se acendeu, todos viram que o fogo não fazia mal a São Mateus. Em seguida, Fulvian deu ordens para adicionar mais lenha ao fogo, e frenético com ousadia, ele ordenou que se colocassem 12 ídolos em volta da fogueira. Mas as chamas se espalharam para os ídolos e alcançaram até mesmo Fulvian. O assustado etíope voltou-se para o santo com um pedido de misericórdia e, pela oração do mártir, a chama apagou-se. O corpo do santo apóstolo permaneceu ileso e ele expirou para o Senhor (+ 60).
      O governante Fulvian se arrependeu profundamente de seu feito, mas ainda tinha dúvidas. Por ordem dele, eles colocaram o corpo de São Mateus em um caixão de ferro e o jogaram no mar. Ao fazer isso, Fulvian disse que se o Deus de Mateus preservasse o corpo do apóstolo na água, como Ele o preservou no fogo, então esta seria a razão apropriada para adorar este Deus Único e Verdadeiro.
      Naquela noite, o Apóstolo Mateus apareceu ao Bispo Platon em uma visão de sonho e ordenou-lhe que fosse com o clero até a costa do mar e encontrasse seu corpo lá. Junto com o bispo em seu caminho para a costa do mar foi o Justo Fulvian e sua comitiva. O caixão carregado pelas ondas foi com honra levado para a igreja construída pelo apóstolo. Então Fulvian implorou perdão ao santo apóstolo Mateus, após o que o bispo Platon o batizou, dando-lhe o nome de Mateus em obediência a uma ordem de Deus. Logo São Fulviano-Mateus abdicou de seu governo e se tornou um presbítero. Após a morte do Bispo Platon, o Apóstolo Mateus apareceu a ele e o exortou a chefiar a Igreja Etíope. Tendo se tornado um bispo, São Mateus-Fulvian labutou muito na pregação da Palavra de Deus, continuando com a obra de seu santo padroeiro celestial.  
The holy Apostle made the rounds with the "good-news" [euangelia in Greek or evangelium in Latin – the meaning of the word "gospel"] to Syria, Media, Persia, Parthia, and finishing his preaching work in AEthiopia with a martyr's death. This land was inhabited by tribes of cannibals with primitive customs and beliefs. The holy Apostle Matthew by his preaching there converted some of the idol-worshippers to faith in Christ. He founded the Church and built a temple in the city of Mirmena, establishing there as bishop his companion by the name of Plato(n).
      When the holy apostle was fervently beseeching God for the conversion of the Ethiopians, during the time of prayer the Lord Himself appeared to him in the form of a youth, and having given him a staff, commanded him to put it upright at the doors of the church. The Lord said, that from this staff would grow a tree and it would bear fruit, and from its roots would flow a stream of water. And in washing themselves in the water and eating of the fruit, the Ethiopians lost their wild ways and became gentle and good.
      When the holy apostle carried the staff towards the church, on the pathway there met him the wife and son of the ruler of the land, Fulvian, who were afflicted by unclean spirits. By the Name of Christ the holy apostle healed them. This miracle converted to the Lord quite a number of the pagans. But the ruler did not want that his subjects should become Christians and cease to worship the pagan gods. He accused the apostle of sorcery and gave orders to execute him. They put saint Matthew head downwards, heaped up brushwood and ignited it. When the bonfire flared up, everyone then saw, that the fire did no harm to Saint Matthew. Then Fulvian gave orders to add more wood to the fire, and frenzied with boldness, he commanded to set up around the bonfire 12 idols. But the flames spread to the idols and caught on even Fulvian. The frightened Ethiopian turned to the saint with an entreaty for mercy, and by the prayer of the martyr the flame went out. The body of the holy apostle remained unharmed, and he expired to the Lord (+ 60).
      The ruler Fulvian deeply repented his deed, but still he had doubts. By his command, they put the body of Saint Matthew into an iron coffin and threw it into the sea. In doing this Fulvian said, that if the God of Matthew would preserve the body of the apostle in the water, as He preserved him in the fire, then this would be proper reason to worship this One True God.
      On that night the Apostle Matthew appeared to Bishop Platon in a dream vision, and commanded him to go with clergy to the shore of the sea and to find his body there. Together with the bishop on his way to the shore of the sea went Righteous Fulvian and his retinue. The coffin carried back by the waves was with honour taken to the church built by the apostle. Then Fulvian begged forgiveness of the holy Apostle Matthew, after which Bishop Platon baptised him, giving him the name Matthew in obedience to a command of God. Soon Saint Fulvian-Matthew abdicated his rule and became a presbyter. Upon the death of Bishop Platon, the Apostle Matthew appeared to him and exhorted him to head the AEthiopian Church. Having become a bishop, Saint Matthew-Fulvian toiled much at preaching the Word of God, continuing with the work of his heavenly patron-saint. 
Mateus, também chamado de Levi, era filho de Alfeu, e morava na cidade de Cafarnaum. O Santo Apóstolo era um cobrador de impostos quando o Senhor o avistara em Cafarnaum e lhe dissera: “Segue-me. E ele se levantou, e O seguiu” (Mateus 9:9). Mateus preparou uma recepção para o Senhor em sua casa e, assim, deu ocasião para que o Senhor falasse aos convidados as verdades sobre a Sua vinda à Terra.
Depois de receber o Espírito Santo, Mateus ainda pregou na Palestina por muitos anos e, durante este período escreveu o seu Evangelho, o qual fora redigido orginalmente em língua aramaica e depois traduzido para o grego. O texto aramaico não sobreviveu, mas muitas das peculiaridades linguísticas e histórico-cultural da tradução grega dão indicações do mesmo. Depois da Palestina saiu a anunciar o Reino para os sírios, partos, medos e etíopes e, nas terras da Etiópia teve o seu martírio. 
A Etiópia era uma terra habitada por tribos canibais detentoras de costumes e crenças primitivas. Após haver convertido alguns dos canibais para a fé em Cristo, Mateus fundou a Igreja e construiu um templo na cidade de Mirmena, estabelecendo ali o seu companheiro Platon como bispo, retirando-se logo após para a solidão da oração em uma montanha, onde passou a orar fervorosamente pela conversão dos etíopes. 
Um dia - enquanto orava - o Senhor lhe aparecera na forma de um jovem. Dera-lhe um cajado e ordenara-lhe que o tal fosse plantado às portas da igreja. O Senhor lhe dissera que o bastão se transformaria numa árvore que daria muitos frutos, e que de suas raízes fluiria uma corrente de água vivificante. 
Os milagres operados com o bastão atraíram a esposa e o filho do governador da terra, Fulvian, os quais eram atormentados por espíritos imundos, e em nome de Cristo, o Santo Apóstolo os curou. Este milagre converteu um grande número de pagãos ao Senhor. Mas o governador não queria que seus súditos se tornassem cristãos e que deixassem de adorar os deuses pagãos. Fulvian acusou o Apóstolo de feitiçaria e deu ordens para executá-lo. Assim, enviou soldados para prendê-lo. Os soldados enviados voltaram ao príncipe dizendo que tinham ouvido a voz de Mateus, mas não podia vê-lo com os olhos. O príncipe, então, enviou uma segunda guarnição. Quando eles se aproximaram do Apóstolo, este resplandecera uma luz celestial tão forte que os soldados não conseguiam olhar para ele e, cheios de medo, jogaram suas armas e retornaram. Então, o príncipe foi pessoalmente até Mateus para executar a prisão. Mais uma vez, o Santo Apóstolo irradiara uma luz tão intensa que o príncipe imediatamente ficara cego. No entanto, o Santo Apóstolo tinha um coração compassivo, orou a Deus, e o príncipe teve sua visão restaurada. 
Infelizmente, os olhos espirituais de Fulvian permaneceram cegos, prendeu Mateus e o submeteu a torturas cruéis. Depois mandou que se fizesse uma grande fogueira, na qual o Santo Apóstolo fora amarrado de cabeça para baixo para ser queimado vivo.  
Quando o fogo fora deflagrado, então, todos começaram a perceber que o fogo não feria São Mateus. Então Fulvian deu ordens para adicionar mais lenha na fogueira, e nada do Apóstolo ser atingido. Fulvian, estando sob grande frenesi mandou que se pusessem doze ídolos ao redor do fogo. As chamas, depois de derreterem os ídolos, se voltaram contra Fulvian. O etíope grandemente assustado virou-se para o santo com uma súplica por misericórdia; e pela oração do mártir a chama se apagou. Logo após este milagre, Mateus expirou e partiu para o Senhor, e o seu corpo permaneceu ileso. 
Fulvian arrependeu-se profundamente de seu ato, mas ainda tinha dúvidas pairavam em seu coração. Certamente, à semelhança do Faraó do Egito à época de Moisés, ele não descartava a possibilidade de Mateus ser um grande feiticeiro (pois esta era a cultura, a da feitiçaria, na qual estivera inserido durante toda a sua vida). Assim, ordenou que se pusesse o corpo de São Mateus em um caixão de ferro e o jogasse ao mar, pois Fulvian, para dirimir suas dúvidas disse que se o Deus de Mateus preservasse o corpo do Apóstolo na água, como Ele o preservou no fogo, então ele estaria certo de que o Deus anunciado por Mateus era o Único, e que somente a Ele se deveria adorar.  
Naquela mesma noite, o Apóstolo Mateus aparecera ao Bispo Platon em um sonho, e ordenara-lhe ir com o clero para a costa do mar a fim de encontrar seu corpo que se achava lá. Também Fulvian Justos e sua comitiva acompanharam o bispo até a costa do mar. O caixão transportado pelas ondas fora levado para a igreja construída pelo Apóstolo. Então Fulvian implorou perdão do Santo Apóstolo Mateus; logo após o bispo Platon o batizou, dando-lhe o nome de Mateus, em obediência a uma revelação Divina. 
Fulvian, assim como fizera São Mateus nos tempos da coletoria, abdicou do seu cargo de governador e se tornou um presbítero. Com a morte do bispo Platon, o Apóstolo Mateus lhe aparecera, exortando-o a se tornar o Chefe da Igreja Etíope. Tendo-se tornado um bispo, Mateus (Fulvian), entregou-se fervorosamente à pregação da Palavra de Deus, continuando o trabalho de seu padroeiro celestial. 
Diz-se do Apóstolo e Evangelista Mateus que ele nunca comeu carne, mas apenas vegetais e frutas.

COMEMORAÇÃO DE SÃO MATEUS

MATINAS

João 21:15-25

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

LITURGIA

Tropárion - Tom 3
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Kondákion de São Mateus, Tom 4
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

1 Coríntios 4:9-16

Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos. Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.

Prokímenon, Tom 8

R. Por toda a terra ressoa Sua mensagem,
 a Sua Palavra até os confins do universo. (Sl. 18:4)

V. Os céus declaram a Glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de Suas mãos. (Sl. 18:1)

Mateus 9:9-13

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Os céus louvarão as Tuas maravilhas,
Ó Senhor, e a Tua verdade na assembleia dos santos.

Deus é glorificado no concílio dos santos.

Canto da Comunhão
Por toda a terra ressoa Sua mensagem,
 a Sua Palavra até os confins do universo. (Sl. 18:4)
Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

Leituras Ordinárias
1 Tessalonicenses 2:20-3:8
Lucas 14:12-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário