PÓS-FESTA DA DORMIÇÃO DA MÃE DE DEUS
03 de Setembro de 2022 (CC) / 21 de Agosto (CE)
São Tadeu, Apóstolo dos 70 (séc. I);
S. Mártir Bassa de Edessa e seus filhos Theogonius, Agapius e Pistus (Séc. IV).
Tom 2
O Apóstolo Tadeu era judeu, oriundo da cidade de Edessa. Era de um profundo conhecimento das Sagradas Escrituras tendo peregrinado por Jerusalém nos tempos do Precursor, São João Batista. Ao escutar as pregações de João e observando a vida angelical que levava o Profeta, ficou tão impressionado que se fez batizar por João.Entretanto, tendo ouvido os ensinamentos e visto os milagres realizados por Nosso Senhor Jesus Cristo, logo passou a segui-Lo. Depois da Ascensão de Nosso Senhor, retornou para a sua cidade natal, Edessa, curando muitos enfermos de lepra e, iluminando com a palavra da verdade, edificou igrejas na Síria chegando até Beirute. Nesta cidade, com a graça de Deus, Tadeu ensinou o Evangelho e batizou a muitas pessoas.Finalmente, entregou sua alma a Deus em paz, depois de ter aplicado fielmente em sua vida o mandamento dado por Nosso Senhor Jesus Cristo aos Apóstolos:«Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo». (Mt 28,19-20).
Comemoração da Santa Mártir Bassa e Dos Seus Filhos Theognios, Agapios e Pistos
A Santa Mártir Bassa e seus filhos Theognios, Agapios e Pistos, viviam na cidade de Edessa, Macedônia, e era casada com um sacerdote pagão. Desde a infância foi criada na fé cristã, a qual transmitiu aos filhos.
Durante o tempo do Imperador Maximianus Galerius (305-311), o marido de Bassa denunciou ao Governador sua esposa e filhos. Todos eles, apesar das ameaças, recusaram-se a oferecer sacrifícios a ídolos. O filho mais velho, Theognios, foi perfurado com garras de ferro. Agapios, teve a pele esfolada da cabeça ao peito, mas o mártir não emitiu nenhum som. Depois, passara a torturar o filho mais novo, Pistos. A mãe não hesitou em encorajá-los a suportar o sofrimento por Cristo. Em seguida, eles decapitaram os rapazes. (Segundo uma tradição, os três irmãos martirizados sofreram em Edessa, na Macedônia; conforme outra - em Larissa, na Tessália, sua terra natal).
Santa Bassa foi presa sem direito a alimentação, mas um anjo a fortaleceu com comida celestial. Sob torturas sucessivas, permaneceu ilesa ao fogo, a água e às feras. Quando a levaram a um templo pagão, Bassa quebrou a estátua de Zeus. Então, eles jogaram a mártir em um redemoinho no mar. Mas, para surpresa de todos, um navio subiu e três homens reluzentes a puxaram (o Monge Nikodemos da Montanha Sagrada sugeriu que eram seus filhos, martirizados antes). Após 8 dias, Santa Bassa veio de navio até o Governador da ilha de Alona, não muito longe de Kyzika, no Mar Prepontid ou Marmora. Depois de uma surra com bengalas, eles a decapitaram.
Sabe-se que por volta do ano 450 já existia na Calcedônia uma igreja em homenagem à santa Mártir Bassa.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 1:26-29
Mateus 20:29-34
29 Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma grande multidão; 30 e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós. 31 E a multidão os repreendeu, para que se calassem; eles, porém, clamaram ainda mais alto, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós. 32 E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça? 33 Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos. 34 E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário