domingo, 18 de setembro de 2022

14º Domingo de Pentecostes

 
18 de Setembro de 2022 (CC) / 07 de Setembro (CE)
Santo Profeta Zacarías e a Santa e Justa Elizabeth, pais do Precursor
Tom 5


O Santo Profeta Zacarías e a Santa e Justa Elizabeth eram os pais do santo Profeta, Precursor e Batista do Senhor, João. Eles eram descendentes da linhagem de Aarão: São Zacarias, filho de Barach, era sacerdote no Templo de Jerusalém, e Santa Elizabeth era irmã de Santa Ana, - a mãe da Santíssima Mãe de Deus. Os justos cônjuges, "comportando-se de forma irrepreensível de acordo com todos os mandamentos do Senhor (Lc. 1: 5-25), eram estéreis, o que nos tempos do Antigo Testamento era considerado um castigo de Deus. 
Uma vez, por ocasião do serviço no Templo, São Zacarias recebeu de um Anjo a notícia de que sua velha esposa lhe daria um filho, que "será grande diante do Senhor" (Lc 1, 15) e "irá adiante Dele no espírito e poder de Elias "(Lc 1,17). Zacarias duvidava da possibilidade do cumprimento desta predição, e por sua fraqueza de fé foi punido com uma mudez. Quando a justa Elizabeth deu à luz um filho, por inspiração do Espírito Santo, anunciou que o nome dele seria João, embora antes em sua linhagem familiar ninguém tivesse recebido este nome. Eles perguntaram ao Justo Zacarias, e ele também escreveu no quadro o nome, "João". Imediatamente a capacidade de falar retornara-lhe, e, tomado da plenitude do Espírito Santo, profetizou que seu filho seria o precursor do Senhor.

Quando o ímpio rei Herodes ouviu dos Magos sobre o nascimento do Messias, ordenou o genocídio de todas as crianças de até 2 anos de idade, que estivessem em Belém e nos seus arredores, esperando que neste número estivesse também o Messias recém-nascido. Herodes bem sabia sobre o nascimento incomum de João e ele queria matá-lo, temendo que ele fosse o predito Rei dos Judeus. Mas a Justa Elizabeth se escondeu com a criança nas colinas. Os assassinos procuraram por João em todos os lugares. A virtuosa Elizabeth, avistando seus perseguidores, começou em prantos a implorar a Deus por sua segurança, e imediatamente a colina, se abrindo, a escondeu junto com a criança de seus perseguidores. Nestes dias trágicos, São Zacarias se revezava prestando serviços no Templo de Jerusalém. Soldados enviados por Herodes tentaram em vão saber dele o paradeiro de seu filho. Então, por ordem de Herodes, eles assassinaram este santo profeta, apunhalando-o entre o ofertório e o altar (Mt 23: 35). A justa Isabel morreu 40 dias depois de seu esposo, e São João, preservado pelo Senhor, habitou no deserto até o dia de seu aparecimento à nação de Israel.
Tropárion dos Santos Zacarías e Elizabeth, no Tom II
Ó Senhor, celebrando a memória / dos Justos, Zacarias e Isabel; / por seus intermédios, Te suplicamos: // que salves as nossas almas!

Kondákion da Justa Elizabeth, no Tom 4
Como a lua cheia, / tu recebeste a luz da justiça do Messias, / o Sol Místico, / Ó Isabel, amada de Deus, / e com Zacarias andaste em todos os mandamentos do Senhor. / Portanto, abençoando-te com hinos dignos, / engrandecemos ao Senhor, // a Luz mais compassiva, Que ilumina a todos. 
Leituras Comemorativas:
Hebreus 6:13-20;
Mateus 23:29-39


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
MATINAS (III)

Marcos 16:9-20

9 Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 10 Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; 11 e ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. 12 Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo,  13 os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. 14 Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição, no 5º Tom
Fiéis, cantemos e adoremos o Verbo / Co-Eterno ao Pai e ao Espírito Santo, / nascido para nossa salvação, da sempre Virgem Maria, / pois Ele aceitou livremente sofrer a morte na Cruz/ para dar a vida a todos os mortos, //pela Sua gloriosa Ressurreição.

Tropárion de São Mateus, no 3º Tom
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion do Santo Sacerdote Zacarias, no 4º Tom
Sob o manto do Sacerdócio, conforme a Lei, / ofertaste a Deus agradáveis holocaustos, / como convém a um sacerdote, ó sábio Zacarias. / Foste um resplandecente luzeiro que contemplou os mistérios, / manifestando-se em ti claramente os sinais da graça. / E no templo de Deus, ó sábio Profeta de Cristo, / foste morto à espada. / Por isso, com o Precursor, // suplique para que as nossas almas sejam salvas.

Kondákion da Ressurreição, no 5º Tom
Tu, Ó meu Salvador, desceste ao Inferno, / e partiste em pedaços os portões como Todo-Poderoso; / e como Criador, ressuscitaste os mortos / e destruíste, Ó Cristo, o aguilhão da morte; / e libertaste Adão da maldição, Ó Tu que amas a humanidade. / Por isso, nós todos clamamos: // Salva-nos Ó Senhor!

Kondákion de São Mateus, Tom 4
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kondákion, no 3º Tom: Hoje Zacarias, o Profeta e Sumo Sacerdote do Altíssimo, / o pai do Precursor, / põe a Mesa Memorial, alimentando os Fiéis; / distribuindo o alimento da justiça para todos. / Por isto repousou ao ser introduzido // nos mistérios da graça de Deus.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Hino à Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon, no 5º Tom

R. Tu nos proteges, Senhor,
E preserva-nos dessa geração, e para sempre. (Sl. 10: 8)

V. Salva-nos, Senhor, pois não há mais santos. (Sl. 10:1)

No 5º Tom

R. O justo se alegra no Senhor, e n'Ele põem sua esperança

2 Coríntios 1:21-2:4

21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, é Deus, 22 o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações. 23 Ora, tomo a Deus por testemunha sobre a minha alma de que é para vos poupar que não fui mais a Corinto; 24 não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo; pois pela fé estais firmados. 1 Mas, deliberei isto comigo mesmo: não ir mais ter convosco em tristeza. 2 Porque, se eu vos entristeço, quem é, pois, o que me alegra, senão aquele que por mim é entristecido? 3 E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. 4 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Moisés e Aarão estão entre os Teus Sacerdotes,
Samuel está entre aqueles que invocam o Teu Nome.

Eles invocaram o Senhor,
E Ele os atendeu.

Mateus 22:1-14

1 Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo: 2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. 3 Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. 4 Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas. 5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; 6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. 7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. 8 Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. 9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas. 10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. 11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. 13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. 14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor nos Céus, 
Louvai-O no mais Alto dos Céus.

A memória dos justos é eterna;
Ele não teme notícias malignas.

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

† † †

HOMILIA


Um rei organiza um casamento para seu filho, e manda uma vez buscar aqueles que foram convidados, manda duas vezes, mas por causa dos cuidados terrenos eles não vêm – um estava ocupado em casa, outro com negócios. Um novo convite foi feito em outras esferas, e a câmara nupcial foi mobiliada com convidados. Entre eles foi encontrado um não vestido para um casamento, que foi, portanto, expulso.

O significado desta parábola é claro: O casamento é o reino dos céus, o convite é a pregação do Evangelho, aqueles que recusaram são os que não creram, e aquele que não estava vestido para um casamento creu, mas não viveu de acordo com a fé. Cada um de nós deve descobrir por si mesmo a qual categoria pertencemos. Que somos chamados é claro, mas somos crentes? De fato, é possível até estar entre os crentes, sob seu nome comum, e se estar completamente desprovidos de fé. Não se pensa absolutamente na fé, como se ela não existisse; outro sabe uma coisa ou outra sobre ela e dela, e fica satisfeito; outro interpreta a fé de forma distorcida; outro se relaciona com ela com completa animosidade. Todos são considerados cristãos, embora não tenham absolutamente nada que seja cristão. Se você crê, descubra se seus sentimentos ou ações estão de acordo com sua fé - essas são as vestes da alma, pelas quais Deus o vê vestido para o casamento ou não.

É possível conhecer bem a fé e ser zeloso por ela, mas na vida real servir às paixões, vestir-se, isto é, com as roupas vergonhosas de uma alma amante do pecado. Essas pessoas são de um jeito na palavra, mas são de outro jeito no coração. Na língua deles está: “Senhor, Senhor!” mas por dentro eles estão dizendo: “Não conte comigo”. (Examine a si mesmo, se você está na fé e vestindo as roupas nupciais das virtudes, ou vestindo os farrapos vergonhosos dos pecados e paixões.

São Teófano, o Recluso

COMENTÁRIO

O Traje Das Bodas

Que é o traje das bodas, a veste nupcial? O Apóstolo Paulo diz-nos: «Os preceitos não têm outro objetivo senão a caridade que nasce de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem fingimento» (1Tim 1, 5). É essa a veste nupcial. Não se trata de qualquer amor, porque muitas vezes veem-se homens que amam com má consciência. Os que se entregam juntos a brigas, à maldade, os que se amam com o amor dos atores, dos condutores de carros, dos gladiadores, amam-se generosamente entre si, mas não com aquela caridade que nasce de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem fingimento; ora, a veste nupcial não é essa caridade. Revesti-vos, pois, da veste nupcial, vós que ainda a não tendes. Já entrastes na sala do banquete, ides aproximar-vos da mesa do Senhor, mas não tendes ainda, em honra do Esposo, a veste nupcial: procurais ainda os vossos interesses e não os de Jesus Cristo. Usa-se o traje nupcial para honrar a união nupcial, isto é, o Esposo e a Esposa. Vós conheceis o Esposo, é Jesus Cristo; conheceis a Esposa, é a Igreja (Ef 5, 32). Prestai honra àquela que é desposada, prestai honra também Àquele que a desposa.

Agostinho (354-430), Bispo de Hipona

†††

«O Que Devemos Entender Por Veste Nupcial, Senão A Caridade?»

O que significa, irmãos, a veste nupcial? Não podemos dizer que signifique o batismo nem a fé, porque quem pode entrar sem eles nestas bodas?... Portanto, o que devemos entender por veste nupcial, senão a caridade? Entra, pois, nas bodas, mas não leva a veste nupcial, aquele que pertencendo à Igreja Católica tem fé, mas lhe falta a caridade.

Com fundamento se chama caridade a veste nupcial, visto que nosso Criador a teve quando foi para as bodas desposar-se com a Igreja. De fato, somente o amor de Deus pode fazer que seu Filho Unigênito una a si as almas dos eleitos. Por isso diz São João: Deus tanto amou o mundo que lhe deu o seu Filho primogênito. Logo, aquele que veio aos homens por caridade deu a conhecer que a veste nupcial não era outra coisa que a própria caridade. Portanto, todo aquele que recebeu o batismo e crê em Deus, entrou nas bodas, porém não vai com a veste nupcial se não conserva o dom da caridade.

E na verdade, meus irmãos, se alguém é convidado para uma boda, procura trocar de veste, e manifesta que se alegra com o esposo e a esposa pela dignidade de seu traje, e se envergonharia de aparecer entre os convidados com uma veste insignificante. Nós assistimos as bodas divinas, e, contudo, resistimos a trocar a veste do coração. Os anjos se regozijam quando os escolhidos são levados ao céu. Pois, como apreciamos estas festas espirituais, nós que não temos a veste nupcial, isto é, a caridade, que é a única que nos torna belos diante dos olhos do Senhor?...

Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos. Terrível é, caríssimos irmãos, o que acabamos de ouvir. Considerai que todos nós, chamados pela fé, assistimos as bodas do rei celestial, todos cremos e confessamos o mistério de sua encarnação, todos participamos do banquete do Verbo divino, porém no dia futuro do juízo o rei entrará. Sabemos que fomos chamados, mas ignoramos se pertencemos ao grupo dos escolhidos.

É preciso, portanto, que todos nos humilhemos, tanto mais que ignoramos se estaremos entre os escolhidos. Existem alguns que nunca deram início às boas obras; outros começaram a realizar o bem, mas não persistiram neste caminho. Há quem quase toda a vida foi mau, porém ao final se afasta de seus erros pela dor de uma verdadeira penitência; mas há, pelo contrário, quem parece viver uma vida santa, porém até o fim de seus dias cai no erro da maldade. Outros começam bem e terminam melhores; outros, pelo contrário, desde a sua juventude se precipitam no abismo dos vícios e terminam agindo do mesmo modo, piores cada vez mais.

Tema, por isso, cada um, já que ignora o que lhe resta, pois não deve esquecer; pelo contrário, deve repetir continuamente as palavras do Evangelho: Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.

ORAÇÃO
Senhor, não me prives dos Teus bens celestes! Senhor, livra-me dos tormentos eternos! Senhor, se pequei em espírito ou pensamento, em palavras ou ações, perdoa-me! Senhor, livra-me de toda ignorância e esquecimento, mesquinharia e dureza de um coração insensível! Senhor, livra-me de toda a tentação! Senhor, ilumina o meu coração obscurecido por maus desejos! Senhor, se enquanto homem eu pequei, Tu, como Deus compassivo, tem piedade de mim e vê a impossibilidade de minha alma! Senhor, envia a Tua graça em meu auxílio, afim de que glorifique o Teu santo Nome!Senhor Jesus Cristo, inscreve-me a mim, Teu servo, no livro da vida e concede-me um fim bom! Senhor meu Deus, apesar de não ter realizado nada de bom diante de Ti: concede-me de que, pela Tua graça, eu fundamente um bom início! Senhor, distila em meu coração o orvalho da Tua graça! Senhor do céu e da terra, lembra-Te no Teu Reino de mim pecador, Teu servo inútil e impuro! Amém! 
Oração de São João Crisóstomo
† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário