segunda-feira, 12 de setembro de 2022

14ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

 
12 de Setembro de 2022 (CC) / 30 de Agosto (CE)
Santo Alexandre, Patriarca de Constantinopla († 328);
Traslado das Relíquias (1724) do Santo Príncipe, Alexandre Nevsky (1263). 
Tom 4



Os santos Alexandre, João e Paulo, patriarcas de Constantinopla, viveram em épocas diferentes, mas cada um deles entrou em conflito com as atividades dos hereges que procuravam distorcer os ensinamentos da Igreja. Santo Alexandre (325-340) foi um "coro-bispo" (bispo vigário) durante o período do primeiro patriarca de Constantinopla, Sainted Mitrophanes (315-325), e por causa da extrema idade do patriarca o substituiu no Primeiro Ecumênico Concílio de Nicéia contra os arianos (325). Após sua morte, São Mitrófanes instruiu em seu testamento para eleger seu vigário para o trono de Constantinopla. Durante esses tempos, Sua Santidade o Patriarca Alexandre teve que lutar com os arianos e com os pagãos. Certa vez, em uma disputa com um filósofo pagão, o santo disse-lhe: "Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, ordeno-te que te cales!", E o pagão de repente ficou sem voz. Quando ele gesticulou com sinais de reconhecimento de seus erros e afirmação da correção do ensinamento cristão, então seu discurso voltou a ele e ele acreditou em Cristo junto com muitos outros filósofos pagãos.

Santo Alexandre

O herege Ário foi punido com a oração de Santo Alexandre. O herege enganosamente concordou em entrar em comunhão com os ortodoxos, e o imperador São Constantino marcou um dia para receber Ário. A noite toda Santo Alexandre orou, implorando ao Senhor que não permitisse que o herege fosse recebido em comunhão com a Igreja. De manhã, quando Ário foi triunfante à igreja, cercado por conselheiros imperiais e soldados, ele foi atacado por uma doença na Praça Constantino - sua barriga explodiu e as entranhas caíram. 
Sua Santidade o Patriarca Alexandre, tendo trabalhado muito, morreu no ano 340 com a idade de 98. São Gregório, o Teólogo (ou Nazianzeno, Comm. 25 de janeiro) fez menção dele posteriormente em palavras de louvor ao povo de Constantinopla. 
São João, o Jejuador (582-595) é em particular lembrado pela Igreja em 2 de setembro (o relato sobre ele está localizado sob este título).
São João

São Paulo, cipriota de nascimento, tornou-se patriarca de Constantinopla (780-784) durante o reinado do imperador iconoclasta Leão IV, o Khazar (775-780), e era um homem virtuoso e piedoso, mas tímido. Vendo o martírio, que os ortodoxos suportaram por ícones sagrados, o santo escondeu sua ortodoxia e se associou aos iconoclastas. Após a morte do imperador Leão, ele quis restaurar a veneração por ícones, mas não conseguiu desde então, já que os iconoclastas ainda eram bastante poderosos. O santo percebeu que não estava em suas mãos guiar o rebanho, então ele deixou o trono patriarcal e foi secretamente para o mosteiro de São Floro, onde tomou o esquema. Ele se arrependeu de seu silêncio e associação com os iconoclastas e falou da necessidade de convocar o Oitavo Concílio Ecumênico para condenar a heresia dos iconoclastas. A seu conselho, foi escolhido para o trono patriarcal São Tarásios (784-806), na época um importante conselheiro imperial. O santo morreu como monge do esquema no ano 804. 
Traslado das Relíquias do Santo e Nobre Príncipe, Alexandre Nevsky. 
O santo nobre príncipe Alexander Nevsky (no esquema monástico Alexei) morreu na viagem de retorno da Horda Dourada, em Gorodtsa no Volga, em 14 de novembro de 1263, e em 23 de novembro (neste dia está localizado o relato sobre ele) em 1263 ele foi sepultado na Igreja Catedral do Mosteiro da Natividade, na cidade de Vladimir (lá está agora um memorial ao santo príncipe; outro memorial foi erguido na cidade de Pereslavl'-Zalessk).
 
A veneração a Santo Alexandre Nevsky teve início já em seu enterro, onde um grande sinal foi dado, pois, o santo moveu suas mãos e as postou no gesto da oração de absolvição. As relíquias do príncipe foram descobertas após uma visão ocorrida imediatamente antes da Batalha de Kulikovo no ano de 1380 e seu corpo estava incorrupto. Ele foi canonizado em 1547 e é comemorado em 23 de novembro, dia do seu sepultamento na Igreja do Mosteiro da Natividade. Por ordem de Pedro, o Grande, as relíquias de Nevski foram transportadas para a Lavra de Alexandre Nevski em São Petersburgo, onde elas permanecem até hoje, e uma segunda festa, em 30 de agosto, foi instituída para comemorar o evento. 
O nome do Defensor das fronteiras russas e Patrono dos Soldados é famoso longe das regiões da Rússia. Os numerosos templos dedicados a Santo Alexandre Nevsky em outros países comprovam seu prestígio. O mais famoso deles é a Catedral Patriarcal em Sofia, na Bulgária, a Catedral em Talinin, capital da Estônia e uma igreja em Tbilisi, capital da Geórgia.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
2 Coríntios 12:10-19

10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 11 Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 12 Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 13 Pois, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejas, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este agravo. 14 Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 15 Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. 16 Mas seja assim; eu não vos fui pesado mas, sendo astuto, vos tomei com dolo. 17 Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei? 18 Roguei a Tito, e enviei com ele um irmão. Porventura Tito se aproveitou de vós? Não andamos porventura no mesmo espírito, sobre as mesmas pisadas? 19 Cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação.

Marcos 4:10-23

10 Quando se achou só, os que estavam ao redor dele, com os doze, interrogaram-no acerca da parábola. 11 E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas; 12 para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados. 13 Disse-lhes ainda: Não percebeis esta parábola? como, pois entendereis todas as parábolas? 14 O semeador semeia a palavra. 15 E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada. 16 Do mesmo modo, aqueles que foram semeados nos lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente com alegria a recebem; 17, mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18 Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; 19, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. 20 Aqueles outros que foram semeados em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, a trinta, a sessenta, e a cem, por um. 21 Disse-lhes mais: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador? 22 Porque nada está encoberto senão para ser manifesto; e nada foi escondido senão para vir à luz. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

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COMENTÁRIO

O Semeador Semeia Sem Contar

Hoje não persuadi o meu ouvinte, mas talvez o persuada amanhã, ou talvez dentro de três ou quatro dias. Às vezes, o pescador que em vão lançou as redes durante todo o dia apanha à noite, quando se vai embora, o peixe que não conseguiu pescar durante o dia. O lavrador não deixa de cultivar a terra mesmo que não obtenha grandes colheitas durante vários anos; por fim, é frequente um só ano reparar, e com abundância, todas as perdas anteriores. […]

Deus não nos pede que tenhamos sucesso, mas que trabalhemos; ora, o nosso trabalho não será menos recompensado por não termos sido escutados. […] Cristo sabia perfeitamente que Judas não se converteria; e, contudo, tentou convertê-lo até ao fim, censurando-lhe o seu pecado em termos comoventes: “Amigo, a que vieste?” (Mt 26, 50). Ora, se Cristo, que é o modelo dos pastores, trabalhou até ao fim pela conversão de um homem desesperado, quanto devemos fazer nós por aqueles por quem nos foi ordenado que esperemos sempre!

Se a semente seca, não é devido ao calor. Jesus não disse que a semente secou por causa do calor, mas sim pela «falta de raiz». Se a Palavra é asfixiada, não será por causa dos espinhos, mas de quem os deixou crescer em liberdade. Se quiseres, podes impedir que cresçam, podes fazer bom uso da riqueza. É por isso que o Salvador não fala «do mundo», mas dos «cuidados do mundo», não fala «da riqueza», mas da «sedução da riqueza». Por conseguinte, não acusemos as coisas em si mesmas, mas a corrupção da nossa consciência. [...]

Não é o agricultor, como vês, não é a semente, é a terra onde ela é recebida que explica tudo, ou seja, as disposições do nosso coração. Também aí a bondade de Deus para com o homem é imensa, dado que, longe de exigir a mesma medida de virtude, acolhe os primeiros, não repudia os segundos e dá lugar aos terceiros. [...]

É necessário, pois, começar por ouvir atentamente a Palavra, depois guardá-la fielmente na memória, em seguida encher-se de coragem, depois desprezar a riqueza e livrar-se do amor aos bens do mundo. Se Jesus coloca em primeiro lugar a Palavra, antes de todas as outras condições, é porque é a condição fundamental. «E como hão de acreditar Naquele de Quem não ouviram falar?”. (Rom, 10, 14). Também nós, se não dermos atenção ao que nos é dito, não conheceremos os deveres a cumprir. Só depois vem a coragem e o desprezo pelos bens deste mundo. Para pôr a render estas lições, fortifiquemo-nos de todas as maneiras: estejamos atentos à Palavra, façamos crescer profundamente as nossas raízes e desembaracemo-nos de todas as preocupações do mundo.

São João Crisóstomo,
Patriarca de Constantinopla.
Homilia pronunciada ao voltar do exílio

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