quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

32º Quarta-feira Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DA TEOFANIA
18 de Janeiro de 2023 (CC) 05 de Janeiro (CE)
Ss. Mártires Theopemptos (Bispo) e Theonas († 298); S. Synclética († 350)
Santo Profeta Miqueias, o Primeiro
Jejum
Tom 6



O Hieromártir (Mártir Sacerdote) Theopemptos e Theonas.
 

Quando Diocleciano começou sua perseguição aos cristãos, Theopemptos, bispo de Nicomédia, estava entre os primeiros a sofrer o martírio por Cristo. Theopemptos foi levado perante o Imperador, que o ameaçava com a pena de morte se ele não negasse Cristo. À essa ameaça, o corajoso bispo respondeu ao Imperador:

"Está escrito: Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma (Mateus 10:28). Ó Imperador, tu tens autoridade sobre o meu corpo, faça com ele o que quiser. "

Theopemptos, então, foi severamente espancado, privado de alimentação e torturado de várias maneiras. Finalmente, o Imperador convocou um certo mago, por nome Theonas, para que superasse este homem de Deus através da magia. Theonas diluiu o veneno mais potente em água e deu para Theopemptos beber. Theopemptos traçou o sinal da cruz sobre o copo e bebeu o veneno. Ao ver que o veneno não teve efeito sobre Theopemptos, Theonas virou-se para o Imperador e gritou: "Eu também sou um cristão, e prostro-me diante do Crucificado." Ambos foram condenados à morte no ano 298 dC: Theopemptos foi decapitado e Theonas foi enterrado vivo. Eles padeceram dignamente por Cristo e se tornaram cidadãos do Seu Reino.

Venerável Mãe Synclética 
Synclética era de origem macedônia e foi educada em Alexandria. Sendo uma rica e distinta donzela, teve muitos pretendentes, mas rejeitou todos eles e fugiu da casa de seus pais para um mosteiro, onde levou uma vida de disciplina pessoal rígida, vigília e oração por oitenta anos. Seus conselhos para as monjas sempre foram considerados verdadeiras pérolas espirituais, pelos quais o justo alcança elevada sabedoria, não por meio de livros, mas pelos sofrimentos, dores, diárias e noturnas, contemplação e comunicação com o mundo espiritual mais elevado do Divino. Sua alma assumiu a habitação nesse mundo superior no ano de 350 dC.

O Santo Profeta Miqueias, o Primeiro 
Miqueias foi contemporâneo do Profeta Elias. Ele previu a morte do pernicioso rei Acabe na batalha contra os assírios (I Reis 22; II Crônicas 18). 
Miqueias profetizou por via oral e não deixou nada escrito. Ele deve ser distinguido do outro profeta Miqueias (14 de agosto), que profetizou o nascimento do Senhor em Belém, e é autor de um dos livros proféticos.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

VÉSPERA DA FESTA DA TEOFANIA


HORAS REAIS

PRIMA (6h)

Atos 13:25-32

Mas João, quando completava a carreira, dizia: Quem pensais vós que su sou? Eu não sou o Cristo, mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés. Irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a nós é enviada a palavra desta salvação. Pois, os que habitam em Jerusalém e as suas autoridades, porquanto não conheceram a este Jesus, condenando-o, cumpriram as mesmas palavras dos profetas que se ouvem ler todos os sábados. E, se bem que não achassem nele nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. Quando haviam cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; mas Deus o ressuscitou dentre os mortos; e ele foi visto durante muitos dias por aqueles que com ele subiram da Galileia a Jerusalém, os quais agora são suas testemunhas para com o povo. E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais,   

Mateus 3:1-11

1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,    2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.    3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.    4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.    5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,    6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.    7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?    8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,    9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.    10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.    11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.   


HORA TÉRCIA

Atos 19:1-18

     1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,    2 perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.    3 Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João.    4 Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus.    5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.    6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.    7 E eram ao todo uns doze homens.    8 Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus.    9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho diante da multidão, apartou-se deles e separou os discípulos, discutindo diariamente na escola de Tirano.    10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor.    11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários,    12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos.    13 Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.    14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, um dos principais sacerdotes.    15 respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?    16 Então o homem, no qual estava o espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois e prevaleceu contra eles, de modo que, nus e feridos, fugiram daquela casa.    17 E isto tornou-se conhecido de todos os que moravam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.    18 E muitos dos que haviam crido vinham, confessando e revelando os seus feitos.   

Marcos 1:1-8

     1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.    2 Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho;    3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;    4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.    5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.    6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.    7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcas.    8 Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.   

HORA SEXTA

Romanos 6:3-11

     3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?    4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.    5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;    6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.    7 Pois quem está morto está justificado do pecado.    8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,    9 sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele.    10 Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus.    11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.   

Marcos 1:9-15

     9 E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no Jordão.    10 E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;    11 e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo.    12 Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto.    13 E esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.    14 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galileia pregando o evangelho de Deus    15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.   

HORA NONA

Tito 2:11-14, 3:4-7

     11 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens,    12 ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,    13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,    14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.    4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens,    5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,    6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador;    7 para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.   

Mateus 3:13-17

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".

LITURGIA DE SÃO BASÍLIO

1 Corinthians 9:19-27

     19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:    20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei;    21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.    22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.    23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.    24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.    25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.    26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.    27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.   

Lucas 3:1-18

     1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Ituréia e de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,    2 sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.    3 E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados;    4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.    5 Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão;    6 e toda a carne verá a salvação de Deus.    7 João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura?    8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos por pai a Abrão; porque eu vos digo que até destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrão.    9 Também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.    10 Ao que lhe perguntavam as multidões: Que faremos, pois?    11 Respondia-lhes então: Aquele que tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo.    12 Chegaram também uns publicanos para serem batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos nós de fazer?    13 Respondeu-lhes ele: Não cobreis além daquilo que vos foi prescrito.    14 Interrogaram-no também uns soldados: E nós, que faremos? Disse-lhes: A ninguém queirais extorquir coisa alguma; nem deis denúncia falsa; e contentai-vos com o vosso soldo.    15 Ora, estando o povo em expectativa e arrazoando todos em seus corações a respeito de João, se porventura seria ele o Cristo,    16 respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.    17 A sua pá ele tem na mão para limpar bem a sua eira, e recolher o trigo ao seu celeiro; mas queimará a palha em fogo inextinguível.    18 Assim pois, com muitas outras exortações ainda, anunciava o evangelho ao povo. 

Os sinais do  batismo do Senhor 
 O evangelho nos conta que o Senhor foi ao Jordão para ser batizado e quis ser consagrado neste rio por sinais do céu. Não é sem razão que celebramos esta festa pouco depois do dia do Natal do Senhor, já que os dois acontecimentos se verificaram na mesma época, embora com diferença de anos; julgo que também ela deve chamar-se festa do Natal. 
 No dia do Natal, Cristo nasceu entre os homens; hoje renasce pelos sinais sagrados; naquele dia, nasceu da Virgem; hoje é gerado pelos sinais do céu. No Natal, ao nascer o Senhor segundo a natureza humana, Maria, sua mãe, o acaricia em seu colo; agora, ao ser gerado entre os sinais celestes, Deus, seu Pai, o envolve com sua voz, dizendo: Este é o meu filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o (Mt 17,5). Sua mãe o traz nos braços com ternura, seu Pai lhe presta o testemunho de amor. A Mãe apresenta-o aos magos para que o adorem, o Pai apresenta-o às nações para que o reverenciem. O Senhor Jesus foi, portanto, receber o batismo e quis que seu santo corpo fosse lavado nas águas. Talvez alguém diga: “Se ele era santo, por que quis ser batizado?” Escuta: Cristo foi batizado, não para ser santificado pelas águas, mas para santificá-las e para purificar as torrentes com o contato de seu corpo. A consagração de Cristo é sobretudo a consagração da água. 
 Assim, quando o Salvador é lavado, todas as águas ficam puras para o nosso batismo; a fonte é purificada para que a graça batismal seja concedida aos povos que virão depois. Cristo nos precede no batismo para que os povos cristãos sigam confiantemente o seu exemplo. Vejo aqui um significado misterioso: também a coluna de fogo ia na  frente através do mar Vermelho, para que os filhos de Israel a seguissem corajosamente no caminho; foi a primeira a atravessar as águas, a fim de abrir caminho aos que vinham atrás. Este acontecimento, como diz o Apóstolo, era uma figura do batismo. Foi certamente uma espécie de batismo, no qual os homens eram cobertos pela nuvem e passavam através das ondas. 
 Tudo isso foi realizado pelo mesmo Cristo nosso Senhor, que agora, na coluna do seu corpo, precede no batismo os povos cristãos, como outrora, na coluna de fogo, precedeu através do mar os filhos de Israel. Sim, é a mesma coluna que outrora iluminou os olhos dos caminhantes que hoje enche de luz os corações dos que creem. Outrora abriu um caminho seguro entre as ondas, hoje firma no batismo os passos da nossa fé. 

São Basílio, o Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário