domingo, 15 de janeiro de 2023

Domingo Antes da Teofania

PRÉ-FESTA DA TEOFANIA
15 de Janeiro de 2023 (CC) 02 de Janeiro (CE)
São Silvestre, Patriarca de Roma;
Repouso e 2º achado das relíquias de São Serafim de Sarov;
Santa Juliana de Lazarevo
Tom 6


Silvestre nasceu em Roma, e desde sua juventude teve instrução secular e na fé de Cristo. Ele sempre conduziu sua vida de acordo com os mandamentos do Evangelho. Beneficiou-se muito da instrução de Timóteo, o Sacerdote, cuja morte por causa da Fé fora testemunhada pelo próprio Silvestre. Observando o exemplo do sacrifício heroico de seu professor, foi imbuído com tal espírito durante toda a sua vida. Tornando-se bispo de Roma aos trinta anos, Silvestre reformou certos costumes cristãos. Por exemplo: Ele dispensou o jejum aos sábados, praticado por muitos cristãos até então, e ordenou que o jejum fosse observado somente no Sábado Santo e Grande, assim como nos sábados que caíam nas temporadas de jejum. Por suas orações e milagres, Silvestre ajudou a trazer o Imperador Constantino e sua mãe Helena à verdadeira Fé e ao batismo. Com a imperatriz Helena participou na busca da Honorável Cruz. Ele governou a Igreja de Deus por vinte anos. Sua vida terrena terminou honradamente e entrou no Reino Celestial.
São Serafim de Sarov 
Nasceu em 1759 em Kursk, na Rússia como Prokhor Moshnin. Filho de um construtor, tendo uma educação de classe média. Embora estudioso em sua juventude (o que lhe garantia um futuro brilhante), foi capaz de se candidatar a monge, em Sarov, com o nome de Serafim, e passava os dias a estudar as Escrituras e outros escritos antigos da Igreja. Ficou muito doente e acamado de 1780 a 1783, mas continuou seus estudos mesmo na cama e recebeu várias aparições da Virgem Maria em 1793. Serafim celebrava a Liturgia diariamente, o que era não comum no seu tempo. Em 1794 se tornou um eremita na floresta perto do monastério de Sarov, onde passou 16 anos. 
Em 1804 apanhou muito, com o seu machado, de ladrões que o deixaram para morrer. Serafim se arrastou por horas até o mosteiro; ficou 5 meses se recuperando e passou o resto de sua vida se apoiando em uma bengala para caminhar. Ele viveu no topo de uma pedra, e mais tarde numa cela por ele construída com paredes sem janelas. Convidado para ser o Abade da Abadia de Sarov, em 1807, não aceitou e passou 3 anos sem falar uma palavra como auto penitencia. 
Em 1810 sua saúde se deteriorou a ponto de não conseguir viver na floresta, e  teve de retornar para a Abadia de Sarov, e lá viveu como ermita em sua cela. 
Em 1832 teve uma visão da Vigem Maria na qual lhe dizia para retornar ao  mundo e oferecer aos outros o benefício de sua sabedoria. São Serafim atraiu seguidores e discípulos, e passou a ser chamado de “Starets”, que em russo significa ” mestre (pai) espiritual”. Ensinou monges e monjas. Vários dos seus ensinamentos foram publicados no Ocidente e no Mosteiro de Diveyev,  onde  teve uma visão que foi presenciada pelas monjas do Mosteiro. 
Entre um sem número de curas que efetuava apenas com sua benção, ele curou Nicholau Motovilov. Esta cura foi notável porque fez com que o beneficiário escrevesse as conversas que ele teve com São Serafim, uma delas na presença do Divino Espírito Santo. Este trabalho foi publicado em inglês em varias edições.  Em uma de suas narrativas, Motovilov fala de como São Serafim, pela graça do Espírito Santo, fora transfigurado em sua presença, onde seu o corpo do santo se transformara em pura luz Divina - um fenômeno presenciado em homens e mulheres santas, tanto no Ocidente como no Oriente: 
"Uma radiação espiritual que se manifestava como uma luz cegante, o rodeava", escreveu Motovilov. 
Em seus ensinamentos, Serafim enfatizava ser o Espírito Santo a Fonte de luz que transfigurava a alma dos místicos. Ele também ensinava a importância do servir e da pobreza. Em janeiro de 1833, foi encontrado morto no chão de sua cela com suas roupas queimadas por uma vela que havia caído de suas mãos e com a face voltada para o ícone da Virgem na parede de sua cela. Foi canonizado em 1903 pela Igreja Ortodoxa Russa.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (9)

João 20:19-31

19 Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 20 Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 E Jesus lhes disse mais uma vez: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.” 22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos". 24 Contudo, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos, no entanto, anunciaram-lhe: “Nós vimos o Senhor!” Mas ele respondeu-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei.” 26 Após oito dias, os discípulos estavam reunidos ali outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 27 Então dirigiu-se a Tomé, dizendo: “Coloca o teu dedo aqui; vê as minhas mãos. Estende tua mão e coloca-a no meu lado. Agora não sejas um incrédulo, mas crente.” 28 E Tomé confessou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Ao que Jesus lhe afirmou: “Tomé, porque me viste, acreditaste? Bem-aventurados os que não viram e creram!” 30 Verdadeiramente Jesus realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição, no 6º Tom
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, de pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Tropárion da Pré-Festa, Tom 4
Prepare-te, ó Zebulon! / Adorna-te, ó Neftali! Ó Rio Jordão, levanta-te, / e saltitando de alegria, recebe o Mestre que vem para ser batizado! Rejubila-te, ó Adão, com nossa primeira mãe! Não te escondas como antes no paraíso; / pois Aquele que te viu nu apareceu, / para te vestir com tua vestimenta primordial. // Cristo apareceu, desejando renovar toda a criação!

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion de São Serafim de Sarov, Tom 4
Desde a tua juventude tu amaste a Cristo, ó abençoado, / e desejando ardentemente trabalhar somente para Ele / tu lutaste no deserto com constante oração e trabalho; / e tendo adquirido amor por Cristo com compunção de coração, / tu mostraste ser o amado favorito da Mãe de Deus. / Portanto, clamamos a ti: // Salve-nos por tuas orações, ó Serafim, nosso santo pai.

Kondákion da Ressurreição, Tom 6
Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas / com Sua mão vivificante, / Cristo nosso Deus, concedeu a Ressureição à raça humana. / Pois, Ele É o Salvador de todos, / a Ressureição e a vida // e o Deus de todos.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Kondákion de São Serafim de Sarov, Tom 2
Tendo deixado a beleza do mundo / e o que há de corrupto nele, ó Santo, / tu te estabeleceste no Mosteiro de Sarov. / E tendo vivido ali uma vida angelical, / tu foste para muitos o caminho da salvação. / Portanto, Cristo te glorificou, ó Pai Serafim, / e te enriqueceu com o dom de cura e milagres. / E assim clamamos a ti: // Alegra-te, ó Serafim, nosso santo pai.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Tom 4: Nas águas correntes do Jordão hoje / o Senhor clamou a João: / Não tenha medo de me batizar, / pois vim para salvar Adão, // o homem primogênito.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Hino à Vigem: Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon, no 6º Tom

R. Salva, Senhor, o Teu povo,
E abençoa a Tua herança. (Sl. 27:9)

V. A Ti, Senhor, ergo a minha voz, meu Deus, 
Tu que És o meu Rochedo, escuta a minha súplica! (Sl. 27:1)

No 7º Tom: 

Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos

Coro: Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos

2 Timóteo 4:5-8

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Aleluia, no 8º Tom

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe.

Faze resplandecer o teu rosto sobre nós e tem piedade de nós.

No mesmo tom: Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor; em Seus mandamentos ele se deleitará muito.

Marcos 1:1-8

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; como está escrito nos profetas:

“Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.”

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. E João andava vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: “Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.”

HOMILIA



Aplainai Os Caminhos Do Senhor

Vejamos o que se prega a respeito da vinda de Cristo. Para começar, encontramos escrito em João: "Uma voz grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai os seus caminhos." O que segue se refere expressamente ao Senhor e Salvador, pois foi ele e não João quem elevou os vales. Que cada um considere o que era antes de aderir à fé, e perceberá que era um vale profundo, um vale escarpado, um vale que se precipitava no abismo.

Mas quando veio o Senhor Jesus e enviou o Espírito Santo como seu lugar-tenente, todos os vales se elevaram, e se elevaram graças às boas obras e aos frutos do Espírito Santo. A caridade não consente em que subsistam em ti vales; e se também possuis a paz, a paciência e a bondade, não somente deixarás de ser vale, mas também começarás a ser “montanha” de Deus.

Diariamente podemos comprovar como estas palavras: elevem-se os vales, encontram sua plena realização nos pagãos; e como no povo de Israel, despojado agora de sua antiga glória, cumprem-se estas outras: "Desçam os montes e as colinas." Este povo foi em outro tempo um monte e uma colina, mas foi abatido e derrubado. Porque eles caíram, a salvação passou para os gentios, para dar inveja a Israel. Contudo, se disseres que estas montanhas e colinas abatidas são as potências inimigas que se erguem contra os mortais, não está dizendo nenhum desatino. De fato, para que estes vales de que falamos sejam nivelados, será necessário um trabalho de desmonte nas potências adversas, nos montes e colinas.

Porém, vejamos se a profecia seguinte, relativa à vinda de Cristo, teve também o seu cumprimento. De fato afirma: "Que endireite-se o que é torto". Cada um de nós estava torcido – digo que estava, supondo que não permaneça no erro –, e, pela vinda de Cristo, a nossa alma ficou endireitada de tudo o que era torcido. Porque de que te adiantaria que Cristo tenha vindo na carne, se não vier também a tua alma? Oremos para que a sua vinda seja uma realidade diária em nossas vidas, e possamos exclamar: "Eu vivo, porém já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim."

Veio, pois, meu Senhor Jesus, e raspou tuas asperezas e igualou tudo o que era pedregoso, a fim de traçar em ti um caminho sem obstáculos, pelo qual Deus Pai pudesse chegar a ti com comodidade e dignamente, e Cristo o Senhor pudesse fixar em ti sua morada e dizer-te: "Meu Pai e eu viremos a ele, e nele faremos a nossa morada."

Orígenes, Presbítero de Alexandria, (Século 3)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário