quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

30ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


04 de Janeiro de 2023 (CC) 22 de Dezembro de 2022 (CE)
Santa Anastásia, Consoladora dos Cativos, megalomártir (fim do séc. III).
Jejum da Natividade
Tom 4



Esta Santa Mártir, natural de Roma, era uma jovem muito gentil, rica e poderosa, filha de Pretextatus e de Fausta. Sua mãe a iniciou desde logo na fé e virtudes cristãs. Anastásia casou-se quando ainda era ainda muito jovem com um homem chamado Publius Patricius, um fanático, idólatra, de vida licenciosa e torturador de cristãos. Por isso, a santa não havia se batizado ainda, mas exercitava-se numa vida cristã muito ativa: vestia-se com roupas simples e velhas, ia às prisões para visitar os mártires cristãos que lá se encontravam em situação de sofrimento ajudando-os com comida, roupa ou dinheiro. Depois que seu marido faleceu ela passou a dedicar-se ainda com mais afinco a estas atividades. Tratava os ferimentos dos mártires, libertava-os das correntes que os feria e os consolava em suas angústias. 
Através da intercessão de Santa Anastásia, muitos alcançaram de Deus a cura de suas enfermidades. Sua fama rapidamente se espalhou por muitos lugares, e logo chamou a atenção do imperador Diocleciano que ordenou sua prisão. Anastásia, depois de suportar vários e terríveis tormentos, foi jogada ao fogo e entregou sua alma a Deus no ano 290 de nossa era.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 10:1-18

Irmãos, a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: 

"Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram." Então disse: 

“Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade.”

Como acima diz: "Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram" (os quais se oferecem segundo a lei).

Então disse: “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. E também o Espírito Santo disto nos testifica, porque depois de haver dito:

“Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos;” acrescenta:

“E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.”

Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.

Marcos 10:11-16

11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério. 13 Então lhe traziam algumas crianças para que as tocasse; mas os discípulos o repreenderam. 14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. 15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. 16 E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas.     

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário