domingo, 9 de julho de 2023

5º Domingo Depois de Pentecoste

 
09 de Julho de 2023 (CC) / 26 de Junho (CE)
Aparição em Tikhvin do Ícone da Santíssima Mãe de Deus
São Davi de Tessalônica; São João, bispo de Goths; 
Dionisio, Arcebispo de Suzdal;  João, Paulo e Galicanus de Roma; Brannock de Braiton; 
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 4


O Ícone da Mãe de Deus de Tikhvin, segundo a tradição, é um dos ícones escritos pelo Santo Discípulo e Evangelista Lucas. No século V, foi transferido de Jerusalém para Constantinopla, onde a igreja de Blakhernae foi construída para isso. 
No ano de 1383, 70 anos antes da tomada de Constantinopla pelos turcos, o ícone desapareceu da Igreja e reapareceu em meio a uma luz radiante sobre as águas do Lago Ladoga. Milagrosamente tomado de um lugar para outro, permaneceu perto da cidade de Tikhvin. No local da aparição do ícone foi construída uma igreja de madeira em homenagem à Dormição (Uspenie) da Mãe de Deus. Através do zelo do Grande Príncipe Vasilii Ivanovich (1505-1533), no lugar da igreja de madeira foi construída uma igreja de pedra. Em 1560, por ordem do czar Ivan, o Terrível, um mosteiro masculino foi estabelecido perto da igreja e cercado por um muro de pedra. 
Durante os anos 1613-1614, o exército sueco, tendo conquistado Novgorod, mais de uma vez tentou destruir o mosteiro, mas pela intercessão da Mãe de Deus o mosteiro foi salvo. Assim, uma vez, quando o exército sueco se aproximava, sendo já visível, os monges decidiram fugir do mosteiro levando consigo o ícone milagroso, mas não conseguiram retirá-lo do seu lugar. Este milagre os deixou desanimados e eles permaneceram no mosteiro, esperando a intercessão da Mãe de Deus. Um número insignificante de defensores do mosteiro repeliu com sucesso o inimigo numericamente maior. Os suecos invasores encontraram então um numeroso exército russo, vindo de Moscou, como algum exército celestial, e eles fugiram. Emissários imperiais chegaram ao mosteiro depois da vitória milagrosa sobre os suecos. Levando uma cópia do ícone milagroso, partiram para a aldeia de Stolbovo, a 50 verstes (pouco mais de 50 km) de Tikhvin, onde em 10 de fevereiro de 1617 a paz foi concluída com os suecos. A principal promessa de paz do lado russo estava na cópia transferida do ícone milagroso. Posteriormente, essa cópia foi levada para Moscou e colocada na catedral de Uspensk e, a pedido do povo de Novgorod, envolvido na guerra com os suecos, foi enviada para Novgorod e colocada na catedral de Sophia. 
A festa do Ícone da Mãe de Deus de Tikhvin, glorificada por inumeráveis ​​milagres em toda a Rússia, foi estabelecida pela Igreja em memória de sua aparição milagrosa e a derrota de inimigos pela intercessão da Mãe de Deus. 
Comemoração de São Davi
São Davi de Tessalônica iniciou sua vida ascética no mosteiro dos Santos Mártires Theodoro e Mercurius. Inspirado pelo exemplo do Estilita, vivia em uma amendoeira em oração constante, mantendo rigoroso jejum mesmo sob intenso calor ou frio. E assim permaneceu por três anos, até que um anjo lhe disse para vir para baixo.

São Davi recebeu de Deus o dom de operar prodígios, e, assim, curou a muitos enfermos.

Um dia, durante a celebração da Divina Liturgia, o Imperador percebeu que Davi não usava o turíbulo, mas que trazia as brasas acessas em suas mãos e que as brasas não lhe causavam dano algum. Espantado, o Imperador deixou seu lugar e se prostrou perante Davi.

Este santo asceta também dava conselhos espirituais a todos os que vinham ter com ele. Tendo atingido a “apathéia” (a vida sem passionalidade), dormiu pacificamente no Senhor, no ano 540. 
São João, Bispo de Goths 
São João é venerado nas igrejas do Oriente, mais que no Ocidente, devido à sua corajosa oposição aos iconoclastas. Era natural da região norte do Mar Negro, que compreendia a Criméia, e seu avô era um legionário armênio, Em 761, o então Bispo de Goths, uma importante cidade da região, aderiu à iconoclastia para ficar bem aos olhos do Imperador Constantino Coprônimo, que apoiava estas idéias e se dispunha a abolir as santas imagens.  
A adesão do bispo ao movimento iconoclasta foi recompensada com uma promoção ao posto mais elevado de Heraclea. Seus diocesanos, porém, mais ortodoxos que seu bispo, passaram a ignorá-lo como tal e, para o seu lugar, elegeram o bispo João, As autoridades aprovaram a eleição, mas os moradores de Goths tiveram de esperar pelo retorno do novo bispo que se encontrava em Jerusalém onde passou por três anos.  
Ao assumir a Sede, ele escreveu uma defesa da veneração que se dispensava às imagens e relíquias sagradas, bem como, sobre a prática de invocar aos santos, Sob a regência da Imperatriz Irene, foi suspensa a proibição contra as imagens sagradas e o bispo João pode então ir a Constantinopla para assistir ao Sínodo convocado por São Tarásios.  
Ao retornar para a sua diocese, o trabalho do bispo João foi interrompido pela súbita invasão do «khazars», após a denúncia de um traidor, o prelado foi capturado e levado prisioneiro para o acampamento do inimigo guerreiro.  
Não obstante, escapou ao ser informado de que o chefe dos invasores «khazars» havia morrido na cidade subjugada, voltou-se para os seus amigos e lhes disse: «Eu também vou deixar este mundo em quarenta dias, e colocarei diante de Deus a minha causa contra o guerreiro que nos subjugou».  
A primeira parte de sua profecia se cumpriu à letra: quarenta dias depois, expirou tranquilamente. Seu corpo foi levado para o seu país de origem, pelo bispo Jorge de Amastris, e depositado no monastério de Partenite na Crimeia.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
MATINAS (V)

Lucas 24:12-35

Fragmento 113 - Naquela hora, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus Se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não O reconheceram. Então Ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. E um deles, chamado Cleópas, respondeu-Lhe: És Tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-Lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades O entregaram para ser condenado à morte, e O crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro e, não achando o corpo d’Ele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar Ele vivo. Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a Ele, porém, não O viram. Então Ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, Ele fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Então, se lhe abriram os olhos, e O reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
As santas mulheres discípulas do Senhor, / recebendo do Anjo a boa-nova da Ressurreição / correram orgulhosas / dizer aos Apóstolos: / “a morte está vencida, / pois Cristo nosso Deus ressuscitou, // concedendo ao mundo a Sua infinita misericórdia”.

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!
 
Kondákion da Ressurreição
Meu Salvador e Libertador, / como Deus Tu libertaste de suas amarras aqueles nascido na terra, /e partiste em pedaços os portões do Inferno, / e ressuscitaste ao terceiro dia
// como Mestre.
 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Prokímenon

R. Ó, Senhor, quão harmoniosas são as Tuas obras!
Feitas, todas, com sabedoria. (Sl. 103:24)

V. Bendiz ó minha alma ao Senhor,
Senhor meu Deus, Tu és infinitamente grande! (Sl. 103:1)


Romanos 10:1-10

Fragmento 103 - Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Pois Cristo é o fim da Lei para justificar a todo aquele que crê. Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da Lei viverá por ela. Mas a justiça que vem da fé diz assim: 

“Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?” (isto é, a trazer do alto a Cristo;) ou: “Quem descerá ao abismo?” (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos). 

Mas que diz? 

“A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração”; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.  


Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Cinge a Tua espada, com majestade e esplendor,
Cavalga vitorioso, pela causa da verdade e da justiça. 

Amaste a justiça e detestaste a iniquidade,
Por isso Deus Te ungiu com o óleo da alegria.
  
Mateus 8:28-9:1

Fragmento 28 - Naquela época, Jesus visitou a Província dos Gadarenos. Saíram-Lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós Contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos. E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E Ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados. E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-O, rogaram-Lhe que Se retirasse dos seus termos. E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário