Deposição da Preciosa Veste da Ss. Mãe de Deus em Blaquerne (458);
Fócio, Metropolita de Kiev; Juvenal Patriarca de Jerusalén;
Juvenal, Protomártir de América e Alaska; João Maximovich de Shangai e São Francisco; Synaxis da Mãe de Deus dos Órfãos.
Tom 4
Durante os anos do reinado do Imperador bizantino Leão, o Grande, o macedônio (457-474), os irmãos Galbius e Candidus, associados do Imperador, partiram de Constantinopla para a Palestina para adorar nos lugares sagrados. Em um pequeno povoado perto de Nazaré, eles pararam para pernoitar na hospedaria de uma certa judia muito idosa. Em sua casa, a queima de velas e o incenso fumegante chamaram a atenção dos peregrinos. Para suas perguntas, sobre que tipo de coisa sagrada havia em sua casa, a mulher piedosa por um longo tempo não quis dar uma resposta, mas, depois de pedidos persistentes, ela respondeu, que com ela estava um item sagrado muito precioso - o Robe da Mãe de Deus, do qual ocorreram muitos milagres e curas. A Virgem Santíssima, antes do tempo de Sua Dormição ("Repouso"), legou uma de suas vestes a uma piedosa donzela judia da linhagem familiar desta casa, depois de instruí-la a entregá-la após a morte a outra virgem. Assim, de geração em geração, o manto da Mãe de Deus foi preservado nesta família.
O baú de jóias, contendo o manto sagrado, foi transferido para Constantinopla. São Genádios, Patriarca de Constantinopla (†471), e o Imperador Leão, tomando notícia da descoberta sagrada, convenceram-se da incorruptibilidade do santo manto e, com tremor, confirmaram sua autenticidade. Em Blaquerne, perto do litoral, foi erguida uma nova igreja em honra da Mãe de Deus. Em 2 de junho de 458, São Genádios, em grande solenidade, transferiu o manto sagrado para a igreja de Blaquerne, colocando-o dentro de um novo relicário.
Posteriormente, no relicário, juntamente com o manto da Mãe de Deus, foi colocado também Seu homofórion (um sobre-manto) e parte de sua faixa de cinto. Esta circunstância também estabeleceu seu selo sobre a iconografia Ortodoxa da festa, em conjugar os dois eventos: A Colocação da Túnica e a Colocação da Faixa-Cinturão da Mãe de Deus em Blaquerne. O peregrino russo Stefan Novgorodets, visitando Tsar'grad (Constantinopla) por volta do ano de 1350, testemunha:
"Chegamos a Blaquerne, onde jaz o manto sobre um altar-trono em um relicário impresso".
Mais de uma vez, durante a invasão de inimigos, a Santíssima Mãe de Deus salvou a cidade, à qual Ela entregou seu santo manto. Assim aconteceu durante o tempo do cerco de Constantinopla pelos ávaros em 626, pelos persas - em 677 e pelos árabes - no ano 717 e em 860 pelos russos, que anos mais tarde, vieram a se converter, sendo batizada a nação inteira em grande evento, o qual entrou para a história com o nome de "O Batismo de Kiev", ou "Batismo da Rússia".
Leituras Comemorativas
Hebreus 9:1-7
Lucas 10:38-42; 11:27-28
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Romanos 9:1-5
Fragmento 100 - Irmãos, falo a verdade em Cristo, não minto, minha consciência testifica-me no Espírito Santo, a grande tristeza que tenho em mim e constante tormento ao meu coração: Eu mesmo gostaria de ser excomungado de Cristo por meus irmãos, meus parentes na carne, isto é, os israelitas, a quem pertence a adoção e glória e pactos e estatutos e adoração e promessas; deles são os pais, e deles está o Cristo segundo a carne, o Qual É sobre todos, Deus bendito para sempre.
Fragmento 100 - Irmãos, falo a verdade em Cristo, não minto, minha consciência testifica-me no Espírito Santo, a grande tristeza que tenho em mim e constante tormento ao meu coração: Eu mesmo gostaria de ser excomungado de Cristo por meus irmãos, meus parentes na carne, isto é, os israelitas, a quem pertence a adoção e glória e pactos e estatutos e adoração e promessas; deles são os pais, e deles está o Cristo segundo a carne, o Qual É sobre todos, Deus bendito para sempre.
Comemoração da Deposição da Preciosa Veste da Ss. Mãe de Deus
Hebreus 9: 1-7
Fragmento 320 - Irmãos, a primeira aliança tinha um decreto sobre a adoração e um santuário terrestre; pois no primeiro tabernáculo construído, havia uma lâmpada, uma mesa e os pães da proposição, chamado de lugar Santo. Atrás do segundo véu estava um tabernáculo chamado Santo dos Santos, que tinha um incensário de ouro e a Arca da Aliança revestida de ouro em todos os lados, onde havia um vaso de ouro com o maná, a vara de Aarão que tinha florescido e as Tábuas da Aliança; e acima dela os Querubins da Glória cobrindo o local da purificação; o qual não precisa ser discutido em detalhes agora. Com este arranjo, os sacerdotes sempre entram no primeiro tabernáculo para realizar os serviços divinos; e no segundo - uma vez por ano apenas o sumo sacerdote sozinho, não sem sangue, que ele traz para si e pelos pecados da ignorância do povo.
Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos. E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa; Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço, Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se. E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país.
Comemoração da Deposição da Preciosa Veste da Ss. Mãe de Deus
Lucas 10:38-42; 11:27-28
Fragmento 54 - Naquela época, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em Sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a Sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se Te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Ora, enquanto Ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que Te trouxe e os peitos em que Te amamentaste. Mas Ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.
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COMENTÁRIO
“Realmente, para Deus a morte é um sono”
Todas as perícopes evangélicas, caríssimos irmãos, nos oferecem os grandes bens da vida presente e da futura. Porém a leitura de hoje é um compêndio perfeito de esperança, e a exclusão de qualquer motivo de desesperação.
Porém, falemos do chefe da sinagoga, que, enquanto conduz Cristo à cabeceira de sua filha, deixa o caminho desimpedido para que a mulher se aproxime dele. A leitura evangélica de hoje começa assim: Aproximou-se um chefe da sinagoga, e ao vê-lo se lançou aos seus pés, rogando-lhe com insistência: Senhor, minha filha está nas últimas; vem, coloca as mãos sobre ela, para que seja curada e viva. Conhecedor do futuro como era, a Cristo não lhe estava oculto que haveria o encontro com a sobredita mulher: dela o chefe dos judeus haveria de aprender que a Deus não há necessidade de mudá-lo de lugar, nem levá-lo pelo caminho, nem exigir-lhe uma presença corporal, mas crer que Deus está presente em todos os lugares, integralmente e sempre; que pode fazê-lo somente com uma ordem, sem esforço; infundir ânimo, não deprimi-lo; afugentar a morte não com a mão, mas com o seu poder; prolongar a vida não com a arte, mas com o mandato.
Minha filha está nas últimas; vem. Que é como se dissesse: Ainda conserva o calor da vida, ainda se percebem sintomas de animação, ainda respira, ainda o Senhor da casa tem uma filha, ainda não desceu à região dos mortos; portanto, apressa-te, não deixes que a sua alma se vá. Em sua ignorância, creu que Cristo somente podia ressuscitar a morta se a tomasse pela mão. Esta é a razão pela qual Cristo, quando, ao chegar a casa, viu que choravam pela menina como perdida, para mover à fé aos pensamentos infiéis, disse que a menina não estava morta, mas adormecida, para infundir-lhes esperança, pensando que era mais fácil despertar do sono que da morte. A menina, disse, não está morta, mas dorme.
E realmente, para Deus a morte é um sono, pois Deus devolve mais rapidamente à vida um homem que desperta do sono (da morte) do que a um adormecido; e Deus demora menos em infundir o calor vivificante a alguns membros frios com o frio da morte do que pode tardar um homem em infundir o vigor aos corpos sepultados no sono. Escuta ao apóstolo: Em um instante, num abrir e fechar de olhos os mortos despertarão. O bem-aventurado apóstolo, ao não usar palavras capazes de expressar a velocidade da ressurreição, recorreu aos exemplos. Porque, como poderia imprimir agilidade ao discurso ali onde a potência divina se adianta inclusive a essa própria agilidade? Ou em que sentido poderia expressar-se em categorias de tempo, ali onde nos é concedido uma realidade eterna não submetida ao tempo? Assim como o tempo deu lugar para a temporalidade, assim a eternidade excluiu o tempo.
São Pedro Crisólogo (séc. V)
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