sexta-feira, 14 de julho de 2023

6ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

14 de Julho de 2023 (CC) / 01 de Julho (CE)
Santos e Anárgiros Cosme e Damião, Mártires em Roma († 284)
Tom 4



Os Santos Anárgiros (que não aceitam dinheiro) eram irmãos e originários de Roma. Estudaram medicina, não como uma profissão lucrativa, mas como uma missão filantrópica. Estes santos não aceitavam dinheiro, de pobres ou ricos, como pagamento por seu trabalho. Mas dedicavam-se, preferencialmente, ao atendimento aos pobres, pois, como diziam, «uma cabana tem mais necessidades que um palácio». Mas, quando curavam algum rico enfermo e este insistia em lhes retribuir com algum dinheiro, os santos indicavam um pobre que estivesse enfermo para que o dinheiro fosse levado a ele. E Deus abençoava o ofício destes santos médicos com extraordinária e milagrosa força. Isso, no entanto, despertou à inveja de outros médicos, especialmente no próprio mestre deles, que os detestava por serem cristãos.
O invejoso professor dos santos irmãos, sob o pretexto de recolher ervas curativas, levou-os para a montanha, onde foram apedrejado até a morte. Os Santos Cosme e Damião glorificaram a Deus com seus martírios no ano 284 dC. Suas memórias permanecem eterna na Igreja na terra e suas foram para o Reino do Senhor, onde vivem eternamente na glória e na alegria.

Tropárion
Ó Santos anárgiros e taumaturgos Cosme e Damião, / visita-nos em nossas enfermidades. / Porque gratuitamente recebeste a Graça do Alto, // nós vos suplicamos que intercedam ante Cristo Deus para que nos envie Sua Graça. 
Leituras Comemorativas 
1 Coríntios 12:27-13:8
Mateus 10:1,5-8 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 4:5-8

Fragmento 130B - Irmãos, não julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o Qual iluminará o que está oculto nas trevas e revelará os desígnios do coração, e então haverá louvor da parte de Deus para todos. Isso, irmãos, eu acrescentei a mim mesmo e a Apolo por amor de vós, para que aprendais conosco a não ir além do que está escrito, e não a se exaltar um ante o outro. Pois quem te distingue? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 8 Já estais fartos! já estais ricos! Sem nós já chegastes a reinar! E tomara reinásseis de fato, para que também nós reinássemos convosco!

Mateus 13:44-54

Fragmento 55 - O Senhor disse esta parábola: O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim o Reino dos Céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Igualmente o Reino dos Céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. E Ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, Se retirou dali. E, chegando à Sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário