26 de Julho de 2023 (CC) / 13 de Julho (CE)
Sinaxe do Arcanjo Gabriel;Santo Estêvão, do Mosteiro de São Savas (724),
Juliano, Bispo de Cenomanis (Le Mans), na Gália. (Séc. I)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 6
A Sobor do Arcanjo Gabriel é comemorada no dia seguinte à Anunciação (Blagoveschenie), ie. 26 de março. Esta festa é comemorada pela segunda vez em 13 de julho. A razão de sua criação se deu, provavelmente, por causa da dedicação no século XVII, de uma igreja em Constantinopla, construída em nome do Santo Arquistrategos (Chefe das Hostes Celestiais).
O Arcanjo Gabriel foi escolhido pelo Senhor para anunciar à Virgem Maria a Encarnação do Filho de Deus, a partir Dela, para grande regozijo de toda a humanidade. Portanto, no dia após a Festa da Anunciação (dia em que a Toda Pura Virgem é glorificada), damos graças ao Senhor e podemos venerar Seu mensageiro Gabriel, um dos que contribuíram para o mistério da nossa salvação.
Gabriel, o Santo Archistrategos, é um fiel servo do Deus todo-Poderoso. Ele anunciou a futura Encarnação do Filho de Deus para os do Antigo Testamento; inspirou o Profeta Moisés a escrever o Pentateuco (cinco primeiros livros do Antigo Testamento); ele anunciou as vindouras tribulações do Povo Escolhido ao Profeta Daniel (Dan. 8:16, 9:21-24); ele apareceu a Santa Anna (25 de julho) trazendo a notícia de que ela daria à luz a Virgem Maria.O Santo Arcanjo Gabriel ficou com a Santíssima Virgem Maria, quando Ela era uma criança, no Templo de Jerusalém, e zelava por ela durante toda a Sua vida terrena. Ele apareceu ao Sacerdote Zacarias, para predizer o nascimento do Precursor de jesus, João Batista.O Senhor o enviou a são José, o Noivo, em um sonho, para lhe revelar o mistério da Encarnação do Filho de Deus, desde a Toda-Pura Virgem Maria, e também lhe revelou as ímpias intenções de Herodes, ordenando José a fugir para o Egito com o Divino Bebê e Sua Mãe.Quando o Senhor orava no Jardim do Getsêmani, antes de Sua Paixão, o Arcanjo Gabriel, cujo nome significa "Homem de Deus" (Lc. 22:43), foi enviado do Céu para fortalecê-lo.As Mulheres Mirróforas ouviram do Arcanjo a alegre notícia da Ressurreição de Cristo (Mt.28:1-7, Marcos 16:1-8).Consciente das múltiplas aparições do Santo Arcanjo Gabriel e de seu zelo por fazer a vontade de Deus, e confessando a sua intercessão perante o Senhor em favor dos Cristãos, a Igreja Ortodoxa, exorta seus filhos a orar ao grande Arcanjo com a fé e o amor.A Sinaxe do Santo Arcanjo Gabriel também é comemorada em 13 de julho. Todos os anjos são comemorado no dia 8 de novembro.Tropárion Tom 4Gabriel, o comandante das hostes celestiais, / nós, que somos indignos, rogamos-te / que por tuas orações, acolha sob as asas de tua glória imaterial, / e fielmente ampare a nós que prostrados, clamamos: / "Livra-nos de todos os males, posto que tu és o comandante das Hostes Celestes."Kondákion Tom 8Comandante supremo Gabriel, / tu és servo e glorioso intercessor / ante a Digníssima, Onipotente, Mais que Resplandecente, Infinita e Temível Trindade. / Ora incessantemente para que possamos ser libertos de todas as tribulações e angústias, / de modo que possamos exclamar: / "Rejubila-te, ò Protetor de teus servos!"
Fonte: Igreja Ortodoxa na América
Santo Estêvão, Comemorado em 13 de julho e 28 de outubro
O Monge Estêvão Sabates, sobrinho de São João de Damasco (4 de Dezembro), nasceu no ano de 725. Com apenas 10 anos de idade ingressou na Lavra de São Savas e passou toda a sua vida neste mosteiro, por vezes, saía para o deserto para para praticar a ascese em solidão. Ao monge Estêvão foi concedido os dons de operar maravilhas e da perspicácia: curava os expelia os demônios dos doentes, e discernia os pensamentos daqueles que vinha até ele em busca de conselho. Estêvão morreu no ano 724, prevendo antecipadamente o dia da sua morte. A vida do monge foi compilada por seu aluno Leôncio.
Comemoração de São Juliano
O Apóstolo Pedro o consagrou bispo e o enviou para a Gália pagã, onde São Juliano suportou grandes misérias, mas conseguiu converter muitas pessoas à fé de Cristo.
Juliano também batizou o Príncipe Defenson, o qual se converteu de tal modo, que tratava todos os negócios do seu reino à luz da verdadeira fé.
Tropárion
São Juliano, tu que operaste maravilhas,
Intercede junto ao Deus Misericordioso
Para que Ele nos conceda o perdão
E a salvação de nossas almas.
Leituras BíblicasHebreus 2:2-10Lucas 10:16-21
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 10:12-22
Fragmento 145 - Irmãos, aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que Ele?
Mateus 16:20-24
Fragmento 68 - Naquela época, Jesus ordenou a Seus discípulos que não contassem a ninguém que Ele era o Cristo. Desde então, Jesus começou a manifestar a Seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. Pedro então começou a interpelar-Lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não Te acontecerá! Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para Mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens! Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário