sábado, 22 de julho de 2023

7º Sábado Depois de Pentecostes

22 de Julho de 2023 (CC) / 09 de Julho (CE)
São Pancrácio (Séc. I)
Tom 5


Pancrácio era natural de Antioquia e viveu na época dos apóstolos. Ainda jovem, foi com seus pais à Jerusalém e lá se batizou. Logo após a morte de seus pais, Pancrácio desejava dedicar-se de alma inteira a Cristo e à propagação de seu Evangelho. No entanto, como fazê-lo se herdara toda a riqueza de seus pais? A resposta Pancrácio encontrou nas próprias palavras do Senhor:

«Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!» (Mt 19:21)

De fato, Pancrácio pôs em prática esta exigência: libertou os escravos, repartiu todos os bens com os pobres e, livre de todas as preocupações existenciais, dedicou-se exclusivamente à propagação da Palavra do Evangelho.

Seguiu São Pedro e São Paulo em Antioquia e em Kilikίa encontrou o Apóstolo São Paulo que lhe nomeou bispo de Tabromenίu na Sicília. São Pancrácio foi notável neste cargo, destacando-se por suas virtudes como um perfeito pastor, ensinando e servindo com amor seus fiéis. Com sua pregação, à luz do conhecimento de Deus, chamou a atenção do povo que o escutava. Muitos, convertidos à fé cristã através de suas pregações, passavam a segui-lo, inclusive o soberano do lugar, de nome Bonifácio. Fundou neste lugar um santo templo para o culto cristão.

No entanto, sua notabilidade chamou a atenção dos judeus e idólatras que, movidos pela inveja de seu trabalho evangélico, mataram Pancrácio enquanto este orava por eles.
Tropárion de São Pancrácio, Bispo de Taormina, Tom 4
Compartilhando dos caminhos dos Apóstolos/ e lhes sucedendo em seus tronos / viste em tua atividade um portal para a visão divina,/ ó Divinamente Inspirado./ Portanto, ordenando a palavra da verdade,/ tu sofreste pela Fé até o derramamento de teu sangue. // Ó hieromártir Pancrácio, roga a Cristo Deus, que salve as nossas salvas.
Kondákion, Tom 4
Tu te revelaste uma brilhante estrela para o povo de Taormina, ó Pancrácio, / e também foste revelado um sofredor por Cristo. // De pé agora diante D'Ele, ora por aqueles que te honram, ó abençoado.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 12:1-3

Fragmento 108 - Irmãos, imploro-vos com a misericórdia de Deus, apresentai os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, pelo vosso culto inteligente, e não vos conformeis com esta era, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual é a vontade de Deus, boa, agradável e perfeita. Segundo a graça que me foi concedida, digo a cada um de vós: não pense mais de si mesmo do que deveria; mas pense modestamente, de acordo com a medida de fé que Deus deu a cada um.

Mateus 10:37-11:1

Fragmento 39 - O Senhor disse: Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após Mim, não é digno de Mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de Mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a Mim Me recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Àquele que Me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado ainda que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos Seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário