terça-feira, 11 de julho de 2023

6ª Terça-feira Depois de Pentecostes

11 de Julho de 2023 (CC) / 28 de Junho (CE)
Transferência das relíquia dos Santos Ciro de Alexandria e João de Edessa († 292)
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 4


A transferência das relíquias dos Santos Mártires, filantropos e milagrosos, Ciro e João, da cidade de Konopa, perto de Alexandria (onde estes Santos padeceram no ano de 311) para a aldeia vizinha de Manuphin, se deu no ano 412. Esta aldeia egípcia era tida por todos como mal-assombrada, já que antigamente havia ali um templo pagão que era residência de espíritos malignos. O Patriarca Theophilos (385-412) quisera purificar aquele lugar de demônios, mas ele morreu. Seu desejo foi cumprido por seu sucessor na Cátedra Alexandrina, o Santo Patriarca Cirilo (412-444). São Cirilo orou fervorosamente pela realização deste projeto. Um Anjo do Senhor lhe apareceu em uma visão e ordenou que as relíquias veneráveis ​​dos Santos Ciro e João fossem transferidas para Manuphin. Sua Santidade, o Patriarca Cirilo, fez o Anjo lhe dissera e construiu em Manuphin uma igreja em nome dos Santos Mártires. Desde, então, o lugar fora purificado dos poderes do inimigo, e pelas orações dos santos mártires Ciro e João começaram a ocorrer muitos milagres, curas de males e enfermidades.
O Santo Imperador Ciro era um notável médico na cidade de Alexandria, onde nasceu e cresceu. Ele era um cristão, e tratava todos os doentes de graça, não apenas oferecendo ajuda para doenças corporais, mas curando também enfermidades da alma, tais como causas de doenças corporais. Pregando o ensinamento do Evangelho, o santo médico converteu muitos pagãos a Cristo. Durante o tempo da perseguição por Diocleciano (284-305), São Ciro se retirou para o deserto da Arábia, onde assumiu a vida monástica, e continuou lá também para medicar as pessoas por sua oração, tendo recebido de Deus o dom para curar cada doença. 
Na cidade de Edessa nessa época vivia o soldado João, um cristão piedoso. Quando a perseguição teve início, João foi a Jerusalém e lá, ouvindo falar de São Ciro, começou a procurá-lo, indo primeiro a Alexandria e depois à Arábia. Tendo finalmente encontrado São Ciro, João de todo o coração se apegou a ele e tornou-se seu fiel seguidor. Eles tomaram conhecimento que no Egito, na cidade de Canopis, Atanásia Cristã e suas três filhas jovens haviam sido presas: Theoktista - 15 anos, Theodotia - 13 anos e Eudoxia - 11 anos. Os Santos Ciro e João apressaram-se em ajudá-las, temendo que o medo diante da tortura pudesse impeli-las a renunciar a Cristo. Eles as visitaram na prisão e as encorajaram a suportar o que estava diante delas. Sabendo disso, o Governador da cidade prendeu os santos Ciro e João e, convencendo-se de sua firme e destemida confissão de fé em Cristo, entregou-os a terríveis torturas diante dos olhos de Atanásia e suas filhas, que por sua vez bravamente suportaram todas as torturas e foram decapitadas. Depois deles, no mesmo lugar, foram executados os santos filantropos, Ciro e João (†311). 
Cristãos enterraram seus corpos na Igreja do Santo Discípulo e Evangelista MarkMarcos. No século V, as relíquias dos santos Ciro e João foram transferidas de Canopis para Manuphin. Mais tarde, suas relíquias foram transferidas para Roma, e de lá para Munchen (Munique).

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 1:1-9

Fragmento 122 - Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O Qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo Qual fostes chamados para a comunhão de Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Mateus 13:24-30

Fragmento 52A - O Senhor falou esta parábola: O Reino dos Céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

† † †

COMENTÁRIOS

Epístola

1: 2 Apesar da desordem, desunião, e erro entre os coríntios, o Apóstolo ainda os chama de "Igreja de Deus, santificados em Cristo e de santos" (separados para Deus).Batizados em Cristo, unidos com Ele, esta Igreja, por Sua misericórdia, é uma com os fiéis que estão em todos os lugares.

1: 3 A Graça é ilimitada, incondicional, é o amor incriado de Deus, dado livremente para aqueles que não o merecem. Paz é a nossa reconciliação com Deus e uns com os outros. A expressão "A paz esteja convosco", encontra-se repetidas vezes na Antigo Testamento, e é a saudação diária comum em todo o Oriente Médio. "A paz esteja convosco" na Divina Liturgia Ortodoxa está ligada à leitura do Evangelho, ao beijo da paz, e a oração do Senhor. Jesus deu aos discípulos o dom da paz, que é a presença do Espírito Santo (Jo 14:27; 20:19).

1: 4 Nada é tão agradável a Deus como a nossa gratidão por Sua graça, tanto para nós e para os outros.

1: 7 O Livro do Apocalipse mostra que, embora não sendo visto, o Senhor Jesus Cristo está presente até agora, e então aparecerá em glória. A segunda vinda
 de Cristo é um ponto principal no ensino de Paulo, pois que neste Seu Segundo Advento, a nossa salvação será claramente revelada e totalmente conhecida.

1: 4-9 Embora ele vai depois repreender severamente esta igreja, a garantia de Paulo sobre os seus dons e a vocação é sincero. Pela graça de Deus é dado à Igreja em todos os lugares, mesmo em Corinto.

Evangelho

13: 24-30 Esta parábola se baseia na anterior Parábola do Semeador. Aqui Cristo dá atenção para o inimigo que semeou a sua descendência entre a semente de Cristo. Como falsidade veio depois da verdade e falsos profetas vieram após os verdadeiros profetas, assim é que o anticristo virá depois do Cristo. Assim como o joio à primeira vista é semelhante ao trigo, também as modas do diabo e suas mentiras assemelham-se à verdade. A narrativa de que o diabo semeou enquanto os homens dormiam, indica que as heresias e mentiras brotam quando as pessoas estão apáticas.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário