domingo, 20 de agosto de 2023

11º Domingo Depois de Pentecostes

PÓS-FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO
20 de Agosto 2023 (CC) / 07 de Agosto (CE)
S. Mártir Domécio, o Persa e seus dois discípulos Narciso e Teodósio († 363); 
Pimen, o Jejuador e Pimen, o Enfermo; Mercúrio, Monge de Pechersk;
Encontro das Santas Relíquias de São Mitrofan,  Bispo de Voronezh;
Ss. Asterias; Horus; Potamia, Taumaturga; Nicanor Taumaturgo; Teodósio, o Novo; 
Sozon, da Nicomedia; 10,000 Ascetas de Tebas; José de Litínia.
Jejum da Dormição (Azeite é permitido))
Tom 2
 


O Santo Mártir Domécio era de origem persa e viveu no século IV, nos anos do Imperador Constantino, o Grande. Foi instruído na fé cristã por um cristão de nome «Uaros» e, quando os seus familiares ficaram sabendo, voltaram-se contra Domécio que se viu, então, obrigado a abandoná-los. 
Domécio ficou escondido na cidade de Niziba (na Mesopotâmia), na fronteira bizantina, e depois de receber o batismo num dos mosteiros, foi tonsurado monge e lá permaneceu isolado. Mais tarde, transferiu-se para o monastério dos Santos Sérgio e Baco, na cidade de Theodosiópolis, onde se aperfeiçoou em grande nível nas suas virtudes através do estudo e meditação dos Evangelhos.  
O monastério estava sob a direção de um Arquimandrita chamado Nurbelos – um rigoroso asceta. Este, percebendo a superioridade espiritual de Domécio, após ordená-lo diácono, quis elevá-lo ao sacerdócio. Porém, a luta de Domécio não objetivava cargos e títulos, ao contrário, buscava descobrir como fugir deles, pois aprendeu do Senhor Jesus Cristo a ser «humilde de coração», humilde, não no sentido comum do termo, mas nas disposições interiores. Por isso fugiu para uma montanha na Síria, na região de Cyr, e lá viveu numa caverna com seus dois discípulos.  
Certa vez, passava por aquele lugar o Imperador Juliano, o apóstata (361-363) que estava em viagem de campanha contra os persas. Por ordem do Imperador, seus soldados foram em direção a Domécio e, encontrando-o orando com seus discípulos no interior da caverna, os apedrejaram até à morte (+ 363).

Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (XI)

João 21:15-25

Fragmento 67 - Naqueles dias, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, tu Me amas mais do que estes? Disse-Lhe Pedro: Senhor, Tu sabes que eu Te amo. Disse-Lhe Jesus: Apascenta os Meus cordeiros. Ainda lhe disse outra vez: Simão, filho de Jonas, tu Me amas? Disse-Lhe Pedro: Senhor, Tu sabes que eu Te amo. Disse-lhe Jesus: apascenta as Minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, tu Me amas? Pedro entristeceu-se porque foi perguntado pela terceira vez: Tu Me amas? E disse-Lhe: Senhor, Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que eu Te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as Minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras jovem, te vestias a ti mesmo, e andavas aonde querias; mas, quando envelheceres, estenderás as tuas mãos, e outro te vestirá, e te levará para aonde não queres. E disse isto, significando de que morte Pedro iria glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-Me. E Pedro, voltando-se, vê andando atrás d’Ele o discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia, se recostara ao peito de Jesus, e que dissera: Senhor, Senhor, quem há de Te trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, Senhor, e o que será deste? Disse-lhe Jesus: Se Eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isto? Segue-Me tu. E fez-se ouvir essa palavra entre os irmãos de que aquele discípulo não havia de morrer. Mas Jesus não lhe disse que ele não morreria, mas: Se Eu quero que ele permaneça até que Eu venha, que te importa isto? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, muito mais coisas que Jesus fez; mas, e se cada uma delas fossem narradas detalhadamente, então, acho que o próprio mundo não acomodaria todos os livros escritos. Amém.

LITURGIA

Tropárion, Tom 2
Ó vida Imortal, sofrendo a morte, / esmagaste o Inferno com o fulgor de Tua Divindade. / E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra, / todos os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo: // “Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e Autor da Vida!”

Tropárion da Festa, Tom 7
Ó Cristo, nosso Deus, / que Te transfiguraste sobre o Monte Tabor, / mostrando aos Teus discípulos a Tua glória / tanto quanto lhes era possível contemplá-la, / faz brilhar também sobre nós a Tua luz eterna, / 
pelas orações da Mãe de Deus. // Ó Doador da Luz, glória a Ti!

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion de São Domécio, Tom 4 
Depois de se preparar com oração e jejum na montanha, / tu destruíste as hostes dos inimigos espirituais com a arma da Cruz. / Tu bravamente te armaste novamente para o martírio / E por ambos tu foste coroado por Deus, // ó sempre memorável e venerável mártir Domécio.

Kondákion da Ressurreição, Tom 2
Tu ressuscitaste do túmulo, ó Poderosíssimo Salvador, / e com esse portentoso sinal, o Inferno ficou chocado de medo, / os mortos ressuscitados, Adão e a Criação vendo isto, se rejubilam em Ti // e o mundo, ó meu Salvador, Te louva, para sempre.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Tom 6: Tendo rejeitado completamente as coisas corruptíveis / e pensamentos que atraem para as profundezas, ó venerável mártir Domécio, / tu te mostraste um grande líder de monges, / transformando a ira do rei em medo / que não desejava adorar a Cristo como o verdadeiro Deus. / Portanto, repousaste cantando o hino: / Deus está comigo, // e ninguém está contra mim!

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kondákion da Festa, Tom 7
Tu Te transfiguraste sobre o Monte, ó Cristo, nosso Deus, / revelando a Tua glória aos Teus discípulos, / tanto quanto lhes era possível contemplá-la, / a fim de que, quando Te vissem crucificado, / compreendessem que aceitaste livremente a Tua Paixão, // e anunciassem ao mundo que És, em verdade, o Esplendor do Pai.

Prokímenon

R. O Senhor É a minha força e o meu cântico,
Porque Ele me salvou. (Sl. 117:14)

V. O, Senhor, castigou-me muito, mas não me entregou à morte. (Sl. 117:118)

No 7º Tom

R. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte de Seus santos.

1 Coríntios 9:2b-12

Fragmento 141 - Irmãos, vós sois no Senhor o selo do meu apostolado. Esta é a minha defesa contra os que me denigrem. Não temos nós porventura o direito de comer e beber? Acaso, não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar o trabalho? Quem, jamais, vai à guerra à sua custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Trata-se, acaso, de simples norma entre os homens? Ou a lei não diz também o mesmo? Na Lei de Moisés está escrito:

“Não atarás a boca ao boi que debulha”. 

Acaso está Deus se referindo a bois? Não é, na realidade, em atenção a nós que Ele diz isto? Sim, é por nossa causa que está escrito. Quem trabalha deve trabalhar com esperança e igualmente quem debulha deve debulhar com esperança de receber a sua parte. Se entre vós semeamos bens espirituais, será, porventura, demasiada exigência colhermos de vossos bens materiais? Se outros se arrogam este direito sobre vós, não o temos muito mais? Entretanto, não temos feito uso deste direito: sofremos tudo para não pôr obstáculo algum ao Evangelho de Cristo.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

O Senhor Te ouça no dia da tribulação;
Te proteja o Nome do Deus de Jacó!

Ó Senhor, salva o rei, e ouve-nos no dia em que Te invocarmos.

No 4º tom:

O justo florescerá como a palmeira, e como o cedro no Líbano se multiplicará.

Mateus 18:23-35

Fragmento 77 - O Senhor disse esta parábola: O Reino dos Céus pode comparar-se a certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; e, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará, também, Meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

Hino Á Mãe de Deus (Zadostoinik)

Refrão: Magnifica ó minha alma o Senhor transfigurado sobre o Tabor. 

Irmos: 4o tom matinal: Teu parto foi imaculado, / Deus Se fez carne em teu ventre / e apareceu na terra encarnado, / e habitando entre os homens; //Por isto, ó Mãe de Deus, nós te magnificamos.

Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor dos céus, louvai-O nas alturas!
A memória dos justos será eterna; 
Ele não temerá más notícias. 
Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário