segunda-feira, 14 de agosto de 2023

11ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

14 de Agosto de 2023  (CC) / 01 de Agosto (CE)
Início do Jejum da Dormição da Santa Theotókos
Procissão da Transposição da Venerável Cruz do SenhorFesta do Misericordiosíssimo Salvador e da Santíssima Mãe de Deus;
Os Sete Macabeus, sua mãe Salomé e Eleazar, o Sacerdote († 166 a.C).
Tom 1



No grego Chasoslov (Orologion) de 1897 é explicado assim a derivação desta festa: 
"Por causa das doenças, que muitas vezes ocorridas em todos os lugares em agosto, desde a antiguidade costumava-se fazer em Constantinopla, uma procissão com a Venerável Madeira da Cruz ao longo das estradas e ruas para a santificação dos lugares, e para afastar as doenças". 
Na véspera (31 de julho), a Cruz era retirada do tesouro imperial para se posta sobre a mesa sagrada da Grande Igreja em honra à Santa Sofia (à Sabedoria de Deus). Desde esta festa até à da Dormição da Santíssima Mãe de Deus, fazia-se Lítia por toda a cidade, onde a Cruz ficava disponível para que todo o povo a venera-se. 
Na Igreja Russa, esta festa é combinada também com uma lembrança do Batismo da Rus', em 1º de agosto de 988. Em 1627, o Patriarca de Moscou e de toda a Rus', Filaret, ordenou que "no dia da procissão da Venerável Cruz ocorra uma procissão da igreja para a santificação da água e para o esclarecimento do povo, em todas as cidades e lugares". 
O conhecimento do dia do atual Batismo de Rus' foi preservado nas Crônicas do século XVI: "O Batismo do Grande Príncipe Vladimir de Kiev e todos os Rus' foi em 1º de agosto". 
Na prática, agora, da Igreja Russa, o serviço de uma pequena Santificação da Água em 1º de agosto é feito antes ou depois da Liturgia. Juntamente com a Bênção das Águas, é feita uma Bênção do Mel (ou seja, primeiro mel para o Salvador: "Salvador da Água", "Orvalho do Salvador" [aparentemente no lugar do vinagre e do fel oferecidos a Ele na Cruz?] ). E a partir deste dia o mel recém-colhido é abençoado e provado. 
A Festa do Misericordiosíssimo Salvador e da Santíssima Mãe de Deus
A Festa do Misericordiosíssimo Salvador e da Santíssima Mãe de Deus foi estabelecida por ocasião dos portentosos milagres operados pelos Ícones do Salvador  da Santa Mãe de Deus e da Venerável Cruz, por ocasião de uma batalha entre o santo Príncipe Andrei Bogoliubsky (1157- 1174)  e os búlgaros do Volga, em 1164.
 
Este é o primeiro dos três dias da Festa do Misericordiosíssimo Salvador, comemorados em agosto. O segundo - é a Transfiguração (Preobrazhenie, Metamorphosis) de nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo (comemorada em 06 de agosto.). O terceiro - é a transferência de Edessa para Constantinopla do Ícone Aqueropita (Não-Feito-Por-Mão) do Senhor Jesus Cristo (Comemorado em 16 de agosto, na Pós-Festa da Dormição da Santíssima Mãe de Deus.). Estas três festas, por assim dizer, estão atreladas ao Jejum da Dormição da Mãe de Deus.  
Leituras Comemorativas 
1 Coríntios 1:18-24
João 19:6-11; 13-20; 25-28; 30-35

Os Sete Macabeus, sua mãe Salomé e Eleazar, o Sacerdote  
Todos eles padeceram para preservar a pureza da fé de Israel sob o rei Antíoco, chamado por alguns "Epiphanios", o "Iluminado" e por outros "Epimanis", ou seja, "um louco".

Por causa dos grandes pecados de Jerusalém e, especialmente, a disputa sobre a autoridade sacerdotal e crimes cometidos por ocasião desta luta, Deus permitiu que uma grande calamidade acontecesse na Cidade Santa. Depois disso, Antíoco queria por todos os meios impor aos judeus a idolatria dos helenos no lugar de sua fé no Único Deus Vivo, não medindo esforços para alcançar esse objetivo.

Antíoco contou com a ajuda de alguns altos sacerdotes traiçoeiros e outros anciãos de Jerusalém que resolveram colaborar. Em uma ocasião, o Rei Antíoco chegou a Jerusalém e ordenou que todos os judeus comessem a carne de suínos, o que é proibido pela Lei de Moisés. Comer carne de porco era um sinal evidente que o que dela se alimentava repudiava a fé de Israel. O Sumo Sacerdote Eleazar, que também fora um dos setenta e dois tradutores do Antigo Testamento para a língua grega (a Septuaginta), não se submeteu à ordem do rei. Por isso, Eleazar foi torturado e queimado vivo.

Retornando à Antioquia, Antíoco levou consigo os sete filhos de Salomé, chamados os Macabeus, e também a mãe deles. Os nomes dos sete irmãos Macabeus eram: Avim, Antonius, Eleazar, Gurius, Eusebon, Achim e Marcellus. Diante dos olhos de sua mãe, o ímpio rei torturava os seus filhos, um por um, rasgando a pele de seus rostos e, depois, lançando-os no fogo. Todos eles suportavam bravamente a tortura e morte sem renegar sua fé. Finalmente, quando a mãe viu seu último filho, o caçula de apenas três anos no fogo, ela mesma saltou para as chamas e foi consumida pelo fogo, entregando sua alma a Deus.

Todos estes dignamente padeceram por causa da fé no Único Deus Vivo, cerca de 180 anos antes de Cristo.  
Leituras Comemorativas 
Hebreus 11:33-12:2 
Mateus10:32-36;11:1

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

2 Coríntios 2:4-15

Fragmento 171 - Irmãos, em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho. Ora, se alguém tem causado tristeza, não me tem contristado a mim, mas em parte (para não ser por demais severo) a todos vós.  Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria. De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. É, pois, para isso também que escrevi, para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo. E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações. Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o Evangelho de Cristo, e quando se me abriu uma porta no Senhor, não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali o irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

Mateus 23:13-22

Fragmento 94 - O Senhor disse aos judeus que iam ter com Ele: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais aos homens o Reino dos Céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. Ai de vós, guias cegos! Que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. Cegos! Pois qual é maior: A oferta, ou o altar que santifica a oferta? Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; e quem jurar pelo santuário jura por ele e por Aquele que nele habita; e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por Aquele que nele está assentado.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário