01 de Fevereiro de 2024 (CC) 19 de Janeiro (CE)
S. Macário, o Grande, bispo do Egito, eremita († c. 390)São Marcos, de Éfeso (1457)
Entronização de Sua Santidade Cirilo, Patriarca de Moscou e Toda Rússia
Tom 1
São Macário nasceu no alto Egito, no ano 300, e passou sua juventude trabalhando como pastor, nos campos. Movido por uma intensa graça, afastou-se do mundo, ainda muito jovem, confinando-se em uma estreita cela onde dividia seu tempo entre oração, práticas penitenciais e a fabricação de esteiras.
Uma mulher o acusou falsamente de ter sido violentada por ele. Por causa disso, Macário foi preso, maltratado e chamado de hipócrita disfarçado de monge. Tudo isso ele sofreu com paciência e ainda enviou a mulher produtos de seu trabalho, e dizia para si mesmo: «Agora, Macário, tens que trabalhar mais, pois tens que sustentar a mais um».Deus, porém, deu a conhecer sua inocência: a mulher que lhe havia caluniado não pode dar à luz a criança até que revelasse o nome do verdadeiro pai. Isto fez com que a raiva que o povo sentia dele se tornasse admiração por causa de sua humildade e paciência.
Para fugir da estima dos homens, Macário, quando já contava com 30 anos, refugiou-se em um vasto e melancólico deserto de Esquita. Assim viveu 60 anos e foi pai espiritual de inúmeras servos de Deus que lhe confiaram a direção espiritual e o governo de suas vidas com as regras que ele traçava. Todos viviam em eremitérios separados. Só um discípulo vivia com ele, encarregado de receber as visitas. Um bispo egípcio ordenou Macário sacerdote para que pudesse celebrar os Divinos Mistérios para seus irmãos eremitas. Mais tarde, quando o número dos eremitas aumentou, foram construídas 4 igrejas que eram atendidas por outros tantos sacerdotes.
Macário Lavava um vida muita austera, alimentando-se uma vez por semana. Certa ocasião, seu discípulo Evágrio, ao vê-lo torturado pela sede, lhe rogou que tomasse um pouco de água. Macário limitou-se a descansar um pouco à sombra e disse: «Nestes 20 anos, jamais comi, bebi ou dormi o suficiente para satisfazer a minha natureza». Seu corpo estava debilitado e fraco, seu rosto pálido. Para contradizer suas inclinações, não recusava beber um pouco de vinho, quando outros lhe pediam. Depois, se abstinha de toda bebida durante dois ou três dias. Diante disso, seus discípulos decidiram impedir que os visitantes lhe oferecessem vinho. Macário falava poucas palavras quando dava conselhos e recomendava o silêncio e a oração contínua para toda e qualquer pessoa. Costumava dizer:
«Na oração, não faz falta dizer muitas coisas, nem empregar palavras escolhidas, basta repetir sinceramente: «Senhor, dá-me a graça que Tu sabes que necessito». Ou: «Meu Deus, ajuda-me».Sua mansidão e paciência eram tão extraordinárias que levou muitos sacerdotes pagãos e outras pessoas à conversão. Certa vez, Macário pediu a um jovem, que lhe procurou para um conselho, que fosse a um cemitério e lá insultasse os mortos com gritos. Quando o jovem voltou, Macário perguntou o que tinham respondido os defuntos. O jovem respondeu que os mortos não responderam nada. Macário disse então:
«Faz o mesmo quando te insultarem e quando gritarem contigo. Só morrendo para o mundo e para ti mesmo, poderás começar a servir a Cristo».Um ermitão que sofria fortes tentações contra a pureza foi consultar Macário que, depois de examinar o caso, chegou a conclusão de que as tentações eram resultantes da indolência do monge. Aconselhou então que o monge não se alimentasse antes do cair do sol, que se entregasse a contemplação durante o trabalho e que trabalhasse sem cessar. O monge seguiu estes conselhos e se viu livre das tentações.
Deus revelou a Macário que ele não era mais perfeito que duas mulheres casadas que viviam na cidade. Ele foi visitá-las e averiguar como faziam elas para santificar-se e descobriu que nunca diziam palavras ásperas nem ociosas, que viviam em humildade, paciência e caridade com seus maridos, e que santificavam todas as suas ações com a oração, consagrando para a glória de Deus todas as suas forças corporais e espirituais.
Certa vez, um herege da seita dos hieracitas, que negavam a ressurreição dos mortos, havia espalhado inquietações em vários cristãos. Sózimo. Paládio e Rufino relatam que São Macário ressuscitou um morto para conformar os cristãos em sua fé. Segundo Cassiano, Macário se limitou a que o morto falasse e lhe ordenou que esperasse a ressurreição no sepulcro.
Lúcio, bispo ariano que havia usurpado a Sé de Alexandria, enviou tropas ao deserto para que dispersassem os piedosos monges, alguns dos quais derramaram seu sangue testemunhando sua fé. Os principais monges, Isidoro, Pambo, os dois Macários e outros foram desterrados a uma pequena ilha do Nilo, rodeada de pântanos. Pelo exemplo e pelas pregações dos monges, todos os habitantes da ilha se converteram do paganismo. Lúcio então autorizou que retornassem às suas celas. Sentindo que se aproximava seu fim, Macário fez uma visita aos monges de Nitria e lhes exortou com palavras tão profundas que estes se ajoelharam a seus pés chorando.
Macário foi chamado por Deus aos 90 anos, depois de haver passado 60 no deserto de Esquita. Segundo o testemunho de Cassiano, Macário foi o primeiro anacoreta daquele vasto deserto. Alguns autores afirmam que ele foi discípulo de Santo Antônio, porém é pouco provável que tenha sido dirigido espiritualmente por Santo Antônio, antes de ir ao deserto. Contudo, parece que, mais tarde, Macário teria visitado Santo Antônio algumas vezes, pois vivia a uns 15 dias de distância um do outro.
Comemoração de São Marcos, Arcebispo de ÉfesoSão Marcos Eugênio, Arcebispo de Éfeso, foi um poderoso defensor da Ortodoxia no Concílio de Florença. Ele não concordaria com uma união com Roma com base na conveniência política e sacrifício do compromisso teológico (o Imperador Bizantino buscava a assistência militar do Ocidente contra os muçulmanos que se aproximavam cada vez mais de Constantinopla). São Marcos rebateu os argumentos dos seus oponentes, baseando-se no poço da teologia pura e nos ensinamentos dos santos Padres. Quando os membros da sua própria delegação tentaram pressioná-lo a aceitar a União, ele respondeu:
“Não pode haver compromisso em questões da Fé Ortodoxa”.Embora os membros da delegação Ortodoxa tenham assinado os Tomos de União, São Marcos foi o único que se recusou a fazê-lo. Ao retornar de Florença, São Marcos exortou exitosamente os habitantes de Constantinopla a repudiar o desonroso documento de união. Morreu em 1457, aos cinquenta e dois anos, admirado e homenageado por todos.
Tropárion, Tom 4Pela tua profissão de fé, ó todo louvado Marcos / A Igreja descobriu que és um apaixonado pela verdade. / Tu defendeste o ensino dos Padres; / e derrubaste a escuridão do orgulho arrogante. // Interceda junto a Cristo Deus para conceder perdão aos que te honram!Kondákion, Tom 3Vestido com armadura invencível, ó Bendito, / derribaste o orgulho rebelde; / Tu serviste como instrumento do Consolador, / e resplandeceste como um campeão da Ortodoxia. / Por isto a ti clamamos: // “Rejubila-te, Marcos, orgulho dos Ortodoxos!”
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Tiago 1:19-27
19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem esteja pronto para ouvir, tardio em falar, tardio em irar-se. 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. 21 Portanto, rejeitando toda a imundície e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 22 E sede cumpridores da palavra, e não ouvintes apenas, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla o seu rosto natural em um espelho. 24 Porque ele contempla-se a si mesmo, e segue seu caminho, e logo se esquece que tipo de homem ele era. 25 Porém, aquele que atenta para a lei perfeita da liberdade, e nela persevera, não sendo um ouvinte esquecido, mas realizador da obra, este homem será abençoado em seu feito. 26 Se algum homem entre vós parece ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu próprio coração, a religião desse homem é vã. 27 A religião, pura e imaculada diante de Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e manter-se sem manchas do mundo.
Marcos 10:17-27
17 E, estando ele pelo caminho, veio ali alguém correndo, e ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: Bom Mestre, o que farei para que eu possa herdar a vida eterna? 18 E Jesus lhe disse: Por que tu me chamas bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. 19 Tu sabes os mandamentos: Não cometerás adultério, não assassinarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás, honra a teu pai e a tua mãe. 20 E ele respondeu, dizendo: Mestre, tudo isso eu tenho guardado desde a minha juventude. 21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai pelo teu caminho, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e tu terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. 22 Mas ele, entristecendo-se com o que foi dito, foi embora afligido; pois ele tinha grandes posses. 23 E Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras. Mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo olho da agulha, do que entrar um homem rico no reino de Deus. 26 E eles ficaram extremamente admirados, dizendo entre si: Quem então, poderá ser salvo? 27 E Jesus, olhando para eles, disse: Com homens isso é impossível, mas não com Deus; porque com Deus todas as coisas são possíveis.
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ENSINO DOS SANTOS PADRES
São Basílio, o Grande
Sermão sobre os ricos
Não faz muito que nos foi falado deste jovem, e aquele que escutou com atenção se recordará bem do que então se disse. E o primeiro, que não é o mesmo que aquele perito na lei de quem faz menção São Lucas. Aquele era um tentador, que fazia perguntas dissimuladas; mas este perguntava com sinceridade, embora não escutou com docilidade. Porque se tivesse perguntado por desprezo, não iria embora triste com a resposta do Senhor.
Por isso seu caráter revelava como que uma mistura, pois a Escritura no-lo revela louvável por um lado, e por outro muito infeliz e completamente desesperado. Porque o conhecer aquele que é mestre de verdade, e dar este nome ao único e verdadeiro, desprezando a soberba dos fariseus, a opinião dos jurisconsultos e o grupo dos escribas, isto era o que se louvava. E também se aprovou que manifestasse aquela solicitude por saber como alcançaria a vida eterna.
Porém, o não ter gravado em seu coração os saudáveis conselhos que escutou dos lábios do verdadeiro mestre, o não tê-los colocado em prática, mas cego pela paixão da avareza fugisse triste, nos revela toda a sua vontade, não desejosa de seguir o que é de maior proveito, mas o que é mais agradável a todos. Isto prova a inconstância de seu caráter e o inconsequente que era consigo mesmo.
Chamas-lhe mestre, e não fazes o que deve fazer um discípulo? Confessas que ele é bom, e rejeitas aquilo que te concede? Porque aquele que é bom é também comunicador de bens. Perguntas-lhe sobre a vida eterna, e mostras estar entregue inteiramente aos deleites da vida presente. Mas que conselho impraticável, pesado ou intolerável te propôs o Mestre? Vende o que tens e dá aos pobres.
Se te tivesse proposto os trabalhos da agricultura, ou os perigos do comércio, ou qualquer outro incômodo daqueles que acompanham aos que andam atrás do dinheiro, se compreendes que, levando a mal o conselho, te retirasses triste; mas se por um caminho tão fácil, que não te custaria trabalho ou suor algum, promete tornar-te herdeiro da vida eterna, por que não te alegras da facilidade de alcançar a tua salvação? Por que punes o teu coração e te retiras triste, e torna inúteis para ti os trabalhos que já havias concluído?
Porque se, como dizes, não mataste, não cometeste adultério, não furtaste, não levantaste falso testemunho a ninguém, tornas infrutuoso o esforço que colocaste em observar isto, porque também não queres cumprir os outros, somente com o qual poderás entrar no Reino de Deus. Se o médico te prometesse restituir-te aqueles membros que ou por natureza, ou por alguma enfermidade tinhas mutilado, não ouvirias isto com tristeza; e porque o grande médico das almas quer aperfeiçoar-te despojado dos principais bens, não recebes o benefício, mas choras e ficas triste.
Manifestamente, estás longe daquele preceito que ordena amar ao teu próximo como a ti mesmo, e falsamente afirmas tê-lo guardado. Porque, veja, este mandamento do Senhor prova que tu és completamente alheio à verdadeira caridade. Porque se era verdade o que afirmaste, que tinhas cumprido desde a tua juventude com o preceito da caridade, e que tinhas dado aos outros o mesmo que a ti mesmo, de onde, diga-me, te veio esta abundância de riquezas? Pois o cuidado dos necessitados gasta as riquezas; pois cada um há de receber um pouco segundo a sua necessidade; e todos deverão repartir igualmente seus bens e gastá-los entre os pobres. Por isso o que ama ao próximo como a si mesmo não possui mais que o seu próximo.
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