quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

26ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

03 de Dezembro de 2025 (CC) / 20 de Novembro (CE)
São Gregório, o Decapolita, mon. († 842); Proclo, Patriarca de Constantinopla
Pré-festa da Entrada da Mãe de Deus no Templo
Jejum da Natividade (Pão, frutas e vegetais)
Tom 8


São Gregório viveu no século IX e era natural de Erinopolis de Decápolis, na Ásia Menor. Recebeu uma esmerada educação cristã de sua mãe Maria que, com sua fé viva em Cristo, educou seu filho de acordo com os preceitos evangélicos. Gregório foi tonsurado monge ainda jovem e buscava aperfeiçoar-se sempre, com muita luta e permanente dedicação. O que mais era notável em sua vida era o amor pela oração e o aguçado conhecimento, o que julgava essencial para manter sua mente limpa e a soberania moral da carne. A todos os que lhe perguntavam por que se dedicava com particular empenho neste sentido, respondia com as palavras do Evangelho: 
«Todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível» (1° Epístola aos Coríntios 9:25). 
São Gregório, não se satisfazendo apenas com a vida monástica, participou ativamente de duras lutas contra os iconoclastas. Realizou muitas viagens a Éfeso, Constantinopla, Corinto, Roma, Cicília e Tessalônica onde instalou o Monastério de São Minas. Por último, foi a Constantinopla onde, depois de muito trabalho na defesa da ortodoxia da Fé Cristã, descansou em paz no ano 816.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 1:18-20; 2:8-15

Fragmento 281 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

Lucas 18:31-34

Fragmento 92 - Naquela ocasião, Jesus, tomou Consigo os doze e disse-lhes: “Eis que subimos a Jerusalém, e todas as coisas que estão escritas pelos Profetas a respeito do Filho do Homem se cumprirão. Pois Ele será entregue aos gentios, e será escarnecido, e injuriado e cuspido. E açoitá-lo-ão e matá-lo-ão; e ao terceiro dia ressuscitará”. E eles não entenderam nenhuma destas coisas; e esta palavra lhes foi escondida, e não sabiam o que foi dito.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O Senhor contou aos discípulos sobre Seu sofrimento, mas eles não entenderam nada do que Ele dizia; Esta palavra foi escondida deles. Mais tarde, os fiéis decidiram nada saber, exceto Jesus Cristo, e este crucificado (I Cor. 2:2). Não havia chegado a hora, eles não entendiam nada desse mistério; mas quando chegou a hora - eles entenderam, ensinaram a todos e interpretaram para todos. Isso acontece com todos, não só em relação a este mistério, mas também a todos os outros mistérios. O que não é compreendido no início, com o tempo se torna compreendido; é como se um raio de luz entrasse na consciência e iluminasse o que antes estava escuro. Quem o elucida? O próprio Senhor, a graça do Espírito que vive no fiel, o anjo da guarda de alguém - mas de forma alguma a própria pessoa. Ele é um recipiente, e não a causa. Por outro lado, outra coisa pode permanecer incompreensível por toda a vida – não apenas para indivíduos, mas para toda a humanidade. O homem está rodeado de coisas que não entende - algumas lhe são explicadas no decorrer de sua vida, enquanto outras são deixadas para a próxima vida, onde serão vistas. Isso se aplica até mesmo às mentes iluminadas por Deus. Por que não é revelado aqui? Porque algumas coisas são incompreensíveis, então não adianta falar sobre elas; outros não são informados por considerações de saúde - isto é, seria prejudicial saber prematuramente. Muito ficará claro na outra vida, mas outros assuntos e outros mistérios serão revelados. Para uma mente criada nunca há um excesso de mistérios inescrutáveis. A mente se rebela contra esses laços: mas quer você se rebele ou não, você não pode romper os laços do mistério. Torne-se uma mente humilde e orgulhosa, sob a forte mão de Deus - e creia!

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário