terça-feira, 23 de dezembro de 2025

29ª Terça-feira Depois de Pentecostes

 
23 de Dezembro de 2025 (CC) 10 de Dezembro (CE)
Santos Mártires Mena, Hermógenes e Eugráfos de Alexandria († c. 313)
Jejum da Natividade (Azeite é permitido)
Tom 3



São Mena era natural de Atenas, de uma família idólatra. Sua esmerada formação lhe fez perceber que cultuar muitos deuses era um erro. Nem na filosofia pode encontrar algo que lhe satisfizesse, iniciando-se então nos estudos dos livros cristãos. Começou com o Evangelho onde encontrou luz e verdade para seu espírito. Tomou então a decisão de batizar-se cristão. Mais tarde o rei Maximino (311-313), sem saber que era cristão, o nomeou governador de Alexandria. 
Ao ter início as perseguições aos cristãos na cidade, por ordem do  rei,  São Mena não só se negou a executar tais ordens, como dedicou-se a organizar a Igreja. O rei Maximino enviou então a Atenas Hermógenes para que o substituísse na sua função. O novo governador observava ao pé da letra as ordens do rei, capturando assim  São Mena que foi submetido a cruéis torturas, o que lhe resultou em graves ferimentos. Ferido, foi levado para a prisão e deixado lá para que morresse. 
Passado algum tempo, o novo governador quis saber se Mena teria morrido. Ficou surpreso quando soube que, ao contrário, encontrava-se vivo e as suas feridas já haviam sido todas curadas. O governador, perguntando a Mena como aquilo era possível, teve dele a seguinte resposta: 
«Quando me encontrava ferido e jogado ao chão, comecei a rezar, pois como diz o salmista: ‘ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam’» (Sl 22:4). Esta resposta foi tão iluminadora para Hermógenes que se converteu também ao cristianismo. Quando o rei Maximino soube do que havia acontecido, ordenou que decapitassem a ambos. E, assim que estes mártires entregaram suas almas ao Criador.  
Tropárion, Tom 8: Ao se absterem das paixões ardentes,/ tendo mortificado sua aparência e movimentos, os mártires de Cristo, / receberam a graça de afastar as enfermidades dos fracos, / e, vivos e após a morte, realizar milagres; / verdadeiramente um milagre glorioso, / pois ossos nus derramam cura, // glória ao Deus Único e Criador. 
Kondákion, Tom 4: A voz melodiosa de tuas palavras, / ergueu Hermógenes das profundezas da destruição, / o colocou sobre a pedra da vida, / e Eugráfos tendo denunciado o rei, / regozijando-se, foi gravado num capítulo glorioso. // Mas ora diligentemente, Mena, para que todos os que te honram com amor sejam salvos.
Leituras Comemorativas
Efésios6:10-17
Lucas 21:12-19

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 4:1-13 

Fragmento 310 - Irmãos, temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no Seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse:

“Assim jurei na Minha ira que não entrarão no Meu repouso”; 

embora as Suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: 

“E repousou Deus de todas as Suas obras no sétimo dia”. 

E outra vez neste lugar:

“Não entrarão no meu repouso”. 

Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, “hoje”, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: 

Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações”. 

Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante d’Ele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos d’Aquele com quem temos de tratar.

Marcos 8:22-26

Fragmento 34 - Naquela hora, Jesus veio a Betsaida e trouxeram-Lhe um cego, e rogaram-Lhe que o tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: “Vejo os homens; mas os vejo como árvores que andam”. Depois disto, tornou a por as mãos sobre os olhos dele, e o fez olhar para cima, e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente. E o mandou para sua casa, dizendo: “Não entres na aldeia e nada digas a ninguém na aldeia”. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário