
26 de Dezembro de 2025 (CC) 13 de Dezembro (CE)
Ss. Eustrácio, Auxêncio, Eugênio,
Mardário e Orestes, mártires († início do séc. IV).
S. Virgem Lúcia da Sicília
Jejum da Natividade (Azeite é permitido)
Tom 3
Estes mártires viveram na época em que as perseguições aos cristãos, impetradas pelo Imperador Diocleciano, eram frequentes.
Eustrácio, um oficial superior, foi aprisionado pelo Duque de Lysia que, após torturá-lo cruelmente, o enviou ao prefeito Agricola, conhecido por sua crueldade aos cristãos. Este, por sua vêz, submeteu Eustrácio a novas formas de torturas, ordenando depois que se fossem calçados em seus pé sapatos de ferro com lâminas afiadas, obrigando-o a caminhar. Por fim, ainda vivo, foi jogado ao fogo.
Auxêncio era sacerdote, conterrâneo de Eustrácio. O monarca tentou, com muitas promessas, persuadí-lo a renegar a Fé Cristã. O digno sacerdote de Cristo, porém, contestou:
"Não é necessário que eu lhe diga muitas palavras, caro Lysia. Nesta vida sou de Cristo e o serei até a morte. E, nem com inumeráveis castigos e feridas, nem com fogo ou ferro, conseguirás me fazer mudar minha fé, porque Cristo é onipotente e sua cruz invencível – isto é, o homem Auxêncio pode ser frágil, mas o cristão Auxêncio e sua fé são indestrutíveis".
O monarca, muito irritado com a resposta de Auxêncio, ordenou que fosse decapitado.
Mardário, após ter sido perfurado no tornozelo, foi pendurado de cabeça para baixo e depois queimado.
O oficial Eugênio, após ter sua língua e mãos cortadas, quebraram-lhe as pernas e faleceu.
O soldado Orestes foi queimado sobre uma pilha de madeira. Que Deus os tenha em seus braços, estes santos mártires e confessores, exemplos de fé.
Tropárion dos Mártires, Tom 4: Em seus sofrimentos, ó Senhor, / Teus mártires receberam coroas imperecíveis de Ti, ó nosso Deus, / pois, repletos do Teu poder, / desprezaram seus algozes e esmagaram a débil audácia dos demônios. // Por suas súplicas, salva, ó Senhor, as nossas almas.
Kondákion, Tom 3: Falando eloqüentemente das coisas divinas diante do iníquo, / ó Maravilhosíssimo, / suportaste as surras com o coração cheio de coragem; / resplandeceste com sinais piedosos / e extinguiste a chama imponente da falsidade. // Portanto, nós te honramos, ó bendito Eustratius, mártir de Cristo.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 7:18-25
Fragmento 317 - Irmãos, a abolição do mandamento anterior ocorre por causa de sua fraqueza e inutilidade, pois a Lei não trouxe nada à perfeição; mas é introduzida uma melhor esperança pela qual nos aproximamos de Deus. E como isso não acontecia sem juramento - pois eles eram sacerdotes sem juramento, e este com juramento, porque é dito sobre Ele:
“O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu És sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque”;
De tão melhor aliança Jesus foi feito fiador. Além disso, esses sacerdotes eram muitos, porque a morte não permitia que se perpetuassem; mas Este, como quem permanece para sempre, também tem um sacerdócio perpétuo, portanto, pode sempre salvar aqueles que por meio d’Ele se aproximam de Deus, estando sempre vivo para interceder por eles.
Marcos 9:33-41
Fragmento 41 - Naquela época, Jesus e Seus discípulos foram a Cafarnaum; e entrando em casa, perguntou-lhes: “Que estáveis vós discutindo pelo caminho?” Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E Ele, assentando-Se, chamou os doze, e disse-lhes: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos”. E, lançando mão de um menino, o pôs no meio deles e, tomando-o nos Seus braços, disse-lhes: “Qualquer que receber um destes meninos em Meu Nome, a Mim Me recebe; e qualquer que a Mim Me receber, recebe, não a Mim, mas Àquele que Me enviou”. E João Lhe respondeu, dizendo: “Mestre, vimos um que em Teu Nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós o proibimos, porque não nos segue”. Jesus, porém, disse: “Não O proibais; porque ninguém há que faça milagre em Meu Nome e possa logo falar mal de Mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em Meu Nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão”.
† † †
ENSINO DOS SANTOS PADRES
São Máximo de Turim (séc. V)
“Pela Humildade se Chega ao Reino; Pela Simplicidade se Entra no Céu”
Se escutastes com atenção a leitura evangélica podereis compreender o respeito que se deve aos ministros e sacerdotes de Deus e a humildade com que os próprios clérigos devem prevenir-se uns aos outros. De fato, tendo os seus discípulos perguntado ao Senhor quem deles seria o maior no Reino dos Céus, aproximando a uma criança, a colocou no meio deles e lhes disse: Aquele que se fizer pequeno como esta criança, esse será o maior no Reino dos Céus. De onde deduzimos que pela humildade se chega ao reino, pela simplicidade se entra no céu.
Portanto, quem deseje escalar o cume da divindade empenhe-se por alcançar os abismos da humildade; quem deseje preceder ao seu irmão no reino deve antes antecipar-se no amor, como diz o apóstolo: Estimando aos demais mais do que a si mesmo. Supere-se na afabilidade, para poder vencer-lhe em santidade. Pois se o irmão não te ofendeu é credor ao dom de teu amor; e se talvez tiver te ofendido, é ainda mais credor a dádiva de tua superação. Esta é realmente a quintessência do cristianismo: devolver amor por amor e responder com a paciência a quem nos ofende.
Assim, quem for mais paciente em suportar as injúrias, mais potente será no reino. Porque ao império dos céus não se chega mediante um brilhante título abonado pela faustuosidade das riquezas, mas mediante a humildade, a pobreza, a mansidão. Quão estreita é a porta e quão apertado o caminho que conduz à vida! Em consequência, quem estiver rompante de honras e carregado de ouro, qual jumento sobrecarregado, não conseguirá passar pelo apertado caminho do reino. E no preciso momento em que acreditar ter chegado à porta estreita, ao não dar espaço a sua carga, lhe impedirá de entrar e lhe obrigará a retroceder. A porta do céu é para o rico tão apertada como estreita é ao camelo o furo de uma agulha. É mais fácil um camelo passar pelo furo de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus.
ORAÇÃO
Meu coração não é, soberbo, ó meu Senhor, nem traz no meu olhar arrogância ou altivez qualquer! Coisas demais não procuro que sejam grandiosas nem maravilhosas demais pra mim. Mas em sossego fiz calar, minh' alma, como uma uma criança desmamada que descansa no colo de sua mãe eu fiz calar a minha alma em mim.
Salmo 130(131)
† † †
† † †


Nenhum comentário:
Postar um comentário