domingo, 13 de novembro de 2011

22º Domingo depois de Pentecostes – Modo 5

22º Domingo depois de Pentecostes – Modo 5
13 de Novembro (CC) de 2011 / 31 de Outubro (CE)
Ss. Estáquio, Apeles, Ampliato, Urbano, Aristóbulo e Narciso, apóstolos [dos 70] S. Estêvão Sabaíta, mon. e poeta (séc. IX).


MATINAS (XI)

João 21:15-25

15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu- lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.    16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.    17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.    18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres.    19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.    20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai?    21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será?    22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu.    23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?    24 Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.    25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.   


LITURGIA

TROPARION DA RESSURREIÇÃO MODO 5

Glorifiquemos fiéis, e adoremos o Verbo Divino,
eterno com o Pai e o Espírito Santo,
nascido da Virgem para a nossa salvação;
pois, em sua carne, deixou-se suspender na cruz,
padecer a morte e ressuscitar dos mortos
pela sua gloriosa ressurreição.

KONDAKION MODO 5

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Desceste ao Hades, ó Salvador meu,
rompendo suas portas, Tu que és Todo-poderoso,
levantaste contigo os mortos, ó Criador,
destruíste, ó Cristo, o aguilhão da morte.
e libertaste também Adão da maldição,
Tu que amas a humanidade.
Por isso, clamamos, Senhor, salva-nos!

THEOTOKION MODO 5

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Alegra-te, ó Mãe de Deus, porta do Senhor!
Alegra-te, amparo e proteção para os que te procuram!
Alegra-te, ó noiva, que em teu ventre geraste teu Criador e Deus!
Roga, sem cessar, por aqueles que glorificam O que nasceu de ti.


PROKÍMENON MODO 5

Tu, Senhor, nos guardarás e nos preservarás
desta geração e para sempre!

Salva-me, Senhor, porque o justo desapareceu,
porque a verdade se extinguiu entre os filhos dos homens.


EPÍSTOLA: Gálatas 6:11-18

11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão.    12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.    13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.    14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.    15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.    16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.    17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.    18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém.   

ALELUIA MODO 5

Aleluia, aleluia, aleluia!

Eu cantarei eternamente as tuas misericórdias, Senhor;
anunciarei a tua verdade de geração em geração. 
Aleluia, aleluia, aleluia!

Pois disseste: «A misericórdia elevar-se-á como um edifício eterno
e nos céus a tua verdade será solidamente estabelecida».
Aleluia, aleluia, aleluia!

EVANGELHO: Lucas 8:26-39

26 Apontaram à terra dos gerasenos, que está defronte da Galiléia.    27 Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros.    28 Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.    29 Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderara dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.    30 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.    31 E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo.    32 Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe, pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu.    33 E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se.    34 Quando os pastores viram o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.    35 Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus, a cujos pés acharam sentado, vestido e em perfeito juízo, o homem de quem havia saído os demônios; e se atemorizaram.    36 Os que tinham visto aquilo contaram-lhes como fora curado o endemoninhado.    37 Então todo o povo da região dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande medo. Pelo que ele entrou no barco, e voltou.    38 Pedia-lhe, porém, o homem de quem haviam saído os demônios que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:    39 Volta para tua casa, e conta tudo quanto Deus te fez. E ele se retirou, publicando por toda a cidade tudo quanto Jesus lhe fizera.   





Os Santos Apóstolos entre os Setenta, Estáquio, Amplias, Urbano, Narciso, Apeles e Aristóbulo. Santo Epimakhos. 

 O Santo Apóstolo André, o Primeiro-Chamado, ordenou Estáquio à dignidade de bispo de Bizâncio, e seu episcopado durou 16 anos. Estáquio pregou o Evangelho de Cristo com grande e converteu os pagãos à fé verdadeira. Santo Apeles fora bispo na cidade de Dióspolis e Santo Urbano na Macedônia. Eles também receberam a ordenação pelas mãos do Santo Apóstolo André. Por pregarem o Evangelho foram condenados à morte pelos judeus e pelos gregos pagãos. Narciso fora bispo na cidade de Atenas. Apeles em Heraclium. Aristóbulo nasceu em Chipre e foi Bispo Inglaterra. Juntamente com seu irmão Barnabé, era um dos 70. Aristóbulo acompanhou o santo Apóstolo Paulo em suas viagens e Paulo o menciona na Epístola aos Romanos (Rm 16, 10). Foi o próprio apóstolo Paulo que o ordenara bispo e o enviara para pregar o Evangelho em Britanium (Inglaterra*, onde converteu muitos a Cristo, e por isto, sofreu grande perseguição por parte dos pagãos. Santo Aristóbulo morreu na Grã-Bretanha. Sua memória é comemorada em 31 de Outubro e 04 de janeiro, assim como também na Synaxis dos 70 discípulos. O Santo Mártir Epimakhos era natural do Egito. Durante muito tempo viveu em isolamento no Monte Peleusis. Foi durante uma perseguição contra os cristãos em Alexandria (por volta do ano 250), que Santo Epimakhos - tomado por fervoroso zelo - entrou na cidade, destruiu os ídolos pagãos e sem medo confessou o ensinamento de Cristo. Por isso, o santo foi condenado à tortura. Entre as pessoas que estavam assistindo a tortura havia uma mulher com uma doença nos olhos; uma gota de sangue do mártir respigou e curou sua enfermidade. Depois de ferozes torturas, o santo foi decapitado pela espada. 

Troparion dos Apóstolos – Modo 5
Aclamemos Estáquio, Apeles, Amplias, Urbano, Narciso e Aristóbolo, tal como a harpa do espírito, de seis cordas que canta as maravilhosas dádivas de Deus para a humanidade, pois eles, como Apóstolos de Deus, intercedem por nós. 

Kondákion dos Apóstolos Modo 8 

Louvemos os sábios e bem aventurados Apóstolos, Estáquio, Apeles, Amplias, Urbano, Narciso e Aristóbolo, tesouros do Santo Espírito e raios de glória, reunidos pela graça do nosso Deus.


Comemoração de Santo Epimakhos 

O Santo Mártir Epimakhos de Alexandria foi um nativo do Egito. Durante muito tempo ele viveu em isolamento no Monte Peleusium. Durante uma perseguição contra os cristãos em Alexandria (por volta do ano 250), Santo Epimakhos no seu zelo fervoroso entrou na cidade, destruiu os ídolos pagãos, e sem medo confessou Cristo. Para isso, o santo foi condenado à tortura. Entre as pessoas assistindo a tortura era uma mulher que era cego de um olho. Uma gota de sangue do mártir curou sua enfermidade. Depois de torturas ferozes, o santo foi decapitado pela espada. Santo Epimakhos também é comemorado em 11 de março. 

Troparion de Santo Epimakhos – Modo 1

Tu, ó Epimakhos, combateste como um guerreiro de Cristo, puseste o inimigo em fuga, mas padeceste muitos tormentos; por isto nós te honramos, ó Amigo da Palavra de Deus, e a ti clamamos: Glória Àquele que te tem fortalecido, glória Àquele que te coroou, glória Àquele que por ti cura as enfermidades. 

Kondákion de Santo Epimakhos Modo 3 

Voluntariamente te dispuseste a travar a batalha dos mártires, ó Epimakhos, dizendo aos transgressores: Eis-me aqui para lutar pela verdade e afrontar os ídolos. Tu recebeste a coroa da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário