sexta-feira, 25 de novembro de 2011

24ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 6

24ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 6
25 de Novembro (CC) de 2011 / 12 de Novembro (CE)
S. João, o Misericordioso, Patriarca de Alexandria († 619) S. Nilo do Sinai, mon. († 430).


1 Tessalonicenses 5:9-13, 24-28

     9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo,    10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.    11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.    12 Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam;    13 e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós.    24 Fiel é o que vos chama, e ele também o fará.    25 Irmãos, orai por nós.    26 Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.    27 Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os irmãos.    28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.   

Lucas 13:31-35

     31 Naquela mesma hora chegaram alguns fariseus que lhe disseram: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.    32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado.    33 Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte; porque não convém que morra um profeta fora de Jerusalém.    34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!    35 Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.



São João, o Misericordioso, o Patriarca de Alexandria

João nasceu na ilha de Chipre. Seu pai era o príncipe Epifânio. João foi criado como um verdadeiro cristão desde a infância. Por insistência de seus pais, se casou e teve filhos. No entanto, pela providência de Deus, sua esposa e filhos passaram deste mundo para o mundo vindouro. Famoso por sua compaixão e piedade, João foi escolhido como Patriarca de Alexandria, no tempo do imperador Heráclio. Ele governou a Igreja de Alexandria por 10 anos como um verdadeiro pastor, protegendo-a dos pagãos e dos hereges. João era um modelo de caridade, mansidão e amor por seus semelhantes. Certa vez disse:

``Se você deseja nobreza, não a busque na linhagem sanguínea, mas na virtude, pois esta é a verdadeira nobreza''.

Todos os santos foram distinguidos por misericórdia, mas São João foi completamente dedicado a essa virtude maravilhosa. Uma vez, durante a celebração da Liturgia, o Patriarca lembrou as palavras de Cristo:

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai-te; primeiro se reconciliar com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta” (Mt 5:23-24).

João se lembrou de que um dos clérigos daquela igreja tinha uma queixa contra ele. Rapidamente deixou os Santos Dons, aproximou-se do sacerdote, caiu a seus pés e implorou por perdão. E somente após fazer as pazes com esse homem é que voltou à mesa da oblação.

Outra vez, estando a caminho para a Igreja dos Santos Cyrus e João, aconteceu conhecer uma viúva carente e infeliz que lhe falou longamente sobre seu infortúnio. A escolta do Patriarca, entediada com longa queixa da mulher, pediu que o bispo se apressasse pois se aproximava a hora do ofício, insinuando que ele poderia ouvir a história da mulher depois. João disse-lhes: “Como poderei ser ouvido por Deus se eu não a ouvir’’. Assim, somente após a viúva terminar a sua fala é que João prosseguiu.

Quando os persas atacaram o Egito, o Patriarca João tomou um barco para escapar do perigo. Ao longo do caminho adoeceu e, quando chegou em Chipre, repousou em sua terra natal, no ano 620. Depois que entrou no Reino Imortal de seu Senhor, suas milagrosas relíquias foram trazidas para Constantinopla, depois para Budapeste, e finalmente para Presburg.

Tropário - Modo 8

Tua persistência foi recompensada, Venerável Pai: perseveraste incessantemente na oração; amaste os pobres e em tudo lhes foste previdente. Bem-aventurado João, o Misericordioso, intercede junto a Cristo Deus pela salvação de nossas almas.

Kondakion - Modo 2
Tu, João Clemente, entregaste tua riqueza aos pobres e, em troca, recebeste a riqueza do céu; por isto nós honramos e celebramos a tua memória, ó homônimo da misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário