terça-feira, 8 de novembro de 2011

22ª Terça-feira depois de Pentecostes – Modo 4

22ª Terça-feira depois de Pentecostes – Modo 4
08 de Novembro (CC) de 2011 / 26 de Outubro (CE)
S. Demétrio, megalomártir, († c. 306) Memória do grande terremoto em Constantinopla (740)


Colossenses 2:20-3:3

20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,    21 tais como: não toques, não proves, não manuseies    22 (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?    23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.    1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.    2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;    3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.   

Lucas 11:1-10

     1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.    2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;    3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;    4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]    5 Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,    6 pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;    7 e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender;    8 digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.    9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;    10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.



Comemoração do Santo e Glorioso Mártir Demétrius Grande, o Miróforo. 
O grande mártir Demétrius, o odorífero, nasceu e Tessalônica e era filho de um procônsul romano de Tessalônica. Três séculos se passaram e paganismo romano, espiritualmente quebrado e derrotado pela multidão de mártires e confessores do Salvador, intensificou suas perseguições. Os pais de São Demétrius eram secretamente cristãos, e ele foi batizado e criado na fé cristã em uma igreja secreta em casa de seu pai. Seu pai falecera antes que Demétrius atingisse a maioridade, a qual ocorrera quando o Imperador Galério Maximiano subira ao trono (305). 
Maximiano, confiantes na “educação de Demétrius", bem como em suas habilidades administrativas e militares, nomeou-o para a posição de seu pai como procônsul do distrito de Tessalônica. As principais tarefas deste jovem comandante foram defender a cidade dos bárbaros e erradicar o cristianismo. A política do Imperador em relação aos cristãos era clara: morte a qualquer um que invocasse o nome de Cristo. O Imperador não suspeitava que a nomeação dada a Demétrius lhe possibilitaria levar muitas pessoas a Cristo. 
Aceitando a nomeação, Demétrius voltou a Tessalônica e imediatamente confessou e glorificou o nosso Senhor Jesus Cristo. Em vez de perseguir e executar os cristãos, começou a ensinar a fé cristã abertamente aos habitantes da cidade e a combater os costumes pagãos e a idolatria. O compilador de sua vida, São Simeon Metaphrastes (09 de novembro), diz que por causa de seu zelo e ensino tornou-se "um segundo apóstolo Paulo" para Tessalônica. O Senhor também concedeu a São Demétrius, assim como o santo apóstolo Paulo, a coroa do martírio. 
Quando Maximiano soube que o recém-nomeado procônsul era um cristão, e que ele havia convertido muitos súditos romano ao cristianismo, a fúria do Imperador não conheceu limites. Retornando de uma campanha na região do Mar Negro, o Imperador decidiu levar seu exército para de Tessalônica, determinado a massacrar os cristãos. Sabendo disto, Demétrius encarregou seu fiel servo Lupus para distribuir a sua riqueza aos pobres, dizendo: 
“Distribuí as minhas terras e riquezas entre eles, pois haveremos de buscar para nós mesmos riquezas celestiais”. 
Demétrius começou a orar e jejuar, preparando-se para o martírio. Quando o Imperador, chegou à cidade, convocou Demétrius, que corajosamente confessou-se cristão e denunciou a falsidade e futilidade de politeísmo romano. Maximiano deu ordens para encerrar o confessor na prisão. Entretanto, um anjo lhe aparecera para confortá-lo e encorajá-lo. 
Enquanto isso, o Imperador se divertia encenando jogos no circo. Seu campeão era um alemão de nome Liaios Ele desafiou os cristãos a lutar com ele em uma plataforma construída sobre as afiadas lanças dos soldados vitoriosos. Um corajoso cristão chamado Nestório, foi até a prisão onde estava Demétrius pedir sua bênção para lutar contra os bárbaros. Com a bênção e as orações de Demétrius, Nestor prevaleceu sobre o alemão feroz e arremessou-o a partir da plataforma sobre as lanças dos soldados, assim como os pagãos assassinos teriam feito com os cristãos. O comandante, furioso, ordenou a execução do Santo Mártir Nestório (27 de outubro) e enviou um guarda à prisão para matar Demétrius. 
Na madrugada de 26 de outubro, 306 soldados apareceram na prisão subterrânea do santo e o mataram com lanças. Seu fiel servo, São Lupus, recolheu a roupa encharcada de sangue de São Demétrius, tirou o anel imperial de seu dedo (um símbolo de seu status elevado), e mergulhou-o no sangue. Com o anel e outros objetos sagrados santificados pelo sangue de São Demétrius, Lupus começou a curar os enfermos. Então, o Imperador deu ordens para prendê-lo e matar. O corpo do santo mártir Demétrius, Grande, foi lançado aos animais selvagens para ser devorado, mas os cristãos secretamente o recolheram e enterraram. 
Durante o reinado de São Constantino (306-337), uma igreja foi construída sobre o túmulo de São Demétrius. Cem anos mais tarde, durante a construção de uma nova igreja majestosa no mesmo local, as relíquias do santo mártir foram encontradas incorruptas. Desde o século VII um fluxo milagroso com fragrância de mirra apareceu sob a cripta do Grande Mártir Demétrius, por isso ele é chamado de "Miróforo”. 
São Demétrius é considerado como um protetor dos jovens, e também é invocado por aqueles que lutam com as tentações da luxúria. 
Tropário - Modo 3 
Os cristãos encontram em ti um grande aliado em momentos de perigo,
Ó herói vitorioso das nações pagãs.Tu que confundiste a insolência de Liaios,
Encorajando a Nestório no estádio,
Roga, São Demétrio, a Cristo nosso Deus
Que nos conceda a sua grande misericórdia.

Hino a São Demétrio, Grande Mártir

De Cristo o dom eterno,
Dos mártires, vitória,
Alegres celebremos
Com cânticos de glória.
São príncipes da Igreja.
Na luta triunfaram.
Do mundo sendo luzes,
À glória já chegaram.
Por ímpios torturados,
Seu sangue derramaram.
Mas, firmes pela fé,
Na vida eterna entraram.
Invictos na esperança
Guardando a fé constantes
No pleno amor de Cristo
Já reinaram triunfantes.
Já tem no Pai a glória,
No Espírito a energia,
E exultam pelo Filho;
Repletos de alegria.
Pedimos, Redentor,
Unidos ser também
Dos mártires a glória
No Teu Reino. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário