domingo, 20 de novembro de 2011

23º Domingo depois de Pentecostes – Modo 6

Ressurreição da Filha de Jairo
23º Domingo depois de Pentecostes – Modo 6
20 de Novembro (CC) de 2011 / 07 de Novembro (CE)
Ss. 33 Mártires de Melitina (início do séc. IV) S. Lázaro, mon. e taumaturgo († 1054).


MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.    17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.    18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.    19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;    20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.




LITURGIA

TROPARION DA RESSURREIÇÃO (MODO 6)

Enquanto Maria estava diante do sepulcro
À procura de teu imaculado Corpo,
Os Anjos apareceram em teu túmulo
E as sentinelas desfaleceram.
Sem ser vencido pela morte
Submeteste ao teu domínio o reino dos mortos,
E vieste ao encontro da Virgem, revelando a vida.
Senhor, que ressurgiste dos mortos, glória a Ti!

TROPARION DOS 33 SANTOS MÁRTIRES - MODO 4
Por meio do sofrimento, os Teus 33 santos mártires receberam de Ti, ó Senhor, nosso Deus, coroas incorruptíveis. Por Teu poder, venceram seus adversários, e tornaram impotente a ousadia dos demônios. Por suas intercessões, salva as nossas almas!

KONDAKION (MODO 6)

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Levantando com sua vivificante mão
Todos os mortos dos vales tenebrosos,
Cristo Deus, Doador da vida,
Quis conceder a Ressurreição ao gênero humano;
Pois Ele é o Salvador, a Ressurreição,
A Vida e o Deus de todos.

THEOTOKION (MODO 6)

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Clamando com a tua bendita Mãe,
Voluntariamente, viste padecer, irradiando na cruz,
Desejaste encontrar Adão, dizendo aos anjos:
Alegrem-se comigo, porque foi encontrado o dracma perdido,
Deus nosso, que com sabedoria tudo consolidaste, glória a Ti!

KONDAKION DOS 33 SANTOS MÁRTIRES - MODO 2
O coro radiante dos mártires, qual constelação reluzente, desce espiritualmente para nós, iluminando a Igreja com os seus raios fulgentes. Portanto, ao celebramos suas honradas memórias, pedimos-Te, nosso Salvador: por suas orações livrai-nos do infortúnio, para que possamos te cantar: "Aleluia". 

HINO À MÃE DE DEUS

Ó Admirável Protetora dos cristãos
E nossa Medianeira do Criador
Não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores,
Mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és,
Pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus,
Tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

PROKIMENON (MODO 6)

Salva, Senhor, o teu povo
E abençoa a tua herança. (Sl 27, 9)

Clamo a Ti, Senhor, meu rochedo
Presta ouvido aos meus rogos. (Sl 27, 1)


EPÍSTOLA: EFÉSIOS 2:4-10

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,    5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),    6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,    7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;    9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.    10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.   

ALELUIA (MODO 6)

Aleluia, aleluia, aleluia!
Quem habita ao abrigo do Altíssimo
E vive à sombra do Senhor Onipotente. (Sl 90, 1)
Aleluia, aleluia, aleluia!
Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção,
Sois o meu Deus no qual confio inteiramente. (Sl 90, 2) 
Aleluia, aleluia, aleluia!  

EVANGELHO: LUCAS 8:41-56

41 E eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que fosse a sua casa;    42 porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões.    43 E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos [e gastara com os médicos todos os seus haveres] e por ninguém pudera ser curada,    44 chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia.    45 Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem.    46 Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder.    47 Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada.    48 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.    49 Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre.    50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente, e será salva.    51 Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina.    52 E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.    53 E riam-se dele, sabendo que ela estava morta.    54 Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te.    55 E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer.    56 E seus pais ficaram maravilhados; e ele mandou-lhes que a ninguém contassem o que havia sucedido.


COMENTÁRIO DO ARCEBISPO CHRYSÓSTOMOS

Vemos a un hombre y una mujer postrados a los pies de Jesús. Se acercan a Él. Saben que puede solucionar su problema, satisfacer sus deseos. Jairo anhela que su hija no muera. “Mi hija está enferma. Ven a imponerle las manos para que se salve y viva”. La mujer quiere verse curada de su enfermedad. “Si sólo tocara su vestido, quedaré sana”. Cuando Cristo descubre su fe, no se puede resistir. “La niña no ha muerto, está dormida... Levántate”. “Hija, tu fe te ha salvado. Vete en paz y que se cure tu mal”.
Qué grande es el hombre cuando, consciente de su pequeñez y de su indigencia, sabe buscar lo que necesita en Aquel que es verdaderamente grande. El corazón del mismo Dios se conmueve al ver la actitud de sus hijos que acuden a Él como verdadero Padre. El que ama y se sabe amado, no tiene miedo de pedir y no se reserva nada cuando se trata de dar.
Pidamos, pero no como quien cree merecerlo todo. Pidamos conscientes de que Dios nos ama, aunque no lo merezcamos. Aún más, nos ama en nuestra debilidad, que nos acerca a Él. Y así como le pedimos, sepamos ofrecerle el homenaje de nuestra fe y nuestra confianza total. No dudemos de su amor, que quiere darnos todo lo que realmente necesitamos, quiere curarnos de nuestra enfermedad, quiere darnos la verdadera vida.
El evangelio de hoy nos presenta a dos enfermos que acuden al médico para pedir que los cure de su verdadera enfermedad. Si ellos fueron curados, ¿qué necesitamos nosotros para lograr nuestra curación?
Primero de todo saber qué me pasa, qué me duele, qué molestia siento pues siempre tenemos alguna molestia. Podemos padecer el cáncer de la inmoralidad o la pulmonía del enfado que nos hace molestarnos con todo mundo. Una vez localizado nuestro mal lo siguiente es acudir al doctor, a la Iglesia, al sacerdote, para por medio de la Gracia de Cristo se sane la dolencia del alma. Cristo curó a estos dos enfermos pero Él decidió el momento. Sólo necesitó de su arrepentimiento sincero y de su sinceridad de corazón. ¿No nos estará pidiendo Cristo lo mismo a nosotros? Pues estemos seguro de que si tomamos la actitud de estos dos enfermos con seguridad seremos curados. Cristo jamás se deja ganar en generosidad. Si le damos uno Él nos dará el doble, según nuestra necesidad.


O Santo Mártir Hieron e Seus 32 Companheiros De Martírio

Hieron nasceu em Tyana, na Capadócia cuja mãe, Stratonika, era uma mulher muito boa e uma cristã devota, e padecia de cegueira.

Hieron era um cristão muito zeloso que servia sua mãe cega com grande amor filial. Por duas razões, não queria se juntar ao exército: não queria deixar sua mãe desamparada, e porque, como um soldado, seria obrigado a oferecer sacrifícios aos ídolos.

Hieron foi preso junto com outros cristãos, e todos foram levados à presença do Eparca da cidade de Melitene. Enquanto ainda estavam a caminho, um homem vestido com uma roupa branca brilhante apareceu a Hieron numa noite e disse:

`` Hieron, eis que te anuncio a salvação: tu não deves pelejar por um rei terreno, mas pelo Rei Celestial deves empreender tua luta, pois em breve deverás comparecer perante Ele e  receberás honra e glória.''

Então, o coração de Hieron se encheu de alegria indizível. Em Melitene todos foram lançados na prisão e Hieron, com grande zelo, encorajou a todos os presos por causa da fé, pedindo que nem mesmo um deles fraquejasse, mas que todos de bom grado oferecessem seus corpos à tortura e morte por amor a Cristo. Todos, exceto Victor, que era parente de Hieron, confessaram a fé no Senhor Jesus Cristo.

Os algozes cortaram uma das mãos de Hieron e depois, o açoitaram e o torturaram de diversas maneiras, até que o decapitaram juntamente com seus outros companheiros. Enquanto se dirigiam para o local da execução, estes 33 mártires entoavam o Salmo:

“Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor (Salmos 118:1)”.

Eis a lista dos honrados mártires, cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro, imolado desde a fundação do mundo:

Hesychius, Nicandro, Atanásio, Mamas, Barachius, Callinicus, Theogenes, Nikon, Longinus, Theodore, Valerius, Xanthius, Theodulus, Calímaco, Eugenius, Theodochus , Ostrichius, Epifânio, Maximiano, Ducitius, Claudiano, Theophilus, Gigantius, Doroteu, Theodotus, Castrichius, Anicletus, Themilius, Eutychius, Hilarion, Diodoto e Amonitus.

Um homem chamado chrysanthus comprou a cabeça decepada de Hieron e honradamente a enterrou; mais tarde uma igreja, com o nome do santo, fora construída no local. A mão decepada do mártir foi levada para sua mãe cega.

São Hieron e seus companheiros, padeceram no ano 298 dC, entrando, portanto, na glória de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário