sexta-feira, 11 de novembro de 2011

22ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 4



22ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 4
11 de Novembro (CC) de 2011 / 29 de Outubro (CE)
S. Anastásia, mon. e mártir († séc. IV?); S. Abraão, eremita (séc. VI); S. Abraão de Rostov, mártir (séc. XII).


Colossenses 4:10-18

10 Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o primo de Barnabé (a respeito do qual recebestes instruções; se for ter convosco, recebei-o),    11 e Jesus, que se chama Justo, sendo unicamente estes, dentre a circuncisão, os meus cooperadores no reino de Deus; os quais têm sido para mim uma consolação.    12 Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus, e que sempre luta por vós nas suas orações, para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus.    13 Pois dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós, como também pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.    14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.    15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfas e a igreja que está em sua casa.    16 Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também.    17 E dizei a Arquipo: Cuida do ministério que recebestes no Senhor, para o cumprires.    18 Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco.   

Lucas 11:23-26

23 Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.    24 Ora, havendo o espírito imundo saíndo do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.    25 E chegando, acha-a varrida e adornada.    26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro.



Comemoração da Santa Mártir Anastácia 
A santa Mártir Anastácia Romana perdeu seus pais na infância, e foi então levada para ser criada pela abadessa de um mosteiro de mulheres, chamado Sophia. Ela deu a Anastácia uma educação de fé fervorosa, no temor de Deus e obediência. A perseguição contra os cristãos pelo imperador Décio (249-251) começou naquela época. O administrador da cidade, Probus, sob as ordens do imperador ordenou que trouxessem Anastácia perante ele. Abençoadas por sua abadessa para sofrer por Cristo, a jovem mártir Anastácia humildemente saiu ao encontro dos soldados armados. Vendo sua juventude e beleza, Probus usou a estratégia da bajulação para fazê-la negar a Cristo. "Por que desperdiçar sua juventude, privando-se do prazer? O que você ganha ao ser torturada e morta pelo Crucificado? Cultue nossos deuses, case com um marido bonito, e viva em glória e honra." A santa firmemente respondeu: "Meu esposo, minhas riquezas, minha vida e minha felicidade são o meu Senhor Jesus Cristo, e você não vai conseguir me afastar dele com suas artimanhas!" Probus submeteu Anastácia a torturas ferozes. No entanto, a Santa Mártir as suportou bravamente, glorificando e louvando ao Senhor. Enfurecidos, os torturadores cortaram sua língua. O povo, vendo a tratamento desumano e repugnante dado à Santa, ficou indignado, e o governante foi obrigado a terminar a torturas, mandando decapitar Anastácia. Desta forma, Anastácia recebeu a coroa do martírio. O corpo da Santa foi jogado fora da cidade para ser comido por animais selvagens, mas o Senhor não permitiu que suas relíquias sagradas fossem desonradas. Sob o comando de um santo anjo, a Abadessa Sophia encontrou o corpo mutilado de Santa Anastácia. Com a ajuda de dois cristãos, ela a sepultou. 
 Tropário - Modo 4 
A cordeira Anastácia, clama por Ti, ó Jesus, em voz alta: "Eu te amo, meu Esposo, e para Te encontrar suportarei o sofrimento. No batismo fui crucificada para que reinasse Contigo, e morri para que possa viver em Ti. Aceita-me como um sacrifício puro, pois, em amor me ofereci”. Por suas orações, ó Misericordioso, salve as nossas almas. 
Kondakion - Modo 3 
Purificada pelas águas da virgindade, a Justa Anastácia foi coroada pelo sangue do martírio. Ela concede cura e salvação para aqueles que dela precisam, e que invocam a Cisto de todo coração, pois é Cristo Quem lhe dá força, derramando-lhe uma fluente graça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário