sábado, 8 de setembro de 2012

14º Sábado Depois de Pentecostes


08 de Setembro 2012 (CC) / 26 de Agosto (CE)
Ss. Adriano e Natália, sua mulher, mártires (fim do séc. III).


1 Coríntios 4:1-5

1 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. 4 Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. 5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

Mateus 23:1-12

1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: 2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.    3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.    4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.    5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; 6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.    8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos.    9 E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. 11 Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. 12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.



COMENTÁRIO

A vigilância é um tema e uma atitude constantes em nossa vida cristã, pois o coração é enganoso e um terreno fértil para ilusões, fantasias e enganos. Muitos homens perversos se acostumam tanto à perversidade que nem mais a percebem ou a identificam, chegando ao cúmulo de confundir sua maldade com justiça e vida agradável a Deus (2 Tm 3:5,13; João 16:1,2).

Os Escribas e Fariseus pensavam que serviam a Deus. Em algum momento eles substituíram suas consciências por esquemas teológicos de conveniência, que atendem às demandas e apelos das paixões que se abrigam em nossa alma. Por isto Cristo nos ensina o exercício de tomar a cruz dia a dia, oferecer-se em sacrifício vivo; somente por esta via conseguimos sufocar as paixões e nos livrar das ilusões. Os clérigos são ainda mais suscetíveis a estes enganos pelos títulos hierárquicos que podem se constituir em laço e tropeço. Se a alma não consegue viver a dimensão sagrada dos títulos hierárquicos, então, em nome do Reino dos Céus, devemos renunciá-los. Muitos santos fizeram isto.

Padre Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO

SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.
Salmo 130(131)

Nenhum comentário:

Postar um comentário