10 de Novembro de 2014 (CC) / 28 de Outubro (CE)
Festa da Proteção da Santíssima Theotokos (Mãe de Deus); Ss. Mártires Terêncio, sua esposa Neolina e seus filhos; Estêvão, o poeta do Mosteiro de São Saba; Arsênio, Arcebispo da Sérvia; Jó, Higúmeno de Pochaev e a Mártir Paraskeva de Icônio, também chamada de "Piatnitza".
Desde tempos imemoriais, a Igreja celebra a Santíssima Theotokos como padroeira e protetora do povo cristão, que, por suas orações de intercessão, implora a misericórdia de Deus por nós pecadores. A ajuda da Mãe Santíssima de Deus tem sido claramente demonstrada, inúmeras vezes, tanto para os indivíduos como para nações, na paz e na guerra, nos desertos monásticos e em cidades densamente povoadas.
A festa do Santo Manto Protetor da Theotokos foi instituída para recordar a visão que Santo André teve, da Mãe de Deus que, durante o cerco dos inimigos de Constantinopla no séc. X.
Em 1 de Outubro de 911, durante o reinado do imperador Leão, o Sábio, houve uma Vigília por toda noite na Igreja Blachernae da Mãe de Deus em Constantinoplaonde, onde foi preservado o manto da Mãe de Deus, com a cabeça -Véu (mathoria) e parte da Faixa da Cintura, vindos da Palestina no século V. A igreja estava repleta de pessoas. Santo André, o Louco-para-Cristo, encontrava-se em pé na parte de trás da igreja com o seu discípulo Epifânio. Às quatro horas da manhã, a Theotokos Santíssima apareceu acima do povo, segurando o Omophorion, estendido como uma capa protetora sobre os fiéis. Ela estava vestida de ouro incrustado de roxo, e brilhava com um esplendor inefável, rodeada por apóstolos, santos, mártires e virgens. Então, Santo André disse ao Beato Epifânio:
"Você vê, irmão, a rainha e senhora de tudo rezando pelo o mundo inteiro?''
Epifânio respondeu:
"Eu vejo, ó Pai, e estou impressionado e assombrado''
A Festa! da Proteção foi instituída para comemorar este evento, e para nos lembrar de que podemos receber a proteção e oração incessante da Santíssima Mãe de Deus em qualquer momento de dificuldade.
Comemoração da Festa
Lucas 1:39-49, 56 (Matinas
Hebreus 9:1-7 (Liturgia)
Lucas 10:38-42; 11:27-28 (Liturgia)
1 Tessalonicenses 1:1-5
Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
Lucas 11:29-33
E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas. E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário