Terça-feira do Publicano e do Fariseu
35ª Terça-feira Depois de Pentecostes
03 de Fevereiro de 2015 (CC) - 21 de Janeiro (CE)
S. Máximo, o Confessor († 662)
35ª Terça-feira Depois de Pentecostes
03 de Fevereiro de 2015 (CC) - 21 de Janeiro (CE)
S. Máximo, o Confessor († 662)
1º Modo
2 Pedro 2:9-22
9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades, 11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 13 recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco; 14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 16 mas que foi repreendido pela sua própria transgressão: um mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.
Marcos 13:14-23
14 Ora, quando vós virdes a abominação da desolação estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 15 quem estiver no eirado não desça, nem entre para tirar alguma coisa da sua casa; 16 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 17 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! 18 Orai, pois, para que isto não suceda no inverno; 19 porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. 20 Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. 22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. 23 Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.
A sociedade em que vivemos tem como uma de suas principais características a relativização dos conceitos e das percepções. Isto atingiu a mente de muitos cristãos, que passaram a ver o dogma como também algo relativo e as percepções heterogêneas - não mais como antagonismos ou heresias - mas, sim, como diversidade, portanto, legítimas, cada qual conforme as suas perspectivas.
Este tipo de mentalidade, torna inócuos e sem sentido os textos bíblicos que falam de falsos profetas que ensinam falsas doutrinas, uma vez que cada um, conforme sua realidade e modo de pensar está certo, "já que ninguém é mesmo dono da verdade".
O ensino dos severos juízos de Deus também caem por terra, uma vez que Deus é amor, e não vai condenar ninguém, pois "Ele é muito compreensivo e tolerante" e afinal de contas, cada um é mau porque é vítima de alguma coisa: da sociedade, da família em que nasceu, do ambiente social em que crescera, dos males sofridos na existência e etc. Todo tipo de justificativa. Todos que assim pensam, são néscios, virgens imprudentes que dormiram e deixaram de por azeite no seu candelabro.
O espaço aqui é curto para uma maior abordagem de que como Satanás induz a sociedade ao erro, mas, como resumo de tudo, o ensino apostólico nos diz que isto se dá porque os homens se tornariam amantes de si mesmos e mais amigos dos prazeres do que de Deus (2 Tm 3:2,4), e por isto, não suportariam a sã doutrina, e para anular a incômoda voz da consciência, se cercariam de mestres que lhe dariam suporte intelectual que legitimariam suas concupiscências (2 Tm 4:3). É destes mestres que Pedro fala em sua epístola e dos quais Cristo tanto nos adverte.
As ovelhas de Cristo ouvem a Sua voz e O seguem, mas, de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz do estranho (João 10).
São Máximo nasceu em Constantinopla em uma nobre família da qual recebeu uma boa educação. Foi um dos conselheiros do imperador Heraclio (610-641). Naquela época, a heresia dos monofisitas, na qual acreditava também o imperador, alastrava-se fortemente. (do grego μονο = único, é uma doutrina cristológica do século V que admitia em Jesus Cristo uma só natureza, a divina. Foi elaborada por Eutiques em reação ao Nestorianismo e foi considerada também uma heresia. Esta doutrina era originária do Egito e estendeu-se progressivamente à Palestina e à Síria. Os monofisitas não aceitam, portanto, a doutrina das “duas naturezas”, decretada pelo Concílio de Calcedônia (451); negam a natureza humana de Jesus Cristo e, por conseqüência, reduzem os seus sofrimentos salvíficos na Cruz).
Máximo deixou então o palácio imperial e ingressou no monastério Cristopolsky do qual, tempos depois, tornou-se seu abade. Sendo teólogo e grande pensador de seu tempo, ardoroso defensor da Ortodoxia, combateu com coragem os erros da doutrina monofisita. Foi frequentemente perseguido pelos inimigos da Igreja. Os argumentos de São Máximo em prol da Ortodoxia foram tão conclusivos que depois de um debate público com o Patriarca monofisita de Constantinopla Pirro, este acabou por renunciar em 645 a heresia. Várias vezes foi deportado e chamado à Constantinopla. As exortações e as promessas dos hereges transformavam-se, freqüentemente, em ameaças, constrangimentos e golpes contra São Máximo. No entanto, o santo permanecia firme em suas convicções religiosas. Cortaram-lhe o braço direito e a língua para que não pudesse mais nem escrever nem proclamar e defender a verdade. Enviaram-lhe recluso ao Caucaso em Lasov, região da Mingrelia, onde faleceu em 13 de agosto de 662, data que já havia previsto.
São Máximo escreveu muitas obras teológicas em defesa da Ortodoxia. Suas obras são valiosas por suas pregações sobre a vida espiritual e contemplativa, algumas das quais fazem parte da coleção dos sermões dos Santos Padres que falam da vida dos ascetas. Nestas pregações se revelam a profundidade espiritual e a agudeza de pensamento de São Maximo. Também escreveu uma obra explicando a Liturgia com grande significado teológico.
9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades, 11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 13 recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco; 14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 16 mas que foi repreendido pela sua própria transgressão: um mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.
Marcos 13:14-23
14 Ora, quando vós virdes a abominação da desolação estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 15 quem estiver no eirado não desça, nem entre para tirar alguma coisa da sua casa; 16 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 17 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! 18 Orai, pois, para que isto não suceda no inverno; 19 porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. 20 Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. 22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. 23 Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.
COMENTÁRIO
A sociedade em que vivemos tem como uma de suas principais características a relativização dos conceitos e das percepções. Isto atingiu a mente de muitos cristãos, que passaram a ver o dogma como também algo relativo e as percepções heterogêneas - não mais como antagonismos ou heresias - mas, sim, como diversidade, portanto, legítimas, cada qual conforme as suas perspectivas.
Este tipo de mentalidade, torna inócuos e sem sentido os textos bíblicos que falam de falsos profetas que ensinam falsas doutrinas, uma vez que cada um, conforme sua realidade e modo de pensar está certo, "já que ninguém é mesmo dono da verdade".
O ensino dos severos juízos de Deus também caem por terra, uma vez que Deus é amor, e não vai condenar ninguém, pois "Ele é muito compreensivo e tolerante" e afinal de contas, cada um é mau porque é vítima de alguma coisa: da sociedade, da família em que nasceu, do ambiente social em que crescera, dos males sofridos na existência e etc. Todo tipo de justificativa. Todos que assim pensam, são néscios, virgens imprudentes que dormiram e deixaram de por azeite no seu candelabro.
O espaço aqui é curto para uma maior abordagem de que como Satanás induz a sociedade ao erro, mas, como resumo de tudo, o ensino apostólico nos diz que isto se dá porque os homens se tornariam amantes de si mesmos e mais amigos dos prazeres do que de Deus (2 Tm 3:2,4), e por isto, não suportariam a sã doutrina, e para anular a incômoda voz da consciência, se cercariam de mestres que lhe dariam suporte intelectual que legitimariam suas concupiscências (2 Tm 4:3). É destes mestres que Pedro fala em sua epístola e dos quais Cristo tanto nos adverte.
As ovelhas de Cristo ouvem a Sua voz e O seguem, mas, de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz do estranho (João 10).
Pe. Mateus (Antonio Eça)
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