domingo, 15 de fevereiro de 2015

Festa do Encontro

36º Domingo Depois de Pentecostes
Domingo do Juízo Final
15 de Fevereiro de 2015 (CC) / 02 de Fevereiro (CE)
3º Modo


A FESTA DO ENCONTRO 
Hypapantê = Encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo (Apresentação ao Templo).

A Igreja comemora hoje uma das 12 grandes festas da Ortodoxia: a Apresentação de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo no Templo. Outro nome dado à festa é “O Encontro de Nosso Senhor” (gr. Υπαπαντή): o encontro do ancião Simeão com o Messias. Com esta festa, a Igreja conclui a observância dos preceitos da Natividade de Cristo, período iniciado em 15 de novembro.

Quarenta dias após o nascimento, completados os dias da purificação de Maria, conforme prescrito nas Leis de Israel, o Menino Jesus foi apresentado no Templo para ser consagrado a Deus, manifestando a abertura de seu coração à vontade de Deus e à cultura do seu povo. A apresentação do Primogênito equivale a um ato de consagração ao Senhor acompanhado da oferta sacrificial de um par de rolas ou de pombinhos, a oferenda dos pobres.

«Maria, a Virgem Mãe, a primeira a ser verdadeiramente o Templo Santíssimo de Deus vivo, aquela que é toda pura e toda santa, sem necessidade cumpriu o ritual da purificação, levou o Primogênito de Deus ao templo para realizar o que foi prometido a Simeão» (São Basílio).

Essa antiga tradição de apresentar as crianças no templo continua viva na Igreja Ortodoxa. Cerca de 40 dias após o nascimento, o bebê acompanhado de sua mãe são trazidos à Igreja. O sacerdote, imitando o ancião Simeão, adentra a Igreja com a criança, fazendo o sinal da cruz com ela em seus braços. Sendo um menino, ele é trazido para o Altar, na esperança de que, em algum dia, venha a servir Cristo como sacerdote.

Sendo uma menina, ela é levada somente até a entrada da Porta Régia, pois as mulheres não podem servir como sacerdotes na Igreja Ortodoxa. Este ofício, que consiste em orações de ação de graças pela saúde da mãe e do bebê, termina com a antiga e bela oração do ancião Simeão:

“Agora, Senhor, já podes deixar Teu servo ir em paz, segundo a Tua palavra. Porque meus olhos viram a salvação que preparaste diante de todos os povos: a luz para iluminação das nações e para glória de Teu povo, Israel” (Lc. 2, 29-32).

A Festa da Purificação e da Apresentação do Senhor no Templo é também conhecida como a «Festa da Candelária», devido à procissão de velas que é realizada neste dia, principalmente na Igreja de Jerusalém e nas de tradição eslava. Este rito das velas tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino, «Luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel» [...]

Nossa fé em Deus é baseada no fato de que o Senhor se revelou; e hoje comemoramos a primeira revelação pública do Messias, enviado pelo Pai para a salvação da humanidade.

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DOMINGO DO JUÍZO FINAL
Ou
Domingo da Abstinência de Carne (Tirofagia)

Neste Terceiro Domingo do Triódion, nossa Igreja comemora o Dia do Juízo, ou seja, a Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Comemorar é fazer presente na Igreja o evento que se recorda. A leitura do Evangelho de hoje nos recorda o Dia do Juízo Final e põe ênfase na medida pela qual seremos julgados. Na maioria dos ícones do Juízo Final, vemos sobre a mesa uma balança que pesará nossas obras, junto à Bíblia Sagrada. Hoje a Igreja abre as Escrituras Sagradas para ler esta passagem do Último Juízo. E o que escutamos está claro: seremos julgados segundo a medida de nossa misericórdia, isto é, de nosso amor.

A palavra amor é, muitas vezes, manipulada ou mal entendida. A passagem bíblica destaca as palavras de Nosso Senhor Jesus quando diz: "Tudo quanto fizestes a um destes pequeninos..." A palavra amor, não tem um significado abstrato, mas de ação concreta. As palavras da Sagrada Escritura nos separam entre ovelhas e cabritos segundo nossas obras de amor. A medida é, pois, fazer ou não fazer as obras de amor.

É um erro comum limitar o amor ao afeto, tão somente, à emoção ou, muitas vezes até, a muito menos do que isso, à palavras e opiniões. Este último tipo de «amor» é muito comum nos dias atuais, está em todas as partes e é muito barato. A obra de amor, no entanto, está livre de tudo isto. Podemos até ter sentimentos de ódio para com alguma pessoa, porém, se agimos com ela com delicadeza e amor, acabamos por transformar nosso ódio. Por outro lado, podemos ter em nosso interior o mais delicado sentimento para com alguém, até sentir-nos emocionalmente dependentes desta pessoa e, ainda assim, não lhe oferecer nenhuma obra de amor.

Amor significa, sem dúvida alguma, ceder aos demais o primeiro lugar. O egoísmo é exatamente o contrário disto. É tomar para mim o primeiro lugar e pôr os demais para os últimos lugares. Que eu ame a alguém não quer dizer que eu tenha sentimentos especiais para com esta pessoa, mas que quero e desejo dar a ela o primeiro lugar, amá-la mais do que a mim mesmo e desejar o bem a ela antes mesmo que a mim. Esta é a verdadeira obra do amor , o critério pelo qual seremos classificados e separados.

Na obra «Cem Ditos Sobre o Amor» de São Máximo, o Confessor, seremos surpreendidos ao ver que ele define o amor como o estado de não-paixão. A paixão destrói o amor. As paixões são o amor-próprio, amor por si mesmo, a auto-satisfação dos interesses e desejos próprios etc. Tudo isto nos impede de fazer as obras do amor e nos encaminha para junto dos «cabritos».

São muitas as perguntas que o Evangelho de hoje nos põe e, a realidade da vida as repete constantemente. A resposta é sempre a mesma: vivemos para as obras de amor ou fechados em nós mesmos a fazer as obras do egoísmo?

A Quaresma vem com um apelo à abstinência, a abandonar nosso egoísmo, purificando o homem velho e transformando-o em Homem o Novo. É uma mudança de direção, é arrependimento.

Vemos assim como a Quaresma vai de mão com as obras de misericórdia, as quais se manifestam de diferentes formas. Foi instituída para que possamos aprender a amar; é instrumento que nutre em nós o sentimento de sacrifício e reconhecimento do direito do outro, acolhimento de sua existência no amor. O objetivo da Quaresma é nos fazer ver os demais com nossos próprios olhos, não ignorando sua maravilhosa presença; é o retorno ao paraíso real. O homem egoísta define o paraíso em base a seus interesses egoístas. A Quaresma, no entanto, nos leva a reconhecer que o serviço aos irmãos é a vida do verdadeiro paraíso.



     MATINAS

Lucas 2:25-32


25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, 28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 pois os meus olhos já viram a tua salvação, 31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel.   

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Rejubilem-se os céus e alegre-se a terra, pois o Senhor manifestou a força de Seu braço; com sua morte venceu a morte, tornou-Se o primogênito dos mortos; libertou-nos das entranhas dos infernos revelando ao mundo a grande misericórdia! 

Kondáquion da Ressurreição
Hoje Te levantaste da tumba, ó Compassivo, 
e nos conduziste para fora das portas da morte, 
Hoje Adão dança e Eva se regozija 
e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar 
o divino poder de Tua autoridade. 

Hino à Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos
E nossa medianeira ante o Criador,
Não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores,
Mas apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és,
Pois, te invocamos com fé.
Rogai por nós junto de Deus
Tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Canto de Entrada (Issodikon)
O Senhor fez conhecer a sua salvação; 
manifestou sua justiça diante de todos os povos. (3x)

Salva-nos, ó Filho de Deus, 
Tu que foste carregado nos braços do Justo Simeão, 
a nós que a Ti cantamos: aleluia!

Tropárion da Festa Modo 1
Salve ó Virgem, Mãe de Deus, cheia de graça,
pois de ti nasceu o Sol da justiça, o Cristo nosso Deus,
iluminando os que estavam nas trevas.
Rejubila-te, ó justo Ancião, ao receber em teus braços
Aquele que libertou as nossas almas e nos deu a Ressurreição.

Kondakion da Festa Modo 1
Tu, que santificaste, pelo Teu nascimento, o seio virginal/ e abençoaste, como era necessário, as mãos de Simeão,/ salvaste-nos agora ao preceder-nos, ó Cristo nosso Deus./ Guarda, pois, em paz Teu povo durante as guerras e fortalece a Tua Igreja, ó Único Amigo da humanidade!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Kondakion do Juízo Final Modo 1
Quando vieres em glória sobre a terra, ó Deus,
toda a Criação tremerá e um rio de fogo fluirá diante do tribunal;
os livros serão abertos e os segredos dos corações serão descobertos,
então, ó Justo Juiz, livra-me do fogo que não se apaga
e torna-me digno de ser colocado à tua direita.

Theotokion
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano
a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus!
Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti,
padecendo os sofrimentos da cruz
livrou-nos da iniquidade,
Ele, o amigo dos seres humanos.

Prokímenon

Minha alma glorifica o Senhor,
meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.

Porque voltou seus olhos para a humildade de sua serva; 
doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada.


EPÍSTOLA (HEBREUS 7:7-17)

7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. 8 E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive. 9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos, 10 porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste. 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? 12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. 13 Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar, 14 visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes. 15 E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote, 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.   


Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Agora, Senhor, podes deixar teu servo ir em paz 
segundo a tua palavra. Aleluia, aleluia, aleluia!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Porque meus olhos viram a tua salvação 
luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo. 

Aleluia, aleluia, aleluia!

EVANGELHO (LUCAS 2:22-40)

22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, 28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 pois os meus olhos já viram a tua salvação, 31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. 33 Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que deles se diziam. 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, 35 sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. 36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; 37 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. 39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para sua cidade de Nazaré. 40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.



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