quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

1ª Quarta-feira Limpa

1ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
1ª Quarta-feira Limpa
25 de Fevereiro de 2015 (CC) - 12 de Fevereiro (CE)
São Melécio, arcebispo de Antioquia († 381)
4º Modo 



São Melécio nasceu em Melitene, no ano 310, aproximadamente. Pertencia a uma das mais distintas famílias da Armênia Menor. Distinguia-se por sua inteligência e piedade. No ano 357, foi ordenado Bispo de Sebaste. Na cidade, encontrou violenta oposição ao cristianismo e decidiu retirar-se para o deserto e, mais tarde, para Beroa na Síria. Após o desterro de Eustásio em 331, a Igreja de Antioquia estava sob o domínio dos arianos, já que vários bispos fomentavam essa heresia. Eudóxio, ainda ariano, foi expulso  por um grupo que professava a mesma heresia, em uma revolta contra as autoridades. Pouco depois, usurpou o trono de Constantinopla. Os arianos, diante deste fato, junto com alguns cristãos ortodoxos, concordaram em eleger Melécio à sede de Antioquia, no ano 361. O imperador confirmou a eleição, ainda que outros ortodoxos se negassem a reconhecê-lo, dizendo que era uma escolha ilegal uma vez que alguns arianos haviam participado da eleição. Os arianos esperavam que Melécio se declarasse em favor da heresia, o que não se confirmou. Certa vez o imperador Constâncio, vindo de Antioquia, pediu a vários prelados que explicassem um texto do Livro dos Provérbios. Jorge de Laodicéia explicou o texto no sentido ariano; Acácio de Cesaréia explicou num sentido herético e Melécio deu uma explicação no sentido ortodoxo. A explicação de Melécio enfureceu os arianos e,  por causa disso Eudóxio, em Constantinopla, influenciou o imperador para que desterrasse Melécio para a Armênia Menor. 
Substituindo a sé vacante, os arianos elegeram Euzoius que anteriormente havia sido expulso da Igreja por Santo Alexandro, arcebispo de Alexandria. Este fato marcou o Cisma de Antioquia, ainda que o verdadeiro inicio do cisma tenha acontecido com o desterro de Eustásio, trinta anos antes. Em 381, reuniu-se em Constantinopla o Segundo Concilio Ecumênico, presidido por São Melécio. Durante a realização do Concilio, o bispo faleceu após suportar com paciência muitos sofrimentos. A notícia de sua morte foi recebida com grande dor pelos padres conciliares e pelo imperador Teodósio que lhe havia dado boas vindas à cidade, com demonstração de grande afeto: «te recebo como um filho que recebe o pai depois de muito tempo ausente». Sendo sempre muito humilde, Melécio conquistou a todos que o conheciam. São João Crisóstomo afirmava que seu nome era tão venerado que muitos habitantes de Antioquia escolhiam aquele nome para os filhos; gravavam suas imagens em selos e em vasilhas e esculpiam em suas casas. Todos os Padres do Concilio e os fiéis da cidade assistiram ao seu funeral em Constantinopla. Um dos prelados mais eminentes, São Gregório de Nissa, pronunciou a oração fúnebre que fazia referência ao doce e tranqüilo olhar, ao radiante sorriso e às bondosas mãos que acompanhavam sua aprazível voz. Terminou a oração dizendo: «Agora que vês a Deus face a face, roga a Ele por nós e pelo seu povo». Cinco anos depois, São João Crisóstomo, a quem São Melécio tinha ordenado diácono, compilou e pronunciou um panegírico no dia 12 de fevereiro, dia de sua morte e de sua trasladação para Antioquia.
Fonte: Ecclesia



HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)

Isaías 2:3-11

3 E irão muitos povos, e dirão:

"Vinde, subamos ao monte do Senhor, à
casa do Deus de Jacó, para que
nos ensine os Seus caminhos, e andemos nas
Suas veredas; porque de Sião sairá a lei,
e de Jerusalém a palavra do
Senhor."

4 E Ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.

5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor. 6 Mas Tu desamparaste o Teu povo, a casa de Jacó, porque se encheram dos costumes do oriente e são agoureiros como os filisteus; e associam-se com os filhos dos estrangeiros, 7 E a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim. 8 Também a sua terra está cheia de abominações; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos. 9 E o povo se abate, e os nobres se humilham; portanto não lhes perdoarás.

10 Entra nas rochas, e esconde-te no pó, do terror do Senhor e da glória da Sua Majestade, 11 Porque os olhos do Senhor são altivos e o dos homens pobres, e a altivez dos varões será humilhada; e só o Senhor será
exaltado naquele dia.


VÉSPERAS
(18h)

Gênesis 1:24-2:3


24 Disse Deus: 

"Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie: quadrúpedes e répteis e animais selvagens da terra conforme a sua espécie". 

E assim foi.

25 Deus fez os animais selvagens da terra conforme a sua espécie, e os animais domésticos conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons.

26 Disse Deus: 

"Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos e toda a terra; e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra".

27 E Deus fez o homem; segundo a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. 28 Deus os abençoou, dizendo

"Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar e criaturas voadoras dos céus, sobre todo o animal doméstico e toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra".

29 E disse Deus: 

"Eis que vos dei cada erva plantada e que semeia a sua semente, a qual está sobre a terra, e toda árvore que tem em si o fruto de semente que é semeada. Ser-vos-ão para mantimento".

30 E a todas as feras da terra, e a todas as criaturas voadoras dos céus, e a todo réptil que rasteja sobre a terra, o qual tem em si o sopro da vida, deu todas as plantas verdes para serem o seu alimento. E assim foi. 31 Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que tudo era muito bom. Houve tarde e houve manhã. O sexto dia.

1 Os céus e a terra foram terminados, e todo o seu mundo. 2 Completou Deus, no sexto dia, as obras que Ele fez; e cessou, no sétimo dia, de todas as Suas obras, as quais fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele cessou de toda a Sua obra que Ele, Deus, começara a fazer.


Provérbios 2:1-22

1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, 2 Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; 3 Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, 4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5 Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. 7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, 8 Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.

9 Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas. 10 Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, 11 O bom siso te guardará e a inteligência te conservará; 12 Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas; 13 Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos; 14 Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus, 15 Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos; 16 Para te afastar da mulher alheia, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; 17 Que deixa a instrução da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; 18 Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. 19 Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida. 20 Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos.

21 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. 22 Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário