quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

2ª Quinta-feira do Triódion

Semana do Filho Pródigo
36ª Quinta-feira Depois de Pentecostes
12 de Fevereiro de 2015 (CC) - 30 de Janeiro (CE)
Os Três Santos Hierarcas
2º Modo 


Desde há quase nove séculos, os cristãos do Oriente celebram no dia 30 de janeiro, numa única festa, os três santos bispos e doutores: Basílio, o Grande, Gregório, o Teólogo (ou Nazianzeno) e João Crisóstomo. No calendário bizantino os três hierarcas possuem também uma festa em dias separados: São Basílio é comemorado no dia 1° de janeiro, aniversário de sua morte (379), juntamente à festa da Circuncisão de N.S. Jesus Cristo; São Gregório, o Teólogo, como é apelidado no Oriente o bispo de Nazianzo morto no ano 390, é comemorado em 25 de janeiro; e São João Crisóstomo em 13 de novembro e 25 de janeiro, dia em que foram trasladadas as suas relíquias de Cumana (onde morreu exilado em 407) para Constantinopla, na presença do Imperador do Oriente, em 438. A festa conjunta destes três santos, no Oriente bizantino, remonta ao ano 1084. Os três têm atributos próprios e são distinguidos assim: de Basílio, louvavam-se sua inteligência excepcional e sua austeridade exemplar; de Gregório se louvava a sublime teologia expressa em estilo elegante; de João Crisóstomo, louvava-se a excepcional eloqüência e a força convincente de seus discursos. Embora haja entre eles essas qualidades diferentes a fé, o amor à Igreja e a determinação em transmitir seus ensinamentos eram idênticos.  



1 João 4:20-5:21

20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.    2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.    3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;    4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.    5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?    6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue.    7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.    8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.    9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou -    10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. -    11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.    12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.    13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.    14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.    15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.    16 Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.    17 Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.    18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.    19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.    20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.    21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.   

Marcos 15:1-15

1 Logo de manhã tiveram conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o sinédrio; e maniatando a Jesus, o levaram e o entregaram a Pilatos.    2 Pilatos lhe perguntou: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: É como dizes.    3 e os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas.    4 Tornou Pilatos a interrogá-lo, dizendo: Não respondes nada? Vê quantas acusações te fazem.    5 Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se admirava.    6 Ora, por ocasião da festa costumava soltar-lhes um preso qualquer que eles pedissem.    7 E havia um, chamado Barrabás, preso com outros sediciosos, os quais num motim haviam cometido um homicídio.    8 E a multidão subiu e começou a pedir o que lhe costumava fazer.    9 Ao que Pilatos lhes perguntou: Quereis que vos solte o rei dos judeus?    10 Pois ele sabia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado.    11 Mas os principais sacerdotes incitaram a multidão a pedir que lhes soltasse antes a Barrabás.    12 E Pilatos, tornando a falar, perguntou-lhes: Que farei então daquele a quem chamais reis dos judeus?    13 Novamente clamaram eles: Crucifica-o!    14 Disse-lhes Pilatos: Mas que mal fez ele? Ao que eles clamaram ainda mais: Crucifica-o!    15 Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás; e tendo mandado açoitar a Jesus, o entregou para ser crucificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário