quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

2ª Quarta-feira do Triódion

Semana do Filho Pródigo
36ª Quarta-feira Depois de Pentecostes
11 de Fevereiro de 2015 (CC) - 29 de Janeiro (CE)
S. Inácio de Antioquia – trasladação das relíquias (c.440)
2º Modo 


No dia 20 de dezembro, comemora-se a memória de Santo Inácio de Antioquia, porém, no dia de hoje, lembramos a trasladação de suas relíquias, de Roma para Antioquia. São João Crisóstomo, referindo-se ao traslado, escreveu  que, se em Roma Santo Inácio derramou seu sangue pelo martírio, a cidade de Antioquia guarda as suas relíquias: «Vós o guardastes por um tempo; o recebestes como Bispo e devolveis como mártir. Dele vos despedistes com orações, e o trouxestes de volta para a sua terra com a coroa da vitória».

Santo Inácio de Antioquia, conforme historiadores, viveu por volta do segundo século. Coração ardente (o nome Inácio deriva de ignis = fogo ), ele é lembrado sobretudo pelas expressões de intenso amor a Cristo. A cidade da Síria, Antioquia, terceira em ordem de grandeza do vasto império romano, teve como primeiro bispo o apóstolo Pedro, ao qual sucederam Evódio e em seguida Inácio, o Teófolo, o que traz Deus, como ele mesmo gostava de ser chamado. Pesquisadores indicam que Inácio de Antioquia conheceu pessoalmente os apóstolos Pedro e Paulo. 
Por volta do ano 110, foi preso vítima da perseguição de Trajano. Nessa viagem de Antioquia a Roma para onde ia como prisioneiro, o santo bispo escreveu sete cartas, dirigidas a várias Igrejas e a São Policarpo. Tais cartas constituem preciosos documentos sobre a Igreja primitiva, seus fundamentos teológicos, sua constituição hierárquica… Trazido acorrentado para Roma, onde terminou os seus dias na arena, devorado pelas feras selvagens, tornou-se objeto de afetuosas atenções da parte das várias comunidades cristãs nas cidades por onde passou. A ânsia de alcançar Deus, de encontrar Cristo, expressa com intensidade que faz lembrar São Paulo. 
As suas palavras inflamadas de amor a Cristo e à Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras. «Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo». 
«Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja», foi escrito na carta endereçada ao então jovem bispo de Esmirna, São Policarpo. Os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade.  



1 João 3:21-4:6

21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 5 Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.   

Marcos 14:43-14:72

43 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos. 44 Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o e levai-o com segurança. 45 E, logo que chegou, aproximando-se de Jesus, disse: Rabi! E o beijou. 46 Ao que eles lhes lançaram as mãos, e o prenderam. 47 Mas um dos que ali estavam, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe uma orelha. 48 Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador? 49 Todos os dias estava convosco no templo, a ensinar, e não me prendestes; mas isto é para que se cumpram as Escrituras. 50 Nisto, todos o deixaram e fugiram. 51 Ora, seguia-o certo jovem envolto em um lençol sobre o corpo nu; e o agarraram. 52 Mas ele, largando o lençol, fugiu despido. 53 Levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas. 54 E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava sentado com os guardas, aquentando-se ao fogo. 55 Os principais sacerdotes procuravam testemunho contra Jesus para o matar, e não o achavam. 56 Porque contra ele muitos depunham falsamente, mas os testemunhos não concordavam. 57 Levantaram-se por fim alguns que depunham falsamente contra ele, dizendo: 58 Nós o ouvimos dizer: Eu destruirei este santuário, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens. 59 E nem assim concordava o seu testemunho. 60 Levantou-se então o sumo sacerdote no meio e perguntou a Jesus: Não respondes coisa alguma? Que é que estes depõem conta ti?  61 Ele, porém, permaneceu calado, e nada respondeu. Tornou o sumo sacerdote a interrogá-lo, perguntando-lhe: És tu o Cristo, o Filho do Deus bendito?    62 Respondeu Jesus: Eu o sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu. 63 Então o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que precisamos ainda de testemunhas? 64 Acabais de ouvir a blasfêmia; que vos parece? E todos o condenaram como réu de morte. 65 E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas. 66 Ora, estando Pedro em baixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote 67 e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. 68 Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. 69 E a criada, vendo-o, começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. 70 Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu. 71 Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. 72 Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar.   



COMENTÁRIO

São Cirilo, Patriarca de Alexandria (séc. V)


Eis que um rei reinará com justiça e seus chefes governarão conforme o direito. O Verbo, unigênito de Deus, era o rei universal juntamente com Deus Pai e, ao vir a nós, toda criatura visível e invisível submeteu-se a ele. E embora o homem terreno, apartando-se e desvinculando-se de seu reino, fez pouco caso de seus mandamentos até o ponto de deixar-se enredar pela tirânica mão do diabo com os laços do pecado, ele, administrador e dispensador de toda justiça, novamente voltou a submeter-lhe ao seu jugo. São verdadeiramente retos os caminhos do Senhor.

Chamamos caminhos de Cristo aos oráculos evangélicos, por meio dos quais, atentos a todo tipo de virtude e ornando nossas cabeças com as insígnias da piedade, alcançamos o prêmio de nossa vocação celestial. Estes caminhos são realmente retos, sem curva ou perversidade alguma. Os chamaríamos retos e transitáveis. De fato, está escrito: Os caminhos do justo são retos, aplainas as sendas do justo. Pois a senda da lei é áspera, arrasta-se entre símbolos e figuras, e é de uma intolerável dificuldade. Por outro lado, o caminho dos oráculos evangélicos é plano, em nada áspero ou pedregoso.

Assim, os caminhos de Cristo são retos. Ele edificou a cidade santa, isto é, a Igreja, na qual ele mesmo estabeleceu sua morada. Ele realmente habita nos santos e nós nos convertemos em templo de Deus vivo, pois, pela participação do Espírito Santo, temos Cristo em nosso interior. Fundou, pois, a Igreja, e ele é o fundamento sobre o qual também nós, como pedras esplêndidas e preciosas, nos vamos integrando na construção do templo santo, para ser morada de Deus, pelo Espírito.

Absolutamente inalterável é a Igreja que tem a Cristo por fundamento e base inabalável. Vede, diz, eu coloco em Sião uma pedra provada, angular, preciosa, de fundamento: quem se apoia nela não vacila. Portanto, uma vez fundada a Igreja, ele mesmo alterou a sorte de seu povo. E a nós, derrubado por terra o tirano, nos salvou e libertou do pecado, e nos submeteu ao seu jugo, não porque fosse-lhe pago um preço ou à base de regalias. Um de seus discípulos o diz claramente: Resgataram-nos deste proceder inútil recebido de nossos pais: não com bens efêmeros, com ouro e prata, mas ao preço do sangue de Cristo, o cordeiro sem defeito e sem mancha. Ele deu por nós o seu próprio sangue: portanto, não nos pertencemos, mas somos daquele que nos comprou e nos salvou.

Com razão, pois, todos aqueles que desprezam a reta norma da verdadeira fé se veem acusados pela boca dos santos como negadores do Deus que os redimiu.


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