terça-feira, 31 de março de 2015

6ª Terça-feira da Grande Quaresma

6ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
31 de Março de 2015 (CC) - 18 de Março (CE)
São Cirilo, Bispo de Jerusalém († c. 386)
1º Modo 




Ignora-se o que tenha feito São Cirilo antes de ser bispo de Jerusalém. Sabe-se, no entanto, que Deus o honrou no início de seu episcopado com uma maravilha que causou grande admiração em todo império romano: no dia 7 de maio do ano 351 apareceu no ar uma cruz luminosa que, nem mesmo a luz do sul podia obscurecê-la. Estendia-se do Monte Calvário ao Monte das Oliveiras, distante um do outro cerca de 3 quilômetros, com a mesma largura. Todos os que se encontravam em Jerusalém, cristãos e pagãos, testemunharam este milagroso evento que começou às 9h da manhã e durou durante várias horas. Cirilo relatou este acontecimento ao imperador Constantino numa carta que está conservada ainda hoje. Ignora-se o que São Cirilo tenha feito desde esta aparição até o fim do ano 357, quando foi deposto em razão de intrigas e ódio de Acácio, bispo de Cesaréia, com quem estava em questão, já que era acusado de pretender usurpar os direitos àquela Metrópole. Esta controvérsia foi agravada porque Cirilo representava uma forte oposição à heresia ariana, apoiada por Acácio, e defender com determinação a ortodoxia da doutrina cristã. 
Acácio era um homem inquieto. Freqüentemente citava São Cirilo em seus julgamentos, mas o bispo de Jerusalém não comparecia, já que não o reconhecia como seu superior. Mas Acácio desfrutava de grande crédito na corte e era apoiado pelos grandes e pelos prelados que pensavam como ele. Assim, conseguiu que São Cirilo fosse deposto por ter se recusado a comparecer e responder as acusações apresentadas contra ele. Uma destas acusações sustentava que Cirilo havia vendido os tesouros da Igreja. É verdade que, estando o território de Jerusalém num período de grandes dificuldades, o povo padecendo de fome recorria a São Cirilo pedindo-lhe ajuda e, como não dispusesse de dinheiro, vendia alguns vasos sagrados e ícones para poder atender estas necessidades básicas de seu povo. Cirilo não se preocupou com esta acusação por considerá-la injusta e em desacordo com as regras, apelando a outro tribunal e enviando a ata desta apelação aos que o haviam deposto. Tendo se reunido os bispos no Concílio de Selêucia em setembro de 359, Cirilo se apresentou e pediu para que a justiça fosse feita. Foi ouvido favoravelmente e restabelecido na sé de Jerusalém, enquanto Acácio foi deposto. Mas, um ano depois, em 360, Acácio, que não havia perdido o seu crédito, voltou-se novamente contra São Cirilo e conseguiu depô-lo num arranjo de intrigas. O Santo Bispo morreu no ano 386, quando já contava 35 anos de seu episcopado.

HORA SEXTA

Isaías 49:6-10

6 Sim, diz ele: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te porei para luz das nações, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. 7 Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, e o seu Santo, ao que é desprezado dos homens, ao que é aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão e se levantarão, como também os príncipes, e eles te adorarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu. 8 Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi, e no dia da salvação te ajudei; e te guardarei, e te darei por pacto do povo, para restaurares a terra, e lhe dares em herança as herdades assoladas; 9 para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei; eles pastarão nos caminhos, e em todos os altos desnudados haverá o seu pasto. 10 Nunca terão fome nem sede; não os afligirá nem a calma nem o sol; porque o que se compadece deles os guiará, e os conduzirá mansamente aos mananciais das águas.


VÉSPERAS

Gênesis 31:3-16

3 E o Senhor disse a Jacó: "Volta para a terra de teu pai e para a tua família, e Eu serei contigo." 
4 Jacó mandou chamar Lia e Raquel para a planície, aonde os rebanhos se encontravam. 
5 E lhes falou: "Eu tenho visto a face de vosso pai, que não é para mim como antes; porém, o Deus de meu pai tem sido comigo. 
6 E vós também sabeis que, com todas as minhas forças, eu tenho servido a vosso pai. 
7 Mas ele me enganou e mudou o meu salário para dez cordeiros; porém Deus não lhe concedeu poder para me prejudicar. 
8 Se ele dissesse assim: "Os salpicados serão o teu prêmio;" em seguida, todo o gado geraria salpicados. E se ele dissesse: "Os brancos serão a tua recompensa;" então, teria todo o gado gerado brancos. 
9 Assim Deus tirou todo o gado de vosso pai, e o deu para mim. 
10 E veio a acontecer, quando o rebanho concebeu e estava com as crias, que eu olhei com os meus olhos, no sono, e eis que os bodes e carneiros estavam cobrindo as ovelhas e cabras pontilhadas e variegadas e manchadas com manchas de cor cinza. 
11 Então o anjo de Deus falou-me, em sonho: "Jacó." E eu respondi: "Que é?" 
12 E ele disse: "Olha para cima com os teus olhos, e vê que os bodes e carneiros estão a cobrir as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas e variegadas com manchas de cor cinza; porque tenho visto tudo o que Labão tem feito para contigo. 
13 Eu sou Deus, o qual apareceu para ti no Lugar de Deus, onde ungiste uma coluna para mim e me fizeste um voto; agora, em seguida, levanta-te e sai desta terra; parte para a terra da tua parentela e eu serei contigo." 
14 E Raquel e Lia responderam, dizendo-lhe: "Temos ainda uma parte ou herança na casa de nosso pai? 
15 Não somos nós consideradas estranhas por ele? Pois vendeu-nos e consumiu todo o nosso dinheiro. 
16 Toda a riqueza e a glória que Deus tomou de nosso pai deverá ser nossa e de nossos filhos; agora, em seguida, faze tudo que Deus te disse."

Provérbios 21:3-21

3 Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício. 4 Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado. 5 Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria. 6 Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte. 7 A violência dos ímpios arrebatá-los-á, porquanto recusam praticar a justiça. 8 O caminho do homem perverso é tortuoso; mas o proceder do puro é reto. 9 Melhor é morar num canto do eirado, do que com a mulher rixosa numa casa ampla. 10 A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos. 11 Quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e, quando o sábio é instruído, recebe o conhecimento. 12 O justo observa a casa do ímpio; precipitam-se os ímpios na ruína. 13 Quem tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido. 14 O presente que se dá em segredo aplaca a ira; e a dádiva às escondidas, a forte indignação. 15 A execução da justiça é motivo de alegria para o justo; mas é espanto para os que praticam a iniquidade. 16 O homem que anda desviado do caminho do entendimento repousará na congregação dos mortos. 17 Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecera. 18 Resgate para o justo é o ímpio; e em lugar do reto ficará o prevaricador. 19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. 20 Há tesouro precioso e azeite na casa do sábio; mas o homem insensato os devora. 21 Aquele que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário