quarta-feira, 5 de agosto de 2015

10ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

05 de Agosto de 2015 (CC) / 23 de Julho (CE)
Ss. Profeta Ezequiel (Séc. VI a.C);
Mártires Trofimus e Teofilus e os Treze Outros com Eles, 
Deposição das Relíquias de São Focas; Mártir Apolinário;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Pochaev.
Modo 8



Ezequiel era o filho de um sacerdote da cidade de Sarir. Ele foi levado para a Babilônia no cativeiro com o Rei Jeconias junto com muitos outros israelitas. Vivendo no cativeiro, Ezequiel profetizou por vinte e sete anos. Ele foi um contemporâneo do Profeta Jeremias. Enquanto Jeremias ensinava e profetizava em Jerusalém, Ezequiel ensinava e profetizava na Babilônia. As profecias de Jeremias eram conhecidas na Babilônia e as profecias de Ezequiel eram conhecidas em Jerusalém. Ambos estes santos homens concordaram nas profecias de cada um. Ambos foram maltratados e torturados pelo povo judeu descrente.
Santo Ezequiel teve temerosas e inimagináveis visões. Perto do rio Chebar, Ezequiel viu o céu se abrir, "uma grande nuvem, com um fogo a revolver-se; e um resplendor ao redor dela" (Ez 1,4) e quatro animais como cobre fundido (bronze polido). Uma criatura tinha a face de um homem, a segunda a face de um leão, a terceira a face de um bezerro (boi), a quarta a face de uma águia [Ez 1,10]. A face de homem significa o Senhor Encarnado como homem, a face de leão, Sua divindade, a face de bezerro, Seu sacrifício e a face de águia, Sua ressurreição e ascensão. 
Numa outra veze lhe foi mostrado a visão da ressurreição dos mortos. O profeta viu um vale cheio de ossos mortos secos e quando o Espírito de Deus desceu sobre eles, eles vieram a vida e se levantaram sobre seus pés [Ez 37,1-10]. Ele também viu a mais terrível destruição de Jerusalém quando a ira de Deus desceu sobre todos, exceto aqueles que haviam sido marcados antes pela letra grega chamada Tau [Ez 9,1-7]. Esta letra é como nossa letra T que é também o sinal da Cruz. 
Os malignos judeus nem mesmo pouparam este santo homem. Enfurecidos com Ezequiel porque ele os reprovou, os judeus o amarraram às caudas de cavalos e o rasgaram em dois. Ezequiel foi sepultado no mesmo sepulcro de Sem, o filho de Noé.
Eles todos sofreram na Lícia durante o reino do Imperador Diocleciano. Porque eles não iriam, de modo algum, negar o Cristo nem oferecer sacrifícios aos ídolos, eles foram sujeitos a várias torturas: eles foram batidos com pedras; eles foram esmagados com ferros afiados; seus joelhos foram quebrados; e finalmente, tão torturados, estando eles mais mortos que vivos foram lançados no fogo. O poder de Deus os preservou e eles permaneceram sem dano. Eles foram tirados para fora e decapitados. O Senhor os glorificou tanto na terra como em Seu reino celeste. Todos sofreram honravelmente em Lícia no ano 308. 

O Santo Padre Mártir Apolinário

Apolinário era um discípulo do Apóstolo Pedro e nasceu na cidade de Antioquia. São Pedro tomou Apolinário com ele de Antioquia para Roma e, em Roma, consagrou ele como bispo de Ravena. Chegando em Ravena, Apolinário entrou na casa do soldado Irineu, cujo filho ele curou de cegueira e através disto converteu sua casa inteira à Fé de Cristo. Ele também curou a esposa de um comandante militar de Ravena de uma terrível moléstia e batizou toda a sua casa. A pedido do comandante militar, Apolinário permaneceu em sua casa. Lá eles construíram uma pequena capela doméstica. Apolinário permaneceu lá por doze anos pregando as Boas Novas e batizando os descrentes. Em muitas ocasiões ele foi cruelmente torturado pelos anciãos pagãos mas a toda poderosa destra de Deus o susteve e o salvou. Finalmente, ele foi sentenciado ao exílio em Ilíria nos Bálcãs. O bote em que Apolinário viajou foi naufragado numa tempestade e afundou e de todos os passageiros abordo apenas Santo Apolinário, junto com dois soldados e três de seus clérigos, foi salvo. Sendo milagrosamente salvos, os soldados acreditaram no poder do Deus de Apolinário e foram batizados. 
Apolinário então foi para pregar o Santo Evangelho por todo os Bálcãs descendo tão longe como o rio Danúbio. Após isto, ele partiu para a Trácia onde, sob grande pressão, ele também pregou o Evangelho do Senhor. Após três anos de trabalho nos Bálcãs ele foi novamente banido para a Itália. Ele chegou em Ravena onde todos os fiéis se excederam de alegria com seu retorno. 
Ouvindo a respeito disto, o ancião pagão escreveu ao Imperador Vespasiano a respeito de Apolinário como sendo um mágico e perguntou a ele se eles deveriam entrega-lo a morte como um inimigo de seus deuses. O imperador respondeu que eles não deveriam matar ele mas apenas pedir a ele para oferecer sacrifício aos deuses ou então banir ele da cidade porque, disse o imperador: "Não é digno buscar vingança contra qualquer um em nome dos deuses, porque eles mesmos podem se vingar de seus próprios inimigos se estiverem zangados". Apesar da ordem do imperador os pagãos atacaram Apolinário e o perfuraram com facas. Este servo de Deus morreu de diversas feridas e foi recebido no Reino de Deus. As relíquias de Santo Apolinário repousam em uma igreja dedicada a ele em Ravena, Itália. 


***





Tropário da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus, ó Deus misericordioso,
e aceitaste estar sepultado durante três dias,
a fim de nos libertares de nossas paixões.
Glória a Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Tropário do Profeta Ezequiel Modo 2
Ao celebramos a memória do Teu Profeta Ezequiel, ó Senhor;/ suplicamos por suas orações perante Ti,// que salves as nossas almas!

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu acordaste os mortos
e levantaste Adão, 
e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição,
e os confins da terra eclodiram em festejos triunfais 
na Tua Ressurreição dentre os mortos
ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Kondákion do Profeta Ezequiel Modo 4
Ó divino Ezequiel,/ como verdadeiro Profeta de Deus,/ profetizaste a Encarnação do Senhor, o Criador,// do Eterno Filho de Deus, que Se manifestou.

Prokimenon

Fazei votos, e pagai-os
ao Senhor vosso Deus. (Sl. 75:11)

Conhecido É Deus em Judá, 
grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:1)

1 Coríntios 16:4-12

E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo. Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia (porque tenho de passar pela Macedônia). E bem pode ser que fique convosco, e passe também o inverno, para que me acompanheis aonde quer que eu for. Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir. Ficarei, porém, em Éfeso até o Pentecostes; porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos. E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião.

ALELUIA 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor,

cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, 

e celebremo-lo com salmos! 


Aleluia, aleluia, aleluia!


Mateus 21:28-32

Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer. 


COMENTÁRIO

Novamente o Senhor disputa com eles por meio de parábolas, para dar-lhes a entender, por um lado, a ingratidão deles e, por outro, a docilidade daqueles mesmos que condenavam categoricamente.

Porque estes dois filhos manifestam o que aconteceu com os judeus e com os gentios. Porque foi assim que os gentios, que não tinham prometido obedecer e nunca ouviram a lei, em suas obras mostraram sua obediência; e os judeus, que disseram: Tudo quanto o Senhor disser o faremos e obedeceremos, mas em suas obras lhe desobedeceram. Justamente porque não pensaram que a lei lhes serviria para alguma coisa, ele lhes faz ver que ela seria motivo de maior condenação. O que vem a ser o mesmo que Paulo afirma quando diz: Nem os que ouvem a lei são justos diante de Deus, mas os que cumprem a lei serão justificados. E notemos que, para que sejam eles que se condenem a si mesmos, o Senhor lhes obriga a responder a sua pergunta, que era como pronunciar sua própria sentença. O mesmo faz em seguida na parábola da vinha.

Para consegui-lo põe a culpa em outra pessoa. Como diretamente não o queriam confessar, vai conduzindo-os para onde quer através da parábola. Mas já que eles mesmos, sem entender o que diziam, pronunciavam sua sentença, o Senhor passa a revelar-lhes aquilo que estava como que na sombra e lhes diz: Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele.

Se lhes houvesse dito simplesmente: “As prostitutas vos precedem”, sua palavra teria parecido dura; agora, porém, quando foram eles mesmos que deram a sua sentença, aquela dureza desaparece. Daí que acrescenta também a causa: E que causa é essa? Veio João, diz, a vós, e não a eles. Ainda mais: Veio num caminho de justiça. Por que não acusais a João de ter sido um homem negligente e inútil? Não, sua vida foi irreprovável, e seu zelo extraordinário; e, contudo, não lhe destes atenção. E juntamente com esta, outra culpa: que os publicanos lhe deram atenção. E outra ainda: que mesmo depois deles vós não crestes. Porque o seu dever era ter crido antes; mas o não ter crido, mesmo depois, já é pecado que não tem perdão possível.

Grande louvor dos publicanos e maior condenação dos fariseus: “Veio a vós, e não o recebestes; não veio aos publicanos e o receberam. E nem mesmo a estes quereis por mestres”. Olhem por quantos modos louva alguns e condena a outros: “Veio a vós, não a eles. Vós não crestes, e isto não lhes escandalizou. Eles creram, e isto não foi de vosso proveito”. De outra forma, diz: Vos precedem, não quer dizer que eles sigam, mas sim que, se querem, têm esperança de segui-los. Realmente, nada como a rivalidade desperta as pessoas rudes. Eis por que o Senhor repita a cada passo: Os últimos serão os primeiros e os primeiros os últimos.

São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (séc. V)
Sermão sobre o Evangelho de São Mateus 





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