sexta-feira, 7 de agosto de 2015

10ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

10ª Sexta-feira Depois de Pentecostes
07 de Agosto de 2015 (CC) / 25 de Julho (CE)
Dormição de Santa Ana, a Mãe da Theotokos; 
Bem Aventurada Olímpia, Diaconisa e Confessora.
Dormição de São Macário, oMilagroso de Zeltajvoda, 
Memoria dos Padres do 5º Concilio Ecumênico






Hoje se comemora o adormecimento de Santa Ana mas sua festa principal é celebrada em 9 de Setembro, em cuja data é escrito seu serviço e sua hagiografia. Ana era da tribo de Levi e filha de Matam, o sacerdote. Após uma longa vida agradável à Deus ela morreu em idade extremamente avançada. 

Santa Olímpia, a Diaconisa
Olímpia nasceu em Constantinopla de pais muito distintos. Seu pai, Anisio Secundus, foi um senador e sua mãe era filha do famoso nobre Eulavius que é mencionado na hagiografia de São Nicolau o Operador de Maravilhas. Quando Olímpia alcançou a maturidade, ela ficou noiva de um nobre que morreu antes do casamento ocorrer. O imperador e outros parentes pressionaram Olímpia em vão para casar com outro. 

Entretanto, ela recusou-lhes isto e se devotou a uma vida agradável a Deus, dando de sua propriedade herdada grandes oferendas às igrejas e caridade aos necessitados. Ela serviu como uma diaconisa na Igreja, primeiramente durante o tempo do Patriarca Nectário e, após sua morte, durante o tempo de São João Crisóstomo. Quando Crisóstomo foi exilado, ele aconselhou Olímpia para permanecer na igreja e servir como antes independente de quem fosse o patriarca após ele. Imediatamente após o banimento deste grande santo, alguém iniciou um fogo na Grande Igreja [A Igreja da Divina Sabedoria Hagia Sophia] e o fogo consumiu muitos edifícios proeminentes na capital. Os inimigos de Crisóstomo acusaram este santo homem de iniciar este malicioso fogo. Olímpia foi banida de Constantinopla para Nicomédia onde ela morreu no ano 410, requisitando em seu testamento que seu corpo fosse colocado numa caixa e lançado no mar e onde quer que o mar o devolve-se, lá ela deveria ser sepultada. A urna mortuária foi lançado à praia na cidade de Vrochthoi, onde existia uma igreja dedicada ao Apóstolo Tomé. Das relíquias dela, grandes curas milagrosas apareceram pelos séculos. 

O exilado Crisóstomo escreveu lindas cartas para a exilada Olímpia que, mesmo hoje, servem como um grande conforto para todos aqueles que sofrem por amor da justiça de Deus. Entre outras coisas, Crisóstomo escreveu à Olímpia: "Agora eu estou muito elevado não apenas porque você foi aliviada da enfermidade, mas mais porque, você está nobelmente suportando todas as dificuldades se referindo à elas como trivialidades que é característica de uma alma cheia do poder e abundante em ricos frutos de coragem. Por que você não apenas está corajosamente suportando misérias mas você nem mesmo percebe quando isto vem sobre ti e sem esforço, sem trabalho e distúrbio nem mesmo fala sobre isto com os outros mas se alegra e triunfa sobre isto. Isto serve como a maior sabedoria" (Carta VI).

***



Tropário da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus, ó Deus misericordioso,
e aceitaste estar sepultado durante três dias,
a fim de nos libertares de nossas paixões.
Glória a Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Tropario Modo 4
Divinamente sábia Anna, 
tu levaste em teu ventre a Santa Mãe de Deus,
que deu vida à nossa vida.
Agora levas contigo tal júbilo para a herança celeste,
para a morada daqueles que em glória se rejubilam,
onde buscas alcançar o perdão dos pecados dos Fiéis,
daqueles que te veneram, ó Bendita.

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu acordaste os mortos
e levantaste Adão, 
e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição,
e os confins da terra eclodiram em festejos triunfais 
na Tua Ressurreição dentre os mortos
ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Kontakion Modo 2
Nós celebramos a memória dos progenitores de Cristo,
e com fé, suplicamos sua ajuda,
para que se liberte de qualquer aflição aqueles que clamam:
"Sê conosco, ó Deus, Tu, que em Teu beneplácito os glorificaste."

Prokimenon

Fazei votos, e pagai-os
ao Senhor vosso Deus. (Sl. 75:11)

Conhecido É Deus em Judá, 
grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:1)

2 Coríntios 1:12-20

12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós.    13 Pois outra coisa não vos escrevemos, senão as que ledes, ou mesmo reconheceis; e espero que também até o fim as reconhecereis; 14 como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. 15 E nesta confiança quis primeiro ir ter convosco, para que recebêsseis um segundo benefício; 16 e por vós passar à Macedônia, e da Macedônia voltar a vós, e ser por vosso intermédio encaminhado à Judéia. 17 Ora, deliberando isto, usei porventura de leviandade? ou o que delibero, faço-o segundo a carne, para que haja comigo o sim, sim e o não não? 18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra a vós não é sim e não,  19 porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. 20 Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio. 

ALELUIA 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor,

cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, 

e celebremo-lo com salmos! 


Mateus 22:23-33

23 No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo: 24 Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. 25 Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão; 26 da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo. 27 depois de todos, morreu também a mulher. 28 Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram? 29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; 30 pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. 31 E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: 32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. 33 E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina. 


COMENTÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário