segunda-feira, 10 de agosto de 2015

11ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

10 de Agosto 2015 (CC) / 28 de Julho (CE)
Ss. Prócoro, Nicanor, Timão e Pármenas, diáconos e apóstolos [dos 70] (séc. I); 
San Paulo Xerapotamu; Santo Ícone da Mãe de Deus Hodigitría (Padroeira) de Smolensky.
Modo 1





«Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo» (Mt 20,26). Esta era a principal qualidade dos Apóstolos, e entre os 70 discípulos do Senhor, em Prócoro, Nicanor, Timão e Parmena, esta condição estava presente. Foram dos primeiros diáconos da Igreja Cristã de Jerusalém e a Santa Igreja os comemora juntos em 28 de Julho, embora tenham morrido em tempo e lugares diferentes. O ofício principal destes apóstolos consistia em organizar e servir à mesa aos membros mais pobres da Igreja, particularmente, aos órfãos e viúvas. Também ajudavam na pregação da Palavra de Deus. 
«Naqueles dias, como crescesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas teriam sido negligenciadas na distribuição diária.  Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: ‘Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus, para administrar.   Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra’.  Este parecer agradou a toda a reunião. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe, PRÓCORO, Nicanor, TIMÃO, PÁRMENAS e Nicolau, prosélito de Antioquia» (At 6,1-6). 
Prócoro seguiu depois com São João, o Teólogo, para a Ásia Menor, onde foi eleito e consagrado Arcebispo de Nicomédia, cumprindo seu ofício episcopal com um perfeito espírito de diaconia (serviço). Timon sofreu o martírio e morte na Arábia, para onde tinha sido enviado para propagar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os outros dois, Nicanor e Parmena, morreram em Jerusalém, cumprindo ali o ofício diaconal para o qual haviam sido escolhidos. Nos funerais, mereceram serem considerados iguais em aos demais apóstolos, e toda a Igreja sofreu muito com aquela grande perda. 
O ícone da Mãe de Deus de Smolensk, chamado "Hodigitria" 
O ícone da Mãe de Deus de Smolensk, chamado "Hodigitria", que em russo significa "Putevoditel'nitsa" ou "Guia", foi - segunda uma tradição da Igreja - escrito pelo Santo Evangelista Lucas durante a vida terrena da Santíssima Mãe de Deus. O santo hierarca Dimitri de Rostov, sugere que esta imagem foi escrita a pedido de Theophilos, o governador de Antioquia. De Antioquia a imagem sagrada foi transferida para Jerusalém. De lá, a Imperatriz Eudóxia, cônjuge de Arcádio, deu em Constantinopla para Pulquéria, a irmã do Imperador que depôs o ícone santo na igreja Blakhernai. 
O Imperador grego, Constantino IX Monomachos (1042-1054), em 1046 o teria doado à sua filha Ana e ao seu noivo, o  príncipe Vsevolod Yaroslavich, filho de Yaroslav, o Sábio, como presente de casamento, abençoando a união com este Ícone. 
Após a morte do príncipe Vsevolod, o Ícone ficou com o   seu filho Vladimir Monomakh, que o doou no início do século XII, à Catedral de Smolensk em honra à Dormição (Uspenie) da Santíssima Mãe de Deus. A partir desse momento o Ícone recebeu o título de "Smolensk Hodigitria". 
No século XIV a cidade Smolensk sob o domínio dos príncipes lituanos. A filha do Príncipe Vitovt, Sophia, foi dada em casamento ao Grande Príncipe Vsilii Dimitrievich (1398-1425), de Moscou. Em 1398 Sophia trouxe consigo para Moscou o Ícone da Santíssima mãe de Deus de Smolensk. O casal doou o Santo Ícone para a Catedral da Anunciação no Kremlin, sendo posto no lado direito das Portas Reais. Em 1456, a pedido dos habitantes de Smolensk, encabeçado pelo Bishop Misail, o Ícone foi solenemente levado em procissão de volta a Smolensk, no entanto, em Moscou ficaram duas cópias do mesmo: Uma delas foi colocada na Catedral da Anunciação e a outra no mosteiro Novodevichei, fundado em memória do retorno da cidade de Smolensk para o domínio da Rússia. O mosteiro foi construído em Devichei Pólo (campo da Virgin), assim chamado por ter sido o local onde onde "com muitas lágrimas" os moscovitas se despediram do Santo Ícone que retornava para Smolensk. Em 1602 uma outra cópia exata do milagroso Ícone foi escrita. 
Existem atualmente muitas outras cópias deste Ícone, o qual é muito venerado pelos russos por seu grande valor místico e histórico, pelos inúmeros milagres por ele alcançados, principalmente pelas vitórias que o povo russo obteve em defesa de sua pátria, tendo sempre à frente das batalhas este Santo Ícone.
Rejubila-te, ó Hodigitria, intercessora de todos os cristãos.

†††

Tropário da Ressurreição
Apesar da pedra do túmulo ter sido selada pelos judeus,
e o Teu puríssimo Corpo guardado pelos soldados,
Tu ressuscitaste ao terceiro dia, ó Salvador nosso,
dando a vida ao mundo.
Por isso, ó Autor da Vida,
os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo:
“Glória à Tua Ressurreição, ó Cristo!
Glória à Tua Realeza!
Glória à Tua Providência, ó Amigo do homem.

Tropário dos Santos Prócoro, Nicanor, Timão e Parmenus Modo III
Ó Santos Apóstolos
suplicai ao Deus misericordioso
que Ele conceda às nossa almas 
a remissão das transgressões.

Kondákion da Ressurreição
Como Deus, Tu ressuscitaste gloriosamente do túmulo,
ressuscitando o mundo Contigo;
a natureza humana Te canta como Deus,
pois a morte foi dissipada.
Adão rejubila, Mestre;
e Eva, doravante liberta das suas cadeias, proclama na alegria:
Ó Cristo, Tu És Aquele que concede a todos os homens a ressurreição!

Kondákio dos Santos Prócoro, Nicanor, Timão e Parmenus Modo I
Os gloriosos Nicanor, Prócoro, Parmenus e Timon,
diáconos honrados e testemunhas oculares do Verbo de Deus,
se revelaram dignos depositários da Fé.
Por isso, celebramos hoje suas sagradas memórias,
bendizendo-os com alegria de coração.

Prokímenon

Seja a Tua misericórdia, Senhor, sobre nós,
conforme em Ti esperamos. (Sl. 32:22)

Regozijai-vos no Senhor, vós, justos,
pois aos retos convém o louvor.

2 Coríntios 2:4-15

4 Porque em muita tribulação e angústia de coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho. 5 Ora, se alguém tem causado tristeza, não me tem contristado a mim, mas em parte (para não ser por demais severo) a todos vós.    6 Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria. 7 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza. 8 Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. 9 É pois para isso também que escrevi, para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo. 10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós; 11 porque não ignoramos as suas maquinações. 12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e quando se me abriu uma porta no Senhor, 13 não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. 14 Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; 15 porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
É Deus Quem me reveste de fortaleza,
E Quem atrai os povos para Mim.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Ele fortalece a Davi, Seu ungido,
E à sua descendência para sempre.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 23:13-22

13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. 14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação. 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós. 16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. 17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? 18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. 19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; 21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; 22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.







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