quinta-feira, 13 de agosto de 2015

11ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

13 de Agosto 2015 (CC) / 31 de Julho (CE)
Ss. Eudokios da Capadócia († 840), José de Arimateia 
e Germanos, Bispo de Auxerre, na Bretanha (448)
Modo 1




Santo Eudokimos, o Justo, era natural da Capadócia (Ásia Menor) e viveu no século IX, durante o reinado do imperador Theophilos (829-842). Era filho de um piedoso casal cristão, Basílio e Evdoquia, e formavam uma ilustre família conhecida do imperador.  A vida de São Eudokimos, o Justo, foi totalmente orientada ao serviço de Deus e do próximo. Prosperava nos ensinamentos cristãos e, muito logo os frutos de sua vida foram surgindo. Desde cedo imitava seus pais na caridade, tudo compartilhando com os mais necessitados, especialmente com os órfãos, viúvas e com os pobres desamparados. Por sua vida virtuosa o imperador designou Santo Eudokimos como governador do distrito Kharsian, com especial missão de vigiar a fronteira da Capadócia. Santo Eudokimos cumpriu com seu dever como um servo temente a Deus, regendo o povo com justiça e bondade. 
Aos 33 anos de idade, sua morte prematura trouxe grande dor àquelas incontáveis almas às quais transmitiu o Evangelho.  «Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça».(Mt 13,43). 
Após a morte do filho, Basílio e Evdoquia foram para Constantinopla e 18 meses depois, sua mãe veio de lá para venerar os restos mortais do filho, ordenando que fosse removida a pedra e que cavassem o chão. Ao abrir o túmulo todos puderam ver o rosto brilhante do santo, tal como se ainda estivesse vivo, completamente intocado pela decomposição e exalando uma agradável fragrância. Retiraram então o caixão com as relíquias do santo, revestindo-o com novas roupas. Sua mãe queria levar as relíquias para Constantinopla, mas o povo de Kharsian a impediu. Passado algum tempo, um monge de nome José, que viveu e trabalhou próximo do túmulo do santo, trasladou as relíquias de Santo Eudokimos para Constantinopla. Lá foram colocadas num relicário de prata na Igreja da Santa Mãe de Deus, construída pelos pais do santo. 
São José de Arimateia
O nobre José, um homem rico e membro do Sinédrio judeu, era secretamente um seguidor de cristo. “Então quando era noite, veio um certo homem rico de Arimatéia, chamado José, que era ele mesmo um discípulo de Jesus” (Mt 27,57). “Então após estas coisas José de Arimatéia, porque ele era um discípulo de Jesus (apesar que secretamente por medo dos judeus, pediu a Pilatos que ele pudesse levar o corpo de Jesus” (Jo 19,38). Junto com Nicodemos, José removeu o corpo de Cristo da cruz e colocou ele em seu sepulcro. Por causa disto, ele foi algemado pelos judeus e lançado na prisão. Mas o Senhor ressuscitado apareceu a ele e convenceu ele de Sua ressurreição. Após isto, os judeus o soltaram da prisão e o baniram da pátria. Ele foi pelo mundo para pregar o Santo Evangelho de Cristo, e estas “boas novas” ele trouxe para a Inglaterra onde ele repousou no Senhor.


†††



Tropário da Ressurreição
Apesar da pedra do túmulo ter sido selada pelos judeus,
e o Teu puríssimo Corpo guardado pelos soldados,
Tu ressuscitaste ao terceiro dia, ó Salvador nosso,
dando a vida ao mundo.
Por isso, ó Autor da Vida,
os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo:
“Glória à Tua Ressurreição, ó Cristo!
Glória à Tua Realeza!
Glória à Tua Providência, ó Amigo do homem.

Kondákion da Ressurreição
Como Deus, Tu ressuscitaste gloriosamente do túmulo,
ressuscitando o mundo Contigo;
a natureza humana Te canta como Deus,
pois a morte foi dissipada.
Adão rejubila, Mestre;
e Eva, doravante liberta das suas cadeias, proclama na alegria:
Ó Cristo, Tu És Aquele que concede a todos os homens a ressurreição!

Prokímenon

Seja a Tua misericórdia, Senhor, sobre nós,
conforme em Ti esperamos. (Sl. 32:22)

Regozijai-vos no Senhor, vós, justos,
pois aos retos convém o louvor.

2 Coríntios 4:1-6

1 Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus.  6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
  
ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
É Deus Quem me reveste de fortaleza,
E Quem atrai os povos para Mim.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Ele fortalece a Davi, Seu ungido,
E à sua descendência para sempre.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 24:13-28

13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. 15 Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), 16 então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 17 quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa, 18 e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa. 19 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! 20 Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; 21 porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. 22 E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. 23 Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; 24 porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25 Eis que de antemão vo-lo tenho dito. 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem. 28 Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário