sábado, 8 de agosto de 2015

10º Sábado Depois de Pentecostes

10ª Sexta-feira Depois de Pentecostes
08 de Agosto de 2015 (CC) / 26 de Julho (CE)
Ss. Mártires Hermolau, Hermipas e Hermócrates de Nicomedia († 304)
Moisés, o Húngaro; 
Santa Paraskeva de Icônio de Roma
Modo 8




Hermolaus era um padre em Nicomédia durante o reino do Imperador Maximiano. Ele estava entre os dois mil mártires que o imperador condenou para serem queimados com a igreja (28 de Dezembro). De alguma maneira Hermolaus, naquela ocasião, escapou da morte com dois outros padres, Hermipas e Termocrates. Hermolaus batizou São Pantaleão com o qual ele foi levado a julgamento, torturado e finalmente decapitado. Hermipas e Termocrates sofreram com eles e foram todos coroados com as grinaldas de vitória e glória no Reino de Cristo. Eles sofreram honravelmente por volta do ano 304. 
A Venerável Mártir Veneranda (Parasceva)Veneranda nasceu em Roma de pais cristãos e desde sua juventude foi instruída na Fé de Cristo. Com grande fervor, Santa Veneranda empreendeu cumprir todos os mandamentos de Deus em sua vida. Acreditando fortemente e vivendo de acordo com sua fé, Veneranda dirigiu outros ao caminho (da salvação) com a ajuda da Verdadeira Fé e uma vida pia. Quando os pais dela morreram Veneranda distribuiu toda a sua propriedade aos pobres e foi tonsurada monja. Como monja ela pregou a Fé de Cristo com um zelo maior ainda, não se escondendo de ninguém, mesmo apesar de que naquele tempo as autoridades romanas perseguiam mortalmente a Fé de Cristo. Primeiramente os perniciosos judeus acusaram Santa Veneranda de pregar a Fé proibida. Ela foi levada para julgamento perante o Imperador Antonino. Todas as lisonjas do imperador não ajudaram em nada para ela vacilar na Fé. Eles então submeteram ela tormentos no fogo e colocaram um capacete incandescente em sua cabeça. O Senhor milagrosamente salvou ela e Veneranda foi libertada e deixou Roma. Ela novamente viajou de cidade em cidade para converter o povo pagão de lá à Verdadeira Fé. Em mais duas cidades ela foi levada perante os príncipes e juizes e foi torturada pelo seu Senhor, e ao mesmo tempo operando grandes milagres e pelo poder de Deus rapidamente se recuperando de suas dores e feridas. Os pagãos, como sempre, atribuíram seus milagres à mágica e seu poder de se recuperar a misericórdia de seus próprios deuses. Santa Veneranda uma vez disse ao príncipe que a torturava: "Não são seus deuses, ó príncipe, que me curaram mas meu Cristo o Verdadeiro Deus". Finalmente o Príncipe Tarasius decapitou ela. Assim esta gloriosa santa encerrou sua frutífera vida. Suas relíquias foram mais tarde transladadas para Constantinopla. Ela sofreu honoravelmente por Cristo no segundo século.


Tropário da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus, ó Deus misericordioso,
e aceitaste estar sepultado durante três dias,
a fim de nos libertares de nossas paixões.
Glória a Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Troparion Modo 5

Sábia e louvável mártir de Cristo Parasceva: / Adquirindo coragem e rejeitando a fraqueza feminina / Tu venceste o diabo! / Fizeste corar de vergonha o teu torturador ao dizeres: / Vem, rasga meu corpo com tua espada e queima-o no fogo, / pois, assim, regozijando-me, vou ao encontro de Cristo, meu noivo! / Pelas orações de Santa Paraskeva, ó Cristo Deus, salva as nossas almas!

Kontakion Modo 8


Venha, ó fiéis, e com um acordo cantemos um hino especial para Parasceva! / Triunfante em sua luta, ela brilha como uma estrela brilhante acima do mundo; / Expulsar as trevas do erro, ela derrama graça sobre os fiéis. / Por isso, vamos gritar para ela: Alegrai-vos, ó mártir vitorioso!

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu acordaste os mortos
e levantaste Adão, 
e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição,
e os confins da terra eclodiram em festejos triunfais 
na Tua Ressurreição dentre os mortos, 
ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Prokimenon

Fazei votos, e pagai-os
ao Senhor vosso Deus. (Sl. 75:11)

Conhecido É Deus em Judá, 
grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:1)

Romanos 15:30-33

30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, 31 para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos santos; 32 a fim de que, pela vontade de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar as forças. 33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém. 

ALELUIA 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor,

cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, 

e celebremo-lo com salmos! 


Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 17:24-18:4

24 Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? 25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? 26 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos. 27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti. 1 Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus?  2 Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, 3 e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário