sexta-feira, 16 de outubro de 2015

20ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

16 de Outubro de 2015 (CC) / 03 de Outubro (CE)
São Dionísio Areopagita, hieromártir († c.90)
Modo 2




São Dionísio é mencionado no livro dos Atos dos Apóstolos juntamente com sua esposa Damarás. Converteu-se ao cristianismo através das pregações do Apóstolo São Paulo, quando este visitou Atenas na Grécia. Conhecedor da filosofia grega, Dionísio era um dos conselheiros da suprema corte de justiça, conhecida também por Comitê Aerópago. Diz-se que no dia da crucifixão do Senhor em Jerusalém, Dionísio viu um eclipse solar , fenômeno desconhecido da astronomia daquela época. Tal fato fez com que Dionísio dissesse: «Ou Deus está ofendido, ou o fim do mundo está próximo»! Quando São Paulo passou por este centro cultural de Atenas que era o Aerópago, proclamou a célebre homilia: «Atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio» (At. 17, 22); e começou a pregar o Deus verdadeiro.


Por mais que, por causa disso, muitos tivessem zombado de Paulo, outros aderiram à fé e creram; e entre esses estava Dionísio. A tradição nos diz que Dionísio foi o primeiro Bispo de Atenas. Também se conta que ele, Dormição da Santíssima Mãe de Deus, ele se fez presente no Espírito Santo. Viveu 90 anos e foi decapitado durante a perseguição aos cristãos na época do imperador Domiciano (96 dC) Seu crânio está conservado no Monastério búlgaro Docheiariou, no Monte Athos. Desde o século V, divulgaram-se uns escritos místicos intitulados «Dionísio, o Aeropagita», que tiveram certa importância para a Igreja. Hoje, porém, os estudiosos afirmam que estes escritos podem não ter sido de sua autoria, mas que, o mais provável é que tenham sido compilados por um desconhecido das terras sírias, nas últimas décadas do século V. Por tal razão, tais escritos são conhecidos hoje como «Escritos apócrifos de Dionísio, o areopagita».




Tropárion da Ressurreição
Ó vida Imortal, sofrendo a morte,
esmagaste o Inferno com o fulgor de Tua Divindade.
E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra,
todos os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo:
“Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e Autor da Vida!” 

Kondákion da Ressurreição
Tu ressuscitaste do túmulo, ó Poderosíssimo Salvador,
e com esse poderoso sinal, o Inferno ficou chocado de medo,
e os mortos ressuscitaram.
A criação também rejubila em Ti
e Adão fica inexcedivelmente alegre
e o mundo, ó meu Salvador, canta louvações para Ti, para sempre.

Prokímenon

O Senhor, É a minha força e o meu cântico,
porque ele me salvou. (Sl. 117:14)

O Senhor, castigou-me muito, 
mas não me entregou à morte. (Sl. 117:18)

Filipenses 3:8-19

8 Mais do que isso, compreendo que tudo é uma completa perda, quando comparado à superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem decidi perder todos esses valores, os quais considero como esterco, a fim de ganhar Cristo, 9 e ser encontrado nele, não tendo por minha a justiça que procede da Lei, mas sim a que é outorgada por Deus mediante a fé, 10 para conhecer Cristo, e o poder da sua ressurreição, e a participação nos seus sofrimentos, identificando-me com Ele na sua morte, 11 com o propósito de, seja como for a ressurreição dentre os mortos, nela estar presente. Correndo em direção ao alvo 12 Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando, buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha conquistado; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, 14 apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 15 Por isso, todos nós que alcançamos a maturidade espiritual, devemos pensar dessa mesma maneira; porém, se em algum aspecto pensais de forma diferente, também quanto a isso Deus vos esclarecerá. 16 Contudo, caminhemos na medida da perfeição que já atingimos. 17 Caros irmãos, sede meus imitadores e prestai atenção nos que caminham de acordo com o padrão de comportamento que temos vivido. 18 Porquanto, como já vos adverti repetidas vezes, e agora repito com lágrimas nos olhos, que há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. 19 O fim dessas pessoas é a perdição; o deus deles é o estômago; e o orgulho que eles ostentam fundamenta-se no que é vergonhoso; eles se preocupam apenas com o que é terreno.

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te ouça no dia da tribulação; 
Te proteja o Nome do Deus de Jacó!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva, Senhor, pois ao Rei clamamos! 
Que Ele nos escute!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 6:17-23

E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades, como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos. E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.


HOMILIA




“O Olmo e a Vide”

Enquanto andava pelo campo notei um olmo* e uma vide, e distinguindo os dois e os seus frutos, o pastor me apareceu e me disse: 

“O que está pensando?” 

“Estou refletindo”, lhe respondi, “sobre o olmo e a vide, que são extremamente apropriados um ao outro”. 

Ele disse: 

“Estas duas árvores servem como exemplo para os servos de Deus”. 

Eu lhe pedi: 

“Quisera saber o exemplo contido nestas árvores das quais estás falando”. 

Ele me disse: 

“Observa o olmo e a vide”. 

“Os vejo, Senhor”. 

Ele continuou: 

“Esta vide dá fruto, porém o olmo é de um tronco que não produz fruto. Contudo, esta vide, a menos que suba pelo olmo, não pode levar muito fruto quando se arrasta pelo chão; e o fruto que então produz é de má qualidade, porque não está suspensa do olmo. Portanto, quando a vide se adere ao olmo, dá fruto a partir do olmo. Vês, portanto, que o olmo também dá muito fruto, não menos que a vide, e até mais”. 

“Quanto mais, Senhor?”, perguntei-lhe. 

Ele respondeu: 

“Porque a vide, quando pende do olmo, dá fruto em abundância e de boa qualidade; mas, quando se arrasta pelo chão, dá pouco fruto e apodrece. Portanto, esta parábola é aplicável aos servos de Deus, aos pobres e aos ricos igualmente”. 

“Como, Senhor?”, perguntei-lhe; “explica-me”. 

Ele respondeu: 

“Escuta, o rico tem muita riqueza, porém nas coisas do Senhor é pobre, pois as riquezas lhe distraem e é pouquíssima sua oração e confissão ao Senhor; e ainda quando faz, é breve, fraca, e não tem poder (de intercessão). Sendo assim, quando o rico procura o pobre e o auxilia em suas necessidades, crendo que receberá recompensa pelo que faz – porque o pobre é rico em intercessão (e confissão), e sua intercessão tem grande poder diante de Deus –, o rico, portanto, provê todas as coisas ao pobre sem hesitar. Mas o pobre, sendo auxiliado pelo rico, intercede e dá graças a Deus por ele tê-lo auxiliado. E o outro redobra o zelo para com o pobre, para que nada lhe falte na vida; porque sabe que a intercessão do pobre é agradável e preciosa diante de Deus. Assim sendo, os dois cumprem a sua missão; o pobre intercedendo, que é a sua riqueza recebida do Senhor; ele a devolve ao Senhor na intenção daquele que o auxilia. O rico, também, da mesma forma provê as necessidades do pobre com as riquezas recebidas do Senhor, sem hesitação. E grande é esta obra e agradável a Deus, porque o rico compreendeu perfeitamente o sentido da sua riqueza e partilhou com o pobre os tesouros do Senhor, cumprindo a missão do Senhor de forma apropriada. Aos olhares dos homens o olmo parece não levar fruto, e não sabem nem percebem que, vindo uma estiagem, o olmo, tendo água, nutrirá a vide, e a vide, tendo esta constante provisão, dobrará a quantidade de frutos, tanto para si como para o olmo. Da mesma forma o pobre, intercedendo diante do Senhor pelo rico, garante as suas riquezas, e o rico igualmente, suprindo as necessidades do pobre, garante sua alma. Então, os dois participam na boa obra. Logo, quem realiza tais coisas não será abandonado por Deus, mas será inscrito nos livros dos vivos. Bem-aventurados são os ricos que também entendem que são enriquecidos pelo Senhor. Porque os que assim pensam, poderão, então, realizar uma boa obra”.


Hermas (séc. II)
O Pastor, Parábolas, 2,51


* Olmo ou ulmeiro é uma árvore , da família das Ulmáceas , gênero Ulmus, com várias espécies. São grandes árvores, nativas da Europa, alcançando até 30 metros de altura. Suas flores são pequenas e dão origem à frutos secos, não comestíveis. Sua madeira é usada em várias finalidades, principalmente na confecção de moveis e na indústria naval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário