quarta-feira, 14 de outubro de 2015

20ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

14 de Outubro de 2015 (CC) / 01 de Outubro (CE)
Proteção da Santa Mãe de Deus
Santo Ananias, apóstolo [dos 70] (séc. I)
Modo 2





Desde tempos imemoriais, a Igreja tem celebrado a Santíssima Mãe de Deus como padroeira e protetora do povo cristão que, por suas orações intercessoras, implora a misericórdia de Deus por nós, pecadores. O auxílio da Santíssima Mãe de Deus tem sido claramente manifesto várias vezes, tanto para indivíduos como para nações, na paz e na guerra, nos desertos monásticos e nas cidades densamente povoadas. O evento que a Igreja comemora e celebra hoje confirma a proteção contínua do povo cristão. No dia 1º. de outubro de 911, no reinado do Imperador Leão, o Sábio, houve uma vigília noturna na Igreja da Mãe de Deus de Blaquerné, em Constantinopla. A igreja estava lotada de gente. Santo André, o Louco por Cristo, estava de pé, no fundo da igreja, com seu discípulo Epifânio. Às quatro da manhã, a Santíssima Mãe de Deus apareceu acima das pessoas, segurando seu homofórion e estendendo-o como um manto protetor sobre os fiéis. Estava vestida em púrpura cravejada de ouro e irradiava-se com um inefável fulgor, rodeada pelos apóstolos, santos, mártires e virgens. Santo André disse ao Bem-aventurado Epifânio: "Vês, irmão, a Rainha e Senhora de tudo rogando por todo o mundo?" Epifânio respondeu: Sim, pai, e estou boquiaberto de espanto!" A Festa da Proteção da Mãe de Deus foi instituída para comemorar esse evento e para nos lembrar que podemos receber em oração a incessante proteção da Santíssima Mãe de Deus em quaisquer momentos de dificuldade.




MATINAS

Lucas 1:39-49, 56 

E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. 

Disse então Maria: 

A minha alma engrandece ao Senhor, 
e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; 
Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e santo é seu nome...

E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Ó vida Imortal, sofrendo a morte,
esmagaste o Inferno com o fulgor de Tua Divindade.
E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra,
todos os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo:
“Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e Autor da Vida!” 

Troparion da Festa - Modo 4
Hoje os fiéis celebram a festa com alegria
iluminados pela tua vinda, ó Mãe de Deus.
Contemplando tua imagem pura nós fervorosamente clamamos a ti:
"Envolve-nos sob o véu precioso de tua proteção;
Livrai-nos de toda espécie de mal, suplicando a Cristo,
teu Filho e nosso Deus que Ele salve as nossas almas. "

Kondákion da Ressurreição
Tu ressuscitaste do túmulo, ó Poderosíssimo Salvador,
e com esse poderoso sinal, o Inferno ficou chocado de medo,
e os mortos ressuscitaram.
A criação também rejubila em Ti
e Adão fica inexcedivelmente alegre
e o mundo, ó meu Salvador, canta louvações para Ti, para sempre.

Kondakion da Festa - Modo 3
Hoje a Virgem está no meio da Igreja
e com coros de santos invisivelmente reza a Deus por nós.
Anjos e bispos adorem,
apóstolos e profetas regozijem,
pois é a nosso favor que reza ante o Sempiterno Deus.

Prokímenon

O Senhor, É a minha força e o meu cântico,
porque ele me salvou. (Sl. 117:14)

O Senhor, castigou-me muito, 
mas não me entregou à morte. (Sl. 117:18)

Hebreus 9:1-7

Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; e sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo.

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te ouça no dia da tribulação; 
Te proteja o Nome do Deus de Jacó!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva, Senhor, pois ao Rei clamamos! 
Que Ele nos escute!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 10:38-42; 11:27-28

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.


ORAÇÃO

"À tua proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livra-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!"








Nenhum comentário:

Postar um comentário