sábado, 24 de outubro de 2015

21º Sábado Depois de Penteostes

24 de Outubro de 2015 (CC) / 11 de Outubro (CE)
Santo Apostólo dos 70, Filipe (séc. I)
Modo 3




Filipe era um dos sete diáconos mencionados no livro dos «Atos dos Apóstolos». Foi um dos escolhidos pelos apóstolos em Jerusalém para assistir e atender aos mais pobres membros da igreja, de modo que a comunidade era unificada entre os Palestinos Nazarenos e os judeus Helenitas que vinham a Jerusalém de outras partes do Império Romano. O diácono também ajudava os apóstolos nos seu deveres de modo a permitir que eles tivessem mais tempo para pregarem. Conforme os “Atos dos Apóstolos” Filipe foi o primeiro Nazareno a pregar na Samaria, convertendo Simão, o Mago (8:5-13) e na volta, na estrada de Jerusalém para Gaza, converteu o tesoureiro da rainha da Etiópia (231:8-9) . Continuando as suas pregações ele se instalou na Cesaréa e ali viveu com suas quatro filhas virgens que são veneradas como santas (21:8-9). São Paulo ficou em sua casa quando visitou a Cesaréa. A tradição dá a ele a honra de bispo de Tralles, Lydia e algumas vezes ele é chamado de «o evangelista» um titulo dado apenas para diferenciá-lo de um outro Filipe, o Apóstolo.



Tropário da Ressurreição
Alegrem-se os Céus/ e exulte a terra,/ pois o Senhor mostrou a força de Seu braço,/ vencendo a morte pela morte./ Ele Que É o Primogênito dentre os mortos/ arrancou-nos das profundezas do Inferno,// e concedeu ao mundo a Sua infinita misericórdia.

Troparion de São Felipe Modo III
Santo Apóstolo e evangelista Filipe 
interceda junto ao misericordioso Deus
Para que Ele nos conceda o perdão
E a salvação das nossas almas.

Kondakion de São Felipe Modo IV
Inspirado pelo Santíssimo Espírito,
imunizaste o mundo inteiro com teus ensinamentos
e pelo resplendor dos teus milagres,
ó sagrado pioneiro e apóstolo Filipe

Kondákion da Ressurreição
Hoje, Tu, ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo,/ e nos conduziste para fora dos portões da morte./ Hoje Adão dança de alegria e Eva rejubila,/ e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar// o divino poder de Tua autoridade.

Prokímenon

Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores!
Cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores! (Sl. 46:6)

Aplaudi com as mãos, todos os povos; 
cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46:1)

2 Coríntios 3:12-18

Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Junto de Ti, Senhor, me refugiei; 
não seja eu confundido para sempre, por Tua justiça, livra-me!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Sê para mim um Deus protetor
e uma casa de refúgio que me abrigue. 

Aleluia, aleluia, aleluia!


Lucas 5:27-32

E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário