quinta-feira, 31 de março de 2016

3ª Quinta-feira da Grande Quaresma

3ª Semana da Grande Quaresma
31 de Março de 2016 (CC) - 18 de Março (CE)
São Cirilo, Bispo de Jerusalém († c. 386)
Modo 2
Jejum






Ignora-se o que tenha feito São Cirilo antes de ser bispo de Jerusalém. Sabe-se, no entanto, que Deus o honrou no início de seu episcopado com uma maravilha que causou grande admiração em todo império romano: no dia 7 de maio do ano 351 apareceu no ar uma cruz luminosa que, nem mesmo a luz do sul podia obscurecê-la. Estendia-se do Monte Calvário ao Monte das Oliveiras, distante um do outro cerca de 3 quilômetros, com a mesma largura. Todos os que se encontravam em Jerusalém, cristãos e pagãos, testemunharam este milagroso evento que começou às 9h da manhã e durou durante várias horas. Cirilo relatou este acontecimento ao imperador Constantino numa carta que está conservada ainda hoje. Ignora-se o que São Cirilo tenha feito desde esta aparição até o fim do ano 357, quando foi deposto em razão de intrigas e ódio de Acácio, bispo de Cesaréia, com quem estava em questão, já que era acusado de pretender usurpar os direitos àquela Metrópole. Esta controvérsia foi agravada porque Cirilo representava uma forte oposição à heresia ariana, apoiada por Acácio, e defender com determinação a ortodoxia da doutrina cristã. 
Acácio era um homem inquieto. Freqüentemente citava São Cirilo em seus julgamentos, mas o bispo de Jerusalém não comparecia, já que não o reconhecia como seu superior. Mas Acácio desfrutava de grande crédito na corte e era apoiado pelos grandes e pelos prelados que pensavam como ele. Assim, conseguiu que São Cirilo fosse deposto por ter se recusado a comparecer e responder as acusações apresentadas contra ele. Uma destas acusações sustentava que Cirilo havia vendido os tesouros da Igreja. É verdade que, estando o território de Jerusalém num período de grandes dificuldades, o povo padecendo de fome recorria a São Cirilo pedindo-lhe ajuda e, como não dispusesse de dinheiro, vendia alguns vasos sagrados e ícones para poder atender estas necessidades básicas de seu povo. Cirilo não se preocupou com esta acusação por considerá-la injusta e em desacordo com as regras, apelando a outro tribunal e enviando a ata desta apelação aos que o haviam deposto. Tendo se reunido os bispos no Concílio de Selêucia em setembro de 359, Cirilo se apresentou e pediu para que a justiça fosse feita. Foi ouvido favoravelmente e restabelecido na sé de Jerusalém, enquanto Acácio foi deposto. Mas, um ano depois, em 360, Acácio, que não havia perdido o seu crédito, voltou-se novamente contra São Cirilo e conseguiu depô-lo num arranjo de intrigas. O Santo Bispo morreu no ano 386, quando já contava 35 anos de seu episcopado.


HORA SEXTA

Isaías 11:10-12:2

10 Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; gloriosas lhe serão as suas moradas. 11 Naquele dia o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate, e das ilhas de mar. 12 Levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e es dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. 13 Também se esvaecerá a inveja de Efraim, e os vexadores de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá e Judá não vexará a Efraim. 14 Antes voarão sobre os ombros des filisteus ao Ocidente; juntos despojarão aos filhos do Oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão. 15 E o Senhor destruirá totalmente a língua do mar do Egito; e vibrará a sua mão contra o Rio com o seu vento abrasador, e, ferindo- o, dividi-lo-á em sete correntes, e fará que por ele passem a pé enxuto. 16 Assim haverá caminho plano para e restante do seu povo, que voltar da Assíria, como houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito. 1 Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste. 2 Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor, sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação.   


VÉSPERAS

Gênesis 7:11-8:3

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, neste mesmo dia, todas as fontes do abismo foram rompidas, e as comportas do céu abertas. 12 Houve chuva sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites. 13 Naquele mesmo dia entrou Noé, e Sem, e Cam, e Jafé, os filhos de Noé, e a esposa de Noé, e as três mulheres de seus filhos com ele na arca. 14 E todos os animais selvagens segundo as suas espécies, e todos os animais domésticos segundo as suas espécies, e todo réptil que se desloca sobre a terra, segundo as suas espécies, e cada pássaro segundo as suas espécies, 15 entraram com Noé na arca aos pares, machos e fêmeas, de toda carne em que há fôlego de vida. 16 Os que entraram vieram machos e fêmeas de toda carne, conforme Deus ordenara a Noé. E o Senhor Deus fechou a arca, por fora. 17 O dilúvio começou e persistiu sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites. A água aumentou muito e levantou a arca; e ela foi elevada da terra. 18 Prevaleceram as águas e aumentaram muito sobre a terra, e a arca foi carregada em cima das águas. 19 As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que estavam debaixo do céu. 20 Quinze côvados acima foi a água levantada, e cobriu todas as altas montanhas. 21 Então morreu toda a carne que se movia sobre a terra, de criaturas voadoras e de animais domésticos e de animais selvagens, e todo réptil que se desloca sobre a terra, e todo homem. 22 E todas as coisas que tem o sopro da vida, e o que estava na terra seca, morreram. 23 Foi exterminado tudo o que se ergue sobre a face de toda a terra, o homem e os animais, os répteis e as aves do céu; e eles foram exterminados da face da terra. Noé foi deixado sozinho, e mais aqueles que com ele estavam na arca. 24 A água levantou-se sobre a terra por cento e cinquenta dias. 1 Então Deus se lembrou de Noé, de todos os animais selvagens, de todos os animais domésticos, de todos os pássaros e de todos os répteis: todos quantos estavam com ele na arca. Deus trouxe um vento sobre a terra, e a água se estancou. 2 As fontes do abismo foram fechadas, assim como as comportas do céu; e a chuva do céu foi contida. 3 A água baixou afastando-se da terra e, depois de cento e cinqüenta dias, a água baixou e foi diminuída; 

Provérbios 10:1-22

1 Provérbios de Salomão. Um filho sábio alegra a seu pai; mas um filho insensato é a tristeza de sua mae. 2 Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte. 3 O Senhor não deixa o justo passar fome; mas o desejo dos ímpios ele rechaça. 4 O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece. 5 O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha. 6 Bênçãos caem sobre a cabeça do justo; porém a boca dos ímpios esconde a violência. 7 A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá. 8 O sábio de coração aceita os mandamentos; mas o insensato palra dor cairá. 9 Quem anda em integridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido. 10 O que acena com os olhos dá dores; e o insensato palrador cairá. 11 A boca do justo é manancial de vida, porém a boca dos ímpios esconde a violência. 12 O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões. 13 Nos lábios do entendido se acha a sabedoria; mas a vara é para as costas do que é falto de entendimento. 14 Os sábios entesouram o conhecimento; porém a boca do insensato é uma destruição iminente. 15 Os bens do rico são a sua cidade forte; a ruína dos pobres é a sua pobreza. 16 O trabalho do justo conduz à vida; a renda do ímpio, para o pecado. 17 O que atende à instrução está na vereda da vida; mas o que rejeita a repreensão anda errado. 18 O que encobre o ódio tem lábios falsos; e o que espalha a calúnia é um insensato. 19 Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente. 20 A língua do justo é prata escolhida; o coração dos ímpios é de pouco valor. 21 Os lábios do justo apascentam a muitos; mas os insensatos, por falta de entendimento, morrem. 22 A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário