segunda-feira, 14 de março de 2016

Início da Grande Quaresma

1ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
14 de Março de 2016 (CC) - 01 de Março (CE)
Santa Eudoxia, mártir († início do séc. II)
Modo 8 

A Quaresma é o momento em que nos preparamos para a festa da Ressurreição de Cristo. Sumariamente, é o símbolo de toda a vida humana, que será concluída em sua ressurreição dentre os mortos com Cristo. É um momento de devoção renovada: oração, jejum e ajudar os necessitados. É um momento de arrependimento, uma renovação real de nossas almas, corações e ações, em conformidade com Cristo e seus ensinamentos. Este é o tempo, acima de tudo, de retomar à prática dos grandes mandamentos de amar a Deus e ao próximo.

Na Igreja Ortodoxa, a Grande Quaresma não é um período de morbidade e escuridão. Pelo contrário, é o tempo de purificação alegria. Nós somos chamados para "perfumar nossos rostos" e "purificar nossos corpos e nossas almas”. Já os primeiros hinos do Ofício de Vésperas que abre a Grande Quaresma nos mostram o caráter deste tempo:

Comecemos a Quaresma com alegria ... 
jejuemos dos alimentos e toda a paixão, 
alegremo-nos nas virtudes do Espírito 
e nelas perseveremos com toda nossa força de vontade,
para que possamos ser dignos de contemplar a Santa paixão de Cristo, nosso Deus, 
e da espiritual alegria de Sua Santa Páscoa.

Tua graça, ó Senhor, que é a iluminação de nossas almas, descerá sobre nós. 
Este é o tempo aceitável, eis que agora é o tempo para o arrependimento:
Rejeitar as obras das trevas, colocar a armadura da luz, 
para que, através do grande oceano do jejum 
possamos chegar à ressurreição ao terceiro dia 
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, 
Aquele que salva as nossas almas. 
Comemoração de Santa Eudoxia 
Santa Eudoxia era natural de Samaria e viveu em Heliópolis, Fenícia ( ao norte das montanhas do Líbano na Palestina) na época do imperador romano Trajano (89-117). Em sua juventude, era muito bonita e  elegante e levava uma vida pecaminosa de prostituição. Ricos pretendentes e admiradores vinham de diferentes países para ver Eudoxia. Com o passar dos anos ficou muito rica e era respeitada pelo poder local. O Senhor, querendo salvar a sua alma da perdição eterna, fez com que um velho monge, chamado Germano, visitasse o lugar em que vivia Eudoxia. Germano tinha o costume de ler em voz alta as Sagradas Escrituras. Aconteceu que Eudoxia ouviu a passagem da segunda vinda de Cristo e sobre o Juízo Final, ficando muito impressionada e ao mesmo tempo incomodada porque  entendia que aquelas palavras lhe tocavam e esperava dela  a penitência. 
Eudoxia conheceu Germano e  através dele conheceu a fé cristã e as promessas de vida eterna. As palavras  do monge caíram em terra fértil.  Eudoxia, aos poucos, começou a crer com todo seu coração em Cristo e  se batizou. Doou todas as riquezas aos pobres e se fez monja de um monastério próximo. Durante muitos anos viveu nesse monastério dedicando-se a uma vida de jejum, orações e penitências. Com o passar dos anos alcançou maturidade espiritual e foi eleita superiora do monastério. Ao assumir o cargo de superiora, dedicava-se a realizar boas obras, alimentava e vestia aos peregrinos que visitavam o monastério e, com suas orações, curava os doentes; assim viveu durante 56 anos. No ano 152, no governo do imperador Antonino, terminou sua vida como mártir. Por divulgar a fé cristã foi caluniada de bruxarias e superstições. Sem ser julgada, foi decapitada. Santa Eudoxia, por viver praticando boas obras e as regras monásticas e por  se tornar mártir por causa de sua fé, mereceu a tríplice coroa no Reino dos Céus.



Oração Quaresmal De São Ephrém, O Sírio

Ó Senhor e Mestre da minha vida, livra-me do espírito de preguiça, de desânimo, de desejo de poder e de falatório inútil. Mas concede a mim, Teu servo, um espírito de pureza, humildade, paciência e amor. Sim, Senhor e Rei, concede-me enxergar as minhas próprias falhas e não condenar o meu irmão; pois, que Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

HORA SEXTA

Isaías 1:1-20

1 A visão que Isaías, filho de Amós viu, o que ele viu contra Judá e contra Jerusalém, no reinado de Ozias, Joatão, Acaz e Ezequias, que reinaram na Judéia. 2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o Senhor tem falado, [dizendo]: “Eu gerei filhos e os criei, mas eles se rebelaram contra mim. 3 O boi conhece o seu possuidor e o jumento a manjedoura do seu dono, mas Israel não me conhece, e o povo não me considera. 4 Ah, nação pecadora, povo cheio de pecados, sementes do mau, filhos iníquos: tendes abandonado o Senhor, e provocastes o Santo de Israel. 5 Por que deveis ser feridos [ainda] mais, transgredindo cada vez mais? Toda a cabeça está aflita, e todo o coração triste. 6 Dos pés à cabeça, não há coisa sã neles: não há ferida, nem machucado, nem úlcera purulenta [que estejam saradas]: não é possível aplicar um emplastro, nem óleo, nem ataduras. 7 A vossa terra está assolada, as vossas cidades abrasadas pelo fogo; vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença, e está assolada, derrubada por nações estrangeiras. 8 A filha de Sião será abandonada como uma tenda em uma vinha, como um armazém de frutas em um jardim de pepinos, como uma cidade sitiada. 9 E se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, teríamos sido como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.” 10 Ouvi a palavra do Senhor, governadores de Sodoma; atendei à lei de Deus, tu povo de Gomorra: 11 De que [vale] para mim a abundância de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Eu estou cheio de todas as ofertas de holocaustos de carneiros, e não me agrado da gordura dos cordeiros, e do sangue de touros e bodes: 12 nem tampouco que vos aproximeis [com estes] para comparecerdes diante de mim; pois, quem requereu essas coisas de vossas mãos? Não apareçam mais em meu Palácio! 13 Ainda que ofertes a melhor farinha, [isto será] vão; o incenso é uma abominação para mim; eu não posso suportar as vossas luas novas, os vossos sábados, o grande dia, 14 de jejum e os feriados; as vossas luas novas e também as vossas festas minha alma as odeia: vós as tornastes repugnantes para mim, e eu não mais perdoarei os vossos pecados. 15 Quando estenderdes vossas mãos, desviarei os meus olhos de vós, e mesmo que multipliques [vossas] súplicas, eu não vou darei ouvidos, pois vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, retirai diante dos meus olhos as iniquidades de vossas almas; cessai vossas perversidades; 17 aprendei a fazer o bem; buscai a direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva. 18 Vinde e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a púrpura, vou fazê-los brancos como a neve, e embora sejam como a escarlata, vou fazê-los brancos como a lã. 19 E, se estiverdes dispostos a ouvir-me, comereis o bem desta terra: 20 Mas, se desejais sequer dar ouvidos a mim, uma espada vos devorará, porque a boca do Senhor o disse. 

VÉSPERAS

Gênesis 1:1-13

1 No princípio, Deus fez o céu e a terra. 2 A terra, porém, não era visível e estava vazia; havia trevas sobre o abismo, e o Espírito de Deus era movido sobre as águas. 3 Disse Deus: "Haja luz". E houve luz. 4 Deus viu que a luz era boa, e então Deus fez separação entre a luz e as trevas. 5 Chamou Deus a luz, Dia, e as trevas chamou Noite. Houve tarde e houve manhã. Um dia. 6 Disse Deus: "Haja firmamento no meio das águas, e que sirva como uma divisão entre águas e águas". E assim foi. 7 Deus fez o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo do firmamento e as águas que estavam acima do firmamento. 8 Chamou Deus ao firmamento, Céus; e viu Deus que era bom. Houve tarde e houve manhã. O segundo dia. 9 Disse Deus: "A água que está debaixo do céu seja recolhida em um só ajuntamento, e a terra seca apareça". E assim foi. A água que estava sob o céu foi recolhida em seus ajuntamentos e a terra seca apareceu. 10 Chamou Deus ao elemento seco, Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e Deus viu que isso era bom. 11 Disse Deus: "Produza a terra a erva de grama carregando semente de acordo com seu tipo e de acordo com a sua semelhança, e árvores de fruto produzindo fruto cuja semente está nele conforme a sua espécie sobre a terra". E assim foi. 12 A terra produziu a erva de grama produzindo sementes de acordo com seu gênero e de acordo com a sua semelhança, e as árvores de fruto produzindo fruto cuja semente está nele conforme o seu gênero sobre a terra; e Deus viu que isso era bom. 13 Houve tarde e houve manhã. O terceiro dia.

Provérbios 1:1-20

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; 2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. 3 Para se receber a instrução que dá perspicácia, a justiça, o juízo e a retidão; 4 Para dar aos simples, sagacidade, e aos jovens conhecimento e capacidade de pensar; 5 O sábio ouvirá e crescerá em discernimento, e o entendido adquirirá destra orientação; 6 Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e seus enigmas. 7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os estúpidos desprezam a sabedoria e a instrução disciplinadora. 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe, 9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço. 10 Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. 11 Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; 12 Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; 13 Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; 14 Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; 16 Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. 17 Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave. 18 No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas. 19 São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem. 20 A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário