domingo, 6 de março de 2016

Domingo do Juízo Final

Domingo da Abstinência de Carne
3º Domingo do Triodion
06 de Março de 2016 (CC) - 22 de Fevereiro (CE)
Encontro das relíquias  dos Ss.Mártires Andrônico, Junia e Eugnio
Modo 7 




O sábado, vésperas desse domingo, é especialmente dedicado à comemoração dos fiéis defuntos. Existe uma ligação evidente entre essa comemoração e a evocação do julgamento final, evocação que é o tema principal desse domingo.

Da mesma forma que no domingo precedente, o jejum figura como um tema secundário na Liturgia. É chamado Domingo da Abstinência da Carne, pois é o último dia no qual o uso da carne é autorizado. A partir da manhã de segunda-feira, devemos nos abster de carne até a Páscoa. Lê-se, na Liturgia, uma parte da Epístola de São Paulo aos Coríntios (Co. 8, 8-9,2), na qual, em essência, o que se segue: comer ou não comer é uma coisa indiferente em si. Mas essa liberdade que temos não deve se constituir num escândalo, uma pedra de tropeço para os fracos. Um homem que crê no Deus Único e não crê nos ídolos pode comer em sã consciência a carne sacrificada aos ídolos; no entanto, se um irmão menos esclarecido puder pensar que isso é uma espécie de associação com o culto dos ídolos, é melhor que esse homem se abstenha de tal uso, para respeitar a consciência desses irmãos para quem também Cristo está morto. Da mesma forma, durante a Quaresma, se nós nos inspiramos na idéia de São Paulo, um homem que estime ter razões válidas para não jejuar ou jejuar menos, evitará tudo que possa escandalizar ou ofender consciências menos esclarecidas.

O Evangelho da Liturgia (Mt. 25, 31-46) descreve o julgamento final. “Quando o Filho do Homem vier em Sua Glória”, com os anjos, todas as nações serão reunidas diante do Seu Trono. Ele separará as ovelhas dos bodes, colocando os justos à Sua direita e os pecadores à Sua esquerda. Ele convidará a entrar no Reino do Pai àqueles que O tiverem alimentado, vestido, visitado, sob a forma humana de pobres, de prisioneiros, de doentes. Ele excluirá do Reino àqueles que tiverem agido diferentemente. Essa descrição do julgamento contém, evidentemente, uma parte de simbolismo. Nós pronunciaremos, nós mesmos, nosso próprio julgamento, conforme tenhamos voluntariamente aderido a Deus ou O tenhamos rejeitado. É nosso amor ou nossa falta de amor que nos situará entre os benditos, ou aqueles que serão apartados.Se nós não somos forçados a dar uma interpretação literal dos detalhes do julgamento, tal como o evangelista os descerve, nós devemos, ao contrário, entender de uma maneira muito realista, o que o Salvador diz de Sua presença entre àqueles que sofrem, pois é entre eles somente que nós podemos acorrer em ajuda ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

As orações de Vésperas do sábado à tarde e das Matinas do Domingo, dão uma impressão geral de terror diante do julgamento de Deus. Há a questão de livros abertos, de anjos assustados, de rios de fogo, de tremores diante do Altar. Tudo isso é justo, e numerosas passagens dos Evangelhos nos apressam a convertermo-nos antes que seja tarde. Mas o lado das sombras, das trevas, onde o pecador obstinado pode escolher para se jogar, não deve fazer esquecer o lado da luz e da esperança. Eis aqui uma frase de um canto de Vésperas onde esse dois aspetos se encontram unidos como convém: “Ó, minh´alma, a hora se aproxima. Eu pequei, Senhor, eu pequei; mas conheço Teu amor e Tua misericórdia, ó Bom Pastor....”  

Encontro das relíquias  dos Ss.Mártires Andrônico, Junia e Eugnio 
Durante as perseguições contra os cristãos as relíquias dos santos mártires eram normalmente enterradas pelos fiéis em lugares escondidos. Então, em Constantinopla, perto dos portões e da torre no bairro Eugenius, foram encontrados os corpos de vários mártires, Seus nomes permanecem desconhecidos pela Igreja, Quando milagres de cura começaram a ocorrer neste local, as relíquias dos santos foram descobertos e transferidos para uma igreja com grande honra. Foi revelado a um clérigo piedoso, Nicholas Kalligraphia, que entre as relíquias descobertas em Eugenius estavam as relíquias do santo apóstolo Andrônico dos Setenta e sua ajudante Júnia (17 de maio), a quem o apóstolo Paulo menciona na Epístola aos Romanos (Rm 16: 7), No século XII, uma grande igreja foi construída no local onde foram descobertas as relíquias dos santos mártires. Este trabalho foi realizado pelo imperador Andrônico (1183-1185), cujo patrono era o santo apóstolo Andrônico. 


MATINAS (VII)

João 20:1-10

1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro. 2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. 3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro; 5 e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou. 6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados, 7 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu. 9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos. 10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.  


LITURGIA


Troparion
Pela Tua Cruz, destruíste a morte, / abriste as portas do paraíso ao ladrão, / converteste em alegria o pranto das Miróforas / e lhes disseste que aos apóstolos anunciassem / que ressuscitaste dos mortos, ó Cristo Deus, // revelando ao mundo a grande misericórdia. 

Kondakion
O domínio da morte já não pode submeter o homem, / pois Cristo, descendo, aboliu e destruiu o seu poder, / o Hades está vencido, e os profetas se alegram, clamando em uníssono: / «O Salvador apareceu àqueles que têm fé! // Corram, fiéis, para a Ressurreição!» 

Glória ao Pai  e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondakion do Domingo do Juízo Final Modo 1
Quando vieres à terra com glória, ó Deus, / tudo se abalará, / e um rio de fogo fluirá de Teu Tribunal; / os livros serão abertos, e as coisas ocultas serão tornadas públicas. / Então, livra-me do fogo inextinguível e concede-me repousar à Tua destra, // ó Justo Juiz.


Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Theotokion
Como templo da nossa ressurreição, / ó Toda-gloriosa retira do túmulo e da desolação aqueles que esperam em ti, / tu nos salvaste da escravidão do pecado, / gerando a nossa Salvação, // permanecendo sempre virgem.

Prokímenon
O Senhor dará poder a Seu povo 
O Senhor abençoará Seu povo com a paz.

Oferecei ao Senhor, ó filhos de Deus,
Oferecei ao Senhor tenros cordeiros.

1 Coríntios 8:8-9:2

8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo. 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? 2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
É bom exaltar o Senhor
e cantar louvores ao Teu Nome, ó Altíssimo (Sl 91:1) 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Proclamar pela manhã o Teu amor
e a Tua fidelidade pela noite (Sl 91:2). 

Aleluia, aleluia, aleluia! 

Mateus 25:31-46

31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?  39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

COMENTÁRIO

A leitura do Evangelho designado para o Domingo da Abstinência de Carne vem do Evangelho de São Mateus e diz respeito ao Juízo Final. Cristo nos fala a respeito de como será o julgamento quando Ele voltar. Em vez de destacar que a assembleia dos justos será composta por aqueles que simplesmente "creram" em Deus e levaram uma vida confortável, ou mesmo aqueles que vão à igreja todos os domingos, Cristo nos diz que não é apenas a nossa fé, mas também as nossas ações que irá determinar o nosso destino final. Jesus está mais preocupado com a forma como agimos para com aqueles ao nosso redor, e em particular, para com os menos afortunados.

Uma das coisas importantes que Cristo nos ensina através da Sua mensagem é que tudo o que fazemos para o próximo, fazemos o mesmo a Cristo também. E isso traz à tona o fato importante de que o verdadeiro cristão é aquele que vê Cristo em todos. Todos são criados à imagem e semelhança de Deus; somos todos (ou pelo menos nos esforçamos para ser) ícones vivos de Cristo. E é quando reconhecemos que a imagem de Cristo está em todos (incluindo os nossos 'inimigos') que damos mais um passo rumo às mansões do Pai que foram preparadas para nós.

A próxima vez que você se propuser a destruir a reputação de alguém, quebrar o coração de alguém, mostrar indiferença e até a ignorância em relação a uma pessoa, ou maliciosamente fofocar sobre alguém, lembre-se que Cristo diz que você está fazendo isto com Ele também. E o que você faz de errado para com o próximo vai contar contra você quando o Justo Juiz retornar. Nós, cristãos, às vezes somos críticos para com os outros (tanto dentro como fora da Igreja), e ainda não paramos para pensar que isso vai refletir sobre o próprio Cristo. Usurpamos o lugar do Juiz e com isto julgamos o Salvador. Nós realmente precisamos ver esse ícone de Cristo em todos, não importa quem sejam eles.

Precisamos agir como cristãos, o que implica em derramar o coração e os recursos para os menos afortunados em torno de nós. A Grande e Santa Quaresma é um tempo para o arrependimento, mudança e renovação em nossas vidas. É também um tempo para avaliar o que temos feito em termos de cuidar de nosso vizinho. Use esse tempo que leva até a Santa Páscoa para fazer algo sobre o agir como um Cristão Ortodoxo, ao invés de meramente pensar como um.


Santo Mosteiro Axion Estin

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário