terça-feira, 29 de março de 2016

3ª Terça-feira da Grande Quaresma

3ª Semana da Grande Quaresma
29 de Março de 2016 (CC) - 16 de Março (CE)
S. Mártir Sabino (†287)
Modo 2
Jejum




Sabino foi um sírio da cidade de Hermópolis e um funcionário da referida cidade. Na hora de uma perseguição contra os cristãos, ele se retirou para uma montanha com um grande número de outros cristãos e abrigavam-se em uma cabana. Lá, Sabino passou seu tempo em jejum e oração. Um mendigo, a quem Sabino muito tinha ajudado, trazia-lhe comida. Porém, assim como Judas fez a Cristo, assim também este infeliz traiu seu benfeitor por duas peças de ouro. Sabino, juntamente com seis outros, foi detido, preso pelos soldados e levado para ser julgado. Depois de tormentos graves, foi lançado para dentro do rio Nilo, onde ele entregou a alma a Deus no ano 287 d.C. 




HORA SEXTA

Isaías 9:9-10:4

9 E todo o povo o saberá, Efraim e os moradores de Samária, os quais em soberba e altivez de coração dizem: 10 Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos. 11 Pelo que o Senhor suscita contra eles os adversários de Rezim, e instiga os seus inimigos,  12 os sírios do Oriente, e os filisteus do Ocidente; e eles devoram a Israel à boca escancarada. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. 13 Todavia o povo não se voltou para quem o feriu, nem buscou ao Senhor dos exércitos.  14 Pelo que o Senhor cortou de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia. 15 O ancião e o varão de respeito, esse é a cabeça; e o profeta que ensina mentiras, esse e a cauda. 16 Porque os que guiam este povo o desencaminham; e os que por eles são guiados são devorados. 17 Pelo que o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadece dos seus órfãos e das suas viúvas; porque todos eles são profanos e malfeitores, e toda boca profere doidices. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. 18 Pois a impiedade lavra como um fogo que devora espinhos e abrolhos, e se ateia no emaranhado da floresta; e eles sobem ao alto em espessas nuvens de fumaça. 19 Por causa da ira do Senhor dos exércitos a terra se queima, e o povo é como pasto do fogo; ninguém poupa ao seu irmão. 20 Se colher da banda direita, ainda terá fome, e se comer da banda esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço. 21 Manassés será contra Efraim, e Efraim contra Manassés, e ambos eles serão contra Judá. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. 1 Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades; 2 para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! 3 Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? a quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa riqueza? 4 Nada mais resta senão curvar-vos entre os presos, ou cair entre os mortos. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.

VÉSPERAS

Gênesis 7:1-5

1 O Senhor Deus disse a Noé: "Entra, tu e toda a tua família na arca, porque te tenho achado justo diante de mim nesta geração. 2 E dos animais domésticos limpos toma para ti sete pares, machos e fêmeas; e dos animais imundos toma pares, machos e fêmeas. 3 E das criaturas voadoras do céu, que são limpas, sete pares, machos e fêmeas; e, de todas as criaturas voadoras imundas, pares, machos e fêmeas, para manterem as suas sementes em toda a terra. 4 Pois, ainda mais sete dias e eis que Eu trago a chuva sobre a terra, por quarenta dias e quarenta noites; e Eu irei exterminar com toda a geração que tenho feito da face de toda a Terra." 5 E Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe ordenara.

Provérbios 8:32-9:11

32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. 33 Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis. 34 Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta. 35 Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. 36 Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. 1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas; 2 já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa. 3 Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo: 4 Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: 5 Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. 6 Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. 7 O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha. 8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. 9 Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. 10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. 11 Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário